< Voltar

Espaços para pets em condomínios

Conheça a tendência de locais adaptados para animais de estimação em condomínios de casas ou de apartamentos

 

Os animais de estimação têm conquistado um espaço cada vez maior nas famílias brasileiras. De acordo com uma pesquisa da Forbes, o Brasil é um dos países que mais gasta com produtos e infraestrutura para os bichinhos. E os condomínios residenciais já estão se adaptando a essa tendência, com a criação de espaços para lazer e até mesmo para banho de animais.

A estimativa é de que cerca de 50% dos lares brasileiros possuam algum animal de estimação – seja ele um cachorro, gato, peixe, hamster, etc. Com a pandemia, o número de pets no país aumentou em 30%, totalizando aproximadamente 150 milhões, segundo a pesquisa Radar Pet 2021.

Principalmente na área de lançamentos imobiliários, os empreendimentos já estão considerando essa realidade e incluindo áreas para passeio e entretenimento dos animais de estimação. No caso de prédios já existentes, há também aqueles que optam por criar seu espaço pet, mesmo quando o projeto inicial não contempla esse item.

 

 

O objetivo do espaço pet é facilitar a vida dos moradores, criando um local adequado, de convívio e diversão, para os bichinhos. Além da praticidade, o espaço permite ao morador descer com segurança para brincar ou passear com seu animal, em qualquer horário do dia.

Principalmente no caso de cachorros, o isolamento social provocado pela pandemia trouxe complicações, pois esses são animais que precisam sair para passear, para se manterem saudáveis. A alternativa, em alguns condomínios, foi abrir para os pets áreas originalmente dedicadas a outras finalidades, como playground ou estacionamento. Mas esse tipo de medida paliativa pode acabar gerando mais problemas do que soluções.

 

 

O ideal é que exista dentro do condomínio, seja ele de casas ou de apartamentos, uma área cercada, preferencialmente gramada ou com piso drenante (de fácil higiene), com a infraestrutura adequada pra receber os animais. Brinquedos para interação, como rampas e obstáculos, também são uma ótima pedida.

Os limites para utilização do espaço devem ser definidos em assembleia, com penalidades para os moradores que não cumprirem as regras. Além disso, é interessante que o espaço disponibilize saquinhos, lixeiras e placas, para orientar os donos a recolherem a sujeira deixada pelos animais.

 

 

No que diz respeito à valorização no mercado imobiliário, condomínios que investem nesse tipo de espaço proporcionam um excelente argumento de venda para o público que tem animais de estimação. Uma pesquisa nos Estados Unidos indicou que, para os donos de pets, ter com um espaço adequado para os animais é o segundo item mais importante, na hora de decidir pela compra ou locação de um imóvel (ficando atrás apenas do preço). Ou seja, trata-se de um grande diferencial, já que, cada vez mais, as pessoas procuram por opções de moradia pet friendly. Afinal, para quem pensa no bem-estar de seu bichinho, não basta que os condomínios apenas permitam ter pets, mas que ofereçam áreas voltadas especificamente para eles.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

O professor e filósofo Emílio Terron fala sobre como podemos encarar os encontros como oportunidades de transformação   Nos dias de hoje, parar um pouco e pensar sobre a vida pode ser algo que poucas pessoas conseguem fazer. No entanto, é a partir das reflexões e dos questionamentos levantados pela…

Conheça os melhores óleos essenciais para trazer boas vibrações e uma sensação de bem-estar aos ambientes de sua casa   O começo de um ano é sempre aquele momento de respirar fundo, fazer resoluções e tentar trazer energias positivas para o novo ciclo que está se iniciando. Uma das formas…

Carolina Ferrari, corretora da Esquema Imóveis, fala sobre as opções de lazer mais buscadas em prédios residenciais   O modo de vida contemporâneo determina tendências no mercado imobiliário. Uma característica que tem sido muito buscada, em condomínios residenciais, são boas opções de lazer. O detalhe interessante tem sido a preferência…

O que muda nas relações profissionais pós-pandemia? Como manter a equipe próxima, mesmo com as medidas de distanciamento?   Depois de mais de dois meses em quarentena, já seria de se esperar que o retorno às atividades presenciais nas empresas trouxesse adaptações. Algo que deve mudar de forma permanente são…

Você já pensou que sua mãe parece uma personagem de filme?   Aquela história de que “mãe é tudo igual” talvez tenha um fundo de verdade, embora cada filho veja sua mãe como um ser único no mundo. O que provavelmente já aconteceu com quase todas as pessoas é ir…

Esquema Imóveis lança projetos que mostram como é o nosso dia a dia A Esquema Imóveis possui mais de cinco décadas de uma história que une tradição ao espírito inovador. Hoje, já consolidada no segmento imobiliário, o nosso desafio é continuar buscando a inovação e o fortalecimento da marca por…

A confiança para interagir com clientes é uma ferramenta que pode ser aprimorada para criar bons relacionamentos   O caminho que leva a uma venda passa por vários processos, mas ele não pode acontecer sem que dois aspectos essenciais sejam estabelecidos: confiança na comunicação e conexão com o cliente. No…

A neuroarquitetura é definida pela relação entre a neurociência e a arquitetura. Essa área tem como principal objetivo impactar de forma positiva o dia a dia das pessoas, já que diversos estudos comprovam que os espaços físicos impactam o cérebro e, consequentemente, o comportamento humano. De acordo com a Academia…