< Voltar

Quadra de tênis em casa

O tênis vem sendo cada vez mais praticado no Brasil e muitos condomínios estão se adaptando ao hype, com áreas específicas para esse esporte

 

Quadras de tênis em casas ou em condomínios de luxo estão se tornando uma verdadeira atração para quem gosta e pratica esse esporte, ou mesmo para aqueles que têm vontade de começar a praticar. Embora nos Estados Unidos a moda seja construir quadras em rooftops, aqui no Brasil a tendência é instalar esse tipo de estrutura junto à área de lazer, ao lado de quadras poliesportivas ou mesmo em substituição a elas.

O tênis, como é jogado nos dias de hoje, originou-se no século 19. Contudo, o jogo surgiu, de fato, por volta do século 17, na França – onde era jogado com as mãos, não com raquetes. A palavra tênis, aliás, vem de tenez, que em francês quer dizer “segure” ou “receba”. Já a competição mais antiga desse esporte no mundo, o Torneio de Wimbledon, foi realizada pela primeira vez em 1877, na cidade de Londres.

Embora não seja tão popular no Brasil quanto o futebol (nosso mais famoso tenista ainda é Gustavo Kuerten, o Guga, campeão do mundo em 2000), o tênis é um esporte muito apreciado no país e no mundo. Além disso, este ano, com o filme King Richard – Criando Campeãs (indicado a 6 Oscars), o tênis mais uma vez está ganhando destaque no imaginário das pessoas. O longa conta a trajetória das extraordinárias irmãs Venus e Serena Williams, que, motivadas pelo pai, acabaram se tornando grandes recordistas mundiais.

 

 

Vantagens de uma quadra de tênis

A implantação de uma quadra de tênis em sua casa ou condomínio tem o objetivo de proporcionar experiências – relacionadas ao lazer, bem-estar e vida saudável. Esse tipo de quadra também agrega exclusividade e valor ao imóvel, já que é uma estrutura geralmente reservada a clubes ou resorts, que nem todos os condomínios possuem.

Muito mais do que uma academia de ginástica ou uma quadra de futebol, uma quadra de tênis dentro de um condomínio impressiona e traz um diferencial para as amenidades. Não à toa, muitos condomínios de luxo no campo já vêm apostando em esportes como tênis e golfe. Poder contar com um espaço adequado para jogar, em sua própria casa ou prédio, facilita bastante a vida de quem tem uma rotina corrida e não pode perder muito tempo no trânsito.

 

Quadra de tênis em condomínio de alto padrão no bairro de Moema

 

No entanto, a qualidade da construção e o tamanho correto da quadra devem ser levados em consideração: uma quadra simples de tênis precisa ter 23,77 metros de comprimento, por 8,23 metros de largura (com margem de segurança totalizando 36 metros de comprimento, por 18 metros de altura). Já entre os tipos de piso, podem ser usados os de quadra dura ou rápida (asfáltico, concreto ou borracha), grama ou saibro. Redes de proteção também devem ser instaladas ao redor da quadra, para que as bolas não sejam perdidas, em lances mais fortes.

Preferencialmente, a quadra deve ser instalada em local aberto, com uma vista agradável, que atraia as pessoas e faça com que elas se sintam bem, jogando ali. A ideia é que essa amenidade se torne mais um atrativo da casa ou do prédio, um local onde as pessoas tenham vontade de ficar. Personal trainers também podem ser contratados para dar aulas de tênis no condomínio, o que certamente ajudará a popularizar ainda mais o esporte entre os moradores.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Entenda como a neurociência pode influenciar projetos arquitetônicos, explorando nossa atração por texturas, curvas e simetria nos espaços   Projetos que levam em consideração a influência exercida pelos ambientes sobre as emoções e os comportamentos humanos, para impactar de forma profunda a experiência dos usuários em determinados ambientes, já são…

Uma das festas mais importantes para os cristãos, a celebração da ressurreição de Jesus Cristo é comemorada entre março e abril, no primeiro domingo depois do equinócio de primavera no hemisfério norte. O sentido maior desse dia é o triunfo sobre a morte. Para os cristãos, a vida eterna é…

Desenvolvimento da capital mais rica e populosa do Brasil   Desde 1960, São Paulo ocupa a posição de capital mais rica e populosa do Brasil. Embora gere sozinha nada menos que 10% da riqueza nacional, nada indicava, até a metade do século XIX, que o município ostentaria tais postos. Em…

Movimento que perpassa o mercado imobiliário, a moda e o mundo do design   O quiet luxury se configura como uma espécie de reflexo da crise mundial, da inflação e de pós pandemia. O termo ganha destaque a partir do comportamento das pessoas em buscar investir em peças úteis e…

A neuroarquitetura é definida pela relação entre a neurociência e a arquitetura. Essa área tem como principal objetivo impactar de forma positiva o dia a dia das pessoas, já que diversos estudos comprovam que os espaços físicos impactam o cérebro e, consequentemente, o comportamento humano. De acordo com a Academia…

Conheça um pouco mais sobre a história do golfe e descubra os melhores lugares para jogar em São Paulo   O golfe tem uma história que se estende por vários séculos. Suas origens são controversas, mas há indícios de que o jogo surgiu no Império Romano (por volta do ano…

É possível definir um padrão de consumo apenas por distinções geracionais?   A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre meados dos anos 90 e o início dos anos 2010, é uma das mais estudadas e discutidas nos dias de hoje. Com o rápido avanço da tecnologia e a crescente…

6 dicas para manter a criatividade em um mundo que prioriza produtividade e resultados   A criatividade é algo que todo ser humano possui, mas que precisamos desenvolver e aprender a manter, principalmente naqueles dias menos inspiradores. Ela não se limita às carreiras consideradas artísticas; afinal, qualquer profissão pode se…