< Voltar

Novas tendências e tecnologias no setor imobiliário

PropTech, inteligência artificial, smart homes e foco em millennials são alguns dos pontos que merecem atenção nesse mercado

 

Não faz tanto tempo assim que o mercado imobiliário passou a utilizar de forma consistente as ferramentas digitais, mas esse segmento certamente tem compensado a entrada tardia no universo tecnológico com novidades e tendências de vanguarda.

Atualmente, para a maioria das imobiliárias, em especial no alto padrão, a internet já é uma das principais fontes de geração de leads. Por isso, empresas inovadoras têm apostado em modelos e plataformas que exploram as possibilidades digitais, investindo pesado para se diferenciarem em um mercado tão competitivo.

O segmento imobiliário é também um dos mais demandados, nos dias de hoje. Estudos indicam que, até o ano de 2050, a população urbana deve crescer em 75% no mundo todo. Essas pessoas irão buscar opções de moradia que atendam às suas necessidades e prioridades, especialmente em um contexto no qual o trabalho híbrido se popularizou.

Nessa realidade, a atuação especializada de corretores imobiliários se torna cada vez mais valiosa. Principalmente no segmento de luxo, a expectativa é de que os consumidores busquem, cada vez mais, expertise e atendimento personalizado. Também vale a pena acompanhar as tendências e inovações que estão ganhando destaque no mercado internacional, afastando-se cada vez mais do modo tradicional de vender imóveis.

 

Foco nos millennials

De acordo com a FinanceOnline, na última década a geração dos millennials se tornou a mais representativa o que diz respeito ao consumo de imóveis no mundo todo. Pessoas atualmente na faixa dos 26 aos 41 anos compõem o grupo que mais compra casas e apartamentos (55% do mercado imobiliário global), com uma média de crescimento de 5% a cada ano.

Essa tendência deve se comprovar também ao mercado imobiliário de alto padrão, que já vem se adaptando para atender a clientes mais digitalizados: pessoas que valorizam seu tempo e tendem a buscar imóveis novos ou reformados, que contemplem soluções tecnológicas, como automatização. A forma de atendimento também mudou: pesquisas indicam que o público mais jovem prefere mensagens de textos a ligações, reservando o contato telefônico apenas para assuntos mais urgentes.

 

PropTech

Uma das tendências que está em alta em diversos países da Europa e América do Norte é a PropTech (Property Technology), que usa tecnologia da informação e Big Data para ajudar empresas e clientes a pesquisarem, venderem, comprarem ou gerirem suas propriedades. De acordo com o diretor de inovação da empresa de real estate JLL UK, PropTech é a digitalização do mercado imobiliário, que veio para mudar de forma drástica a maneira como vivenciamos e extraímos valor das negociações de imóveis.

Os objetivos dessa tecnologia incluem tornar as transações mais rápidas, mais eficientes e mais seguras, já que o mercado imobiliário é um dos que mais geram valor no mundo. Ferramentas tecnológicas para esse segmento abrangem a gestão de dados e de documentos de forma digital, a pesquisa e análise de informações, serviços de listagem e corretagem realizados digitalmente, dispositivos e aplicativos móveis, tours virtuais em 3D, financiamento coletivo de projetos imobiliários, gestão de espaços compartilhados, entre outros.

 

Smart Homes

Uma tendência que surgiu como o futuro das tecnologias relacionadas à moradia, o conceito de smart home já faz parte do presente. Projetos de renovação e manutenção de casas e prédios já podem ser concebidos para incluir esses serviços, integrados a sistemas e dispositivos tecnológicos.

As facilidades existentes hoje, nas chamadas smart homes, não somente contribuem para melhorar a qualidade de vida dos moradores (por meio de controles de temperatura, ventilação, iluminação e opções automatizadas de entretenimento), como proporcionam segurança total. Você pode até mesmo monitorar as atividades de seu pet, enquanto estiver fora de casa. Recursos como esses chamam a atenção de possíveis compradores ou investidores, agregando valor aos imóveis.

 

Algoritmos de Inteligência Artificial

Outra tendência para o mercado imobiliário é aproveitar os algoritmos de inteligência artificial para melhorar a performance e os resultados nos negócios. Essa tecnologia permite criar soluções que conectem os clientes às ofertas mais relevantes, que atendam às demandas pessoais de cada pessoa ou família. Os algoritmos também ampliam as possibilidades de análise de dados, permitindo economizar tempo e dinheiro, com resultados mais assertivos.

 

Tokenização

Uma novidade ainda pouco utilizada é o uso de criptomoedas para dividir ativos em tokens, que serão armazenados em uma blockchain (ou “cadeia de blocos”, isto é, a cada transferência realizada, essas transações e informações são registradas em blocos). Isso possibilita que clientes de diferentes localidades usem fontes diversas de investimento durante o processo de compra e venda de imóveis. Esse tipo de negociação também permite converter o próprio imóvel em tokens, abrindo a possibilidade de negociar partes dele, assim como ocorre com ações no mercado financeiro.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça algumas das tendências tecnológicas que estão chegando para tornar sua casa ainda mais prática e confortável   As chamadas “casas inteligentes” (smart houses) são uma tendência que veio para ficar, especialmente no mercado residencial de alto padrão. Todos os anos, surgem novas tecnologias e dispositivos, capazes de tornar nossos…

Um dos mais sustentáveis do mundo, o edifício criado por Koichi Takada eleva o conceito de floresta urbana a um novo patamar   O projeto mais recente do conceituado estúdio Koichi Takada Architects, concebido para o distrito cultural de Brisbane, na Austrália, prevê a construção de um edifício realmente excepcional….

Conheça os prós e contras dos veículos elétricos e veja como os prédios estão se preparando para essa tendência   O futuro, pelo menos no que diz respeito à mobilidade urbana, já chegou. Os carros elétricos, representados por marcas como a norte-americana Tesla e a chinesa BYD, têm se tornado…

Conheça o projeto Urban Futurability, que busca transformar a Vila Olímpia em um bairro totalmente digital   Imagine uma cidade totalmente moderna e digital, em que a infraestrutura de energia é controlada de forma minuciosa e fazendo uso da mais alta tecnologia, para aumentar a eficiência e promover a sustentabilidade….

Descubra as tendências que estão transformando a automação residencial   Nos últimos anos, o mercado de automação para imóveis têm apresentado diversas novidades e avanços tecnológicos, transformando a forma como interagimos e controlamos os elementos de uma casa. Com a crescente demanda por soluções mais eficientes e inteligentes, as empresas…

Entenda as oportunidades e os riscos do mercado imobiliário que começa a se expandir no Metaverso   A expansão do Metaverso já se tornou uma constante, no mundo conectado em que vivemos. Mas como esse ambiente online imersivo pode impactar os negócios, em especial no mercado imobiliário? Primeiramente, é preciso…

Descubra como aproveitar as inovações tecnológicas para tornar sua casa ou apartamento ainda mais seguros   A realidade da tecnologia tem nos surpreendido mais do que muitos filmes de ficção científica. Em tempos de inteligência artificial e avanços incríveis na área da robótica, as inovações residenciais no que diz respeito…

Entenda como a tecnologia de drones está revolucionando a forma de anunciar imóveis para venda ou locação   Bill Gates, um dos maiores nomes da tecnologia mundial, afirmou que “os drones serão mais impactantes do que as pessoas imaginam, pelo modo positivo como podem ajudar a sociedade”. Esse potencial já…