< Voltar

Automação residencial: o que é e como montar uma smart home

Do sistema de iluminação até o controle de som, a casa inteligente promove conforto e praticidade aos moradores

A automação residencial se utiliza de dispositivos tecnológicos para controlar os sistemas elétricos da casa, facilitando tarefas rotineiras, como ligar as luzes, fechar as cortinas ou aquecer o piso. 

As smart homes, ou casas inteligentes, promovem conforto, segurança e praticidade ao dia a dia dos moradores, que precisam de apenas alguns cliques ou comandos para navegar as funções. 

Leia também: Automação para segurança residencial

Automação residencial e smart homes
A automação residencial requer apenas alguns cliques ou comandos para que as funções sejam navegadas

A Esquema Imóveis conversou com o diretor comercial da Due Domótica – áudio, vídeo e automação -, Maurício Poletto, que explica o que é a automação residencial e pontua sistemas importantes que transformam um imóvel em uma smart home.

Como ter uma smart home

O processo é personalizado de acordo com as necessidades de cada um, mas algumas funções são essenciais para montar uma casa inteligente. Entre elas, a automação de iluminação tem destaque. Confira esta e outras automações elétricas:

Automação de Iluminação

Poletto conta que, atualmente, a automação da luminotécnica de uma casa é um dos pontos mais importantes em uma smart home. Com tantos ambientes e circuitos de iluminação para comandar, interruptores convencionais acabam por complicar a rotina dos moradores. 

Um projeto de iluminação permite não apenas que o acender e o desligar das luzes seja facilmente controlado, como também a sua dimerização, função que regula a intensidade de luz emitida no ambiente de acordo com a necessidade do momento.

Automação residencial e smart homes
A automação da luminotécnica é essencial em uma smart home

“Com o controle da intensidade, é possível ter menos iluminação de noite, ou algo que simule a luz de velas, criando um cenário mais estético e aconchegante para receber amigos ou relaxar”, explica o diretor comercial.

Mas não termina por aí. Ultimamente, muitos também buscam a automação pela função “Master off”, com a qual o morador pode desligar todas as luzes e dispositivos da casa com um clique. 

Integração de automações elétricas 

“Temos um sistema geral chamado “Integração”, onde o cliente pode ter tudo em um aplicativo de celular ou em painéis touch-screen nas paredes. Neles, é possível controlar a casa por dentro ou remotamente”, conta Poletto. Na integração, o morador atinge um nível elevado de praticidade e conforto.

Automação residencial e smart homes
A integração de automações é um dos pontos-chave em uma smart home

A automação elétrica oferece diversas soluções inteligentes além da iluminação, como o controle de ar-condicionado, persianas, cortinas e até a instalação de espelhos térmicos que não embaçam com o vapor, pisos térmicos e sensores que podem ser programados para captar os movimentos dos moradores e combiná-los com suas necessidades:

“Por exemplo, no inverno, quando a pessoa coloca os pés no chão, os sensores já aquecem o piso do banheiro. Esta é uma entre inúmeras possibilidades”, explica.

Leia também: A tendência dos carros elétricos

Além disso, sistemas de áudio e vídeo também fazem parte da automação elétrica de uma casa. São caixas de som para jardins e áreas internas, home theaters e salas de cinema. Além dos citados, inúmeros outros sistemas podem fazer parte de uma smart home.

Como controlar a automação?

O controle de uma casa inteligente pode ser feito pelos seguintes meios e acessórios:

  • Assistentes de voz, com dispositivos como Alexa, Siri ou Google Home;
  • Aplicativos de Smartphone;
  • Controles inteligentes;
  • Interruptores inteligentes, como keypads e pulsadores.
ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça algumas das tendências tecnológicas que estão chegando para tornar sua casa ainda mais prática e confortável   As chamadas “casas inteligentes” (smart houses) são uma tendência que veio para ficar, especialmente no mercado residencial de alto padrão. Todos os anos, surgem novas tecnologias e dispositivos, capazes de tornar nossos…

Conheça o projeto Urban Futurability, que busca transformar a Vila Olímpia em um bairro totalmente digital   Imagine uma cidade totalmente moderna e digital, em que a infraestrutura de energia é controlada de forma minuciosa e fazendo uso da mais alta tecnologia, para aumentar a eficiência e promover a sustentabilidade….

Entenda as oportunidades e os riscos do mercado imobiliário que começa a se expandir no Metaverso   A expansão do Metaverso já se tornou uma constante, no mundo conectado em que vivemos. Mas como esse ambiente online imersivo pode impactar os negócios, em especial no mercado imobiliário? Primeiramente, é preciso…

Tecnologias de realidade virtual e aumentada possibilitam experiências impressionantes sem sair do lugar   Imagine estar sentado em uma sala, observando tubarões no fundo do mar, como se estivesse em um mergulho. Ou então viajar para qualquer país do mundo que você quiser e ver as paisagens mais incríveis com…

Conceito alia tecnologia a uma sociedade consciente As cidades inteligentes surgiram com o objetivo de melhorar o desenvolvimento e a eficiência político-econômica a partir de uma série de práticas, desde a implantação de sensores de Internet das Coisas (IoT), estes conectados em ruas para o monitoramento do fluxo de carros…

Novidades na automação mostram que o futuro é agora   Casas que parecem saídas de filmes de ficção científica estão mais perto da nossa realidade do que imaginamos. Recentemente, o Facebook divulgou diversas novidades que podem revolucionar os sistemas de automação residencial. Essas novas tecnologias foram alguns dos temas abordados…

Inovações tecnológicas trazem soluções criativas para o mercado imobiliário   Morar bem é uma questão de investimento. Para garantir cada vez mais conforto, eficiência e segurança em casas e apartamentos, a indústria da construção civil tem incorporado novas tecnologias em seus processos. A ideia é tornar os imóveis cada vez…

Um dos mais sustentáveis do mundo, o edifício criado por Koichi Takada eleva o conceito de floresta urbana a um novo patamar   O projeto mais recente do conceituado estúdio Koichi Takada Architects, concebido para o distrito cultural de Brisbane, na Austrália, prevê a construção de um edifício realmente excepcional….