< Voltar

Cidades Inteligentes: presente e futura realidade

Conceito alia tecnologia a uma sociedade consciente

As cidades inteligentes surgiram com o objetivo de melhorar o desenvolvimento e a eficiência político-econômica a partir de uma série de práticas, desde a implantação de sensores de Internet das Coisas (IoT), estes conectados em ruas para o monitoramento do fluxo de carros e trânsito em tempo real, até o conceito de cidades que buscam privilegiar espaços verdes e mais consciência ambiental por meio da preferência por transportes públicos e alternativos à gasolina.

Nesse sentido, para além do entendimento deste conceito como tão somente associado à tecnologia, é mais importante a ideia de uma sociedade mais consciente e que se utiliza dos recursos tecnológicos como ferramentas para desenvolver um espaço urbano pensado para as pessoas. Aqui, aspectos diversos como a sustentabilidade, a autorregeneração e a tecnologia de ponta são fundamentais para que as cidades de fato sejam inteligentes.

Cidades do futuro

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, estima-se que, até 2025, as cidades inteligentes gerem 60% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. A Carta Brasileira de Cidades Inteligentes é um documento que explica essas cidades como aquelas comprometidas com o desenvolvimento e a transformação digital sustentáveis. Esse desenvolvimento, por sua vez, está pautado em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural, e deve seguir uma série de metas estabelecidas.

Planejamento urbano

O planejamento urbano é um dos mais importantes mecanismos de se alcançar a essência do conceito. Quando se desenvolve um bom planejamento e com uma boa organização urbana da cidade, aliada à tecnologia com seus diferentes instrumentos, é mais fácil entender as particularidades da cidade e o que, diante destas, é o ideal para que se alcance as devidas melhorias.

Neste planejamento, a mobilidade urbana conectada é também considerada como característica das cidades inteligentes. O incentivo pela mobilidade ativa por meio de tecnologias de análise do trânsito e políticas bem planejadas – que visam facilitar e diminuir o tempo de deslocamento, bem como a preferência por outros tipos de transporte – tem um impacto direto não somente no meio ambiente, com significativa redução de poluição, mas também na qualidade de vida das pessoas.

Para tanto, pensar em áreas que podem ser usadas a pé ou de bicicleta, por exemplo, é uma forma de acelerar esse incentivo. Aqui, pode-se pensar em espaços mais iluminados e com lâmpadas que utilizam energia eólica para incentivar o caminhar seguro, fator de extrema importância, principalmente nas grandes cidades.

Internet das Coisas

Da mesma forma, dentro deste amplo conceito, é conveniente pensarmos em uma das mais importantes ferramentas das cidades inteligentes, a Internet das Coisas. Essa série de tecnologias inova não apenas os diferentes utensílios digitais intrínsecos à nova realidade, mas a forma de interação das pessoas com o mundo, desde suas casas até as cidades em que vivem, ressignificando, substancialmente, as relações de forma geral.

Com a premissa do conceito como a interconexão digital de diferentes objetos com a internet, a IoT pode e deve ser utilizada pensando em seu caráter otimizador. Hoje, cada vez mais, as pessoas estão investindo nessas tecnologias para atuarem em prol da automatização do dia a dia. Aqui, aparelhos que se conectam à rede chamam a atenção na hora de “montar uma casa”, desde notebooks, smartphones e tablets, até fogões, geladeiras, cafeteiras, torradeiras e lâmpadas, por exemplo.

Cidades Inteligentes no Brasil

No Brasil, São José dos Campos, no interior de São Paulo, foi certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como cidade inteligente. Diferentes rankings apontam, também, para São Paulo, Florianópolis e Curitiba como líderes na lista das cidades brasileiras mais inteligentes, a qual considera os indicadores de meio ambiente, urbanismo, tecnologia e inovação, empreendedorismo e governança, educação, economia e mobilidade. Desses indicadores, São Paulo melhor se destaca em mobilidade.

Conheça uma de nossas belas casas em Pinheiros, bairro considerado um dos melhores em relação à mobilidade urbana!

Casa reformada com projeto moderno
ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça o projeto Urban Futurability, que busca transformar a Vila Olímpia em um bairro totalmente digital   Imagine uma cidade totalmente moderna e digital, em que a infraestrutura de energia é controlada de forma minuciosa e fazendo uso da mais alta tecnologia, para aumentar a eficiência e promover a sustentabilidade….

Descubra como aproveitar as inovações tecnológicas para tornar sua casa ou apartamento ainda mais seguros   A realidade da tecnologia tem nos surpreendido mais do que muitos filmes de ficção científica. Em tempos de inteligência artificial e avanços incríveis na área da robótica, as inovações residenciais no que diz respeito…

Inovações tecnológicas trazem soluções criativas para o mercado imobiliário   Morar bem é uma questão de investimento. Para garantir cada vez mais conforto, eficiência e segurança em casas e apartamentos, a indústria da construção civil tem incorporado novas tecnologias em seus processos. A ideia é tornar os imóveis cada vez…

PropTech, inteligência artificial, smart homes e foco em millennials são alguns dos pontos que merecem atenção nesse mercado   Não faz tanto tempo assim que o mercado imobiliário passou a utilizar de forma consistente as ferramentas digitais, mas esse segmento certamente tem compensado a entrada tardia no universo tecnológico com…

Entenda as oportunidades e os riscos do mercado imobiliário que começa a se expandir no Metaverso   A expansão do Metaverso já se tornou uma constante, no mundo conectado em que vivemos. Mas como esse ambiente online imersivo pode impactar os negócios, em especial no mercado imobiliário? Primeiramente, é preciso…

Conheça algumas das tendências tecnológicas que estão chegando para tornar sua casa ainda mais prática e confortável   As chamadas “casas inteligentes” (smart houses) são uma tendência que veio para ficar, especialmente no mercado residencial de alto padrão. Todos os anos, surgem novas tecnologias e dispositivos, capazes de tornar nossos…

Entenda como a tecnologia de drones está revolucionando a forma de anunciar imóveis para venda ou locação   Bill Gates, um dos maiores nomes da tecnologia mundial, afirmou que “os drones serão mais impactantes do que as pessoas imaginam, pelo modo positivo como podem ajudar a sociedade”. Esse potencial já…

Tecnologias de realidade virtual e aumentada possibilitam experiências impressionantes sem sair do lugar   Imagine estar sentado em uma sala, observando tubarões no fundo do mar, como se estivesse em um mergulho. Ou então viajar para qualquer país do mundo que você quiser e ver as paisagens mais incríveis com…