< Voltar

Energias renovadas

Conheça os melhores óleos essenciais para trazer boas vibrações e uma sensação de bem-estar aos ambientes de sua casa

 

O começo de um ano é sempre aquele momento de respirar fundo, fazer resoluções e tentar trazer energias positivas para o novo ciclo que está se iniciando. Uma das formas mais eficazes de provocar sensações de serenidade e bem-estar é por meio da aromaterapia, já que muitas vezes o corpo reage aos cheiros antes mesmo de a mente tomar consciência deles. É essa facilidade de assimilação que garante o poder terapêutico dos óleos essenciais. Afinal, eles são produzidos extraindo moléculas aromáticas de plantas, com ativos químicos que proporcionam inúmeros benefícios ao organismo humano.

Quando utilizados corretamente, os óleos essenciais causam um efeito psicológico que ajuda a equilibrar corpo e mente, o que favorece a concentração e o relaxamento. No entanto, é preciso ter algum cuidado e conhecimentos básicos a respeito de cada aroma, para escolher o óleo essencial mais adequado a cada ambiente de sua casa.

 

Cada ambiente demanda um aroma específico, de acordo com a sensação que se deseja provocar

 

Área social

Para a difusão dos óleos, os especialistas em aromaterapia sugerem a utilização de um aromatizador elétrico, difusor, spray ou réchaud. Os difusores aromáticos podem até mesmo ser incorporados à decoração, criando ambientes mais agradáveis e relaxantes.

Na sala, uma essência recomendada é a de canela, por ser estimulante. Ela aquece o ambiente e proporciona interação entre as pessoas. O óleo essencial de mandarina (ou tangerina) também é muito indicado para esse espaço da casa. Refrescante e revitalizante, ele provoca sensações como alegria e vontade de estar junto a outras pessoas. O que torna essa essência ainda melhor é seu perfume extremamente agradável.

Além dos aromas que favorecem o diálogo e a convivência, a sala pede tranquilidade e aconchego. Por isso, vale a pena buscar o óleo de ho leaf (cânfora), pois ele traz equilíbrio e paz, ajudando a acalmar o ambiente.

Nesse sentido, o eucalipto é outra essência indicada para a área social, já que atua na concentração. Esse mesmo óleo também é recomendado para áreas de estudo e trabalho, como escritório. O aroma de hortelã (peppermint) complementa essa função, estimulando a produtividade. Para o home office, outra essência perfeita é a do alecrim, já que ele melhora o foco e a memória, aliviando a fadiga mental.

 

Na sala, os óleos essenciais mais indicados são canela, mandarina, eucalipto e hortelã

 

Área gourmet

A cozinha é outra área da casa que pode se tornar um ambiente mais perfumado e gostoso por meio dos óleos essenciais. Em geral, nesses ambientes são utilizadas essências também encontradas na gastronomia, como temperos, ervas ou condimentos. Exemplos disso são a laranja e o cravo.

A laranja é um aroma reanimador, que estimula o apetite e a criatividade. O cravo, por sua vez, é estimulante e revitalizante. Quando combinadas, as duas essências podem atuar como repelente de insetos, principalmente formigas. Lembrando que misturar óleos pode ser muito interessante, porém é preciso ter cuidado para que o resultado tenha um cheiro agradável e ainda cumpra as funções desejadas no ambiente.

 

Na área gourmet, essências de laranja e cravo ajudam a repelir insetos

 

Cardamomo e citronela também são óleos muito bons para colocar na cozinha, porque refrescam o ambiente e ainda afastam mosquitos. Já o óleo essencial de pimenta negra ajuda a abrir o apetite, trazendo ânimo e positividade para o ambiente. Outros aromas que podem ser adequados a esse tipo de ambiente são o gengibre e a baunilha.

A proposta, principalmente em um local como a cozinha ou área gourmet, onde os sentidos se tornam tão aguçados pelos cheiros, é que os óleos essenciais não entrem em conflito com os aromas naturais dos alimentos utilizados para cozinhar, mas que os complementem e potencializem seus efeitos benéficos.

 

Área íntima

O banheiro é um ambiente que pede essências desinfetantes e antibactericidas

 

Para o banheiro, recomenda-se o óleo de limão ou de melaleuca

Normalmente, o banheiro é o local da casa onde mais utilizamos aromatizadores e óleos essenciais. Um dos mais indicados para esse ambiente é o óleo de limão. Ele pode ser passado com um pano ou colocado em um difusor ou réchaud. O limão atua como antisséptico e bactericida, além de deixar o banheiro com um aroma refrescante.

As essências de pinho e de tea tree (ou melaleuca) também atuam como agentes desinfetantes, antissépticos e antimicrobianos, reduzindo a proliferação de bactérias e fungos, além de neutralizarem o mau cheiro. Ou seja, ambas podem ser muito úteis no banheiro, um local que requer aromas frescos e higienizadores.

O quarto muitas vezes está conectado ao banheiro (no caso das suítes), mas pede aromas diferentes: calmantes e sedativos, como lavanda ou camomila romana. Com sua fragrância leve e floral, ambas as essências são excelentes relaxantes, ajudando a combater a ansiedade e aliviar preocupações.

Além disso, os óleos essenciais podem ajudar a melhorar o sono e transmitir uma sensação de paz e serenidade. A manjerona (principalmente quando misturada à lavanda) é outra planta que atua no combate à insônia, por suas propriedades sedativas e calmantes, assim como o capim-limão e o gerânio. Além das opções de difusores e sprays, também é possível pingar algumas gotas de óleo na roupa de cama (fronha ou lençol).

Para aqueles que desejam uma energia mais revigorante na área íntima, a dica é o óleo de ylang-ylang (que vem da cananga odorata, uma planta nativa das Filipinas e Indonésia). Ele é afrodisíaco e tem um perfume ao mesmo tempo doce e exótico, com tons florais. Vale ressaltar que a essência de canela também é conhecida por suas propriedades estimulantes, que aumentam a energia vital, tendo assim um efeito semelhante ao do ylang-ylang.

 

Combinada à lavanda, a essência de manjerona pode ajudar a combater a insônia

 

Na área externa (varanda, terraço, jardim), óleos como limão siciliano e mandarina, com seu aroma cítrico, podem tornar os espaços de convívio mais agradáveis, além de provocarem sensações de alegria e alto astral. Nesses locais, essências muito suaves acabam “desaparecendo” com o vento; por isso, o melhor é apostar em perfumes um pouco mais intensos.

Nossa casa é o local onde nos conectamos com as pessoas próximas e compartilhamos emoções. Utilizar fragrâncias para potencializar as energias dos ambientes é uma forma de canalizar o poder das plantas e proporcionar bons momentos para a família e amigos.

 

Na área externa, óleos como limão siciliano e mandarina provocam sensações de alegria

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Home office e modelos híbridos de trabalho têm sido adotados para lidar com as demandas da atualidade   A chegada do Dia do Trabalhador traz questionamentos sobre a maneira como o trabalho tem mudado, ao longo das últimas décadas. Especialmente no ano passado, devido às medidas de isolamento social, novos…

Conheça um pouco mais sobre a história do golfe e descubra os melhores lugares para jogar em São Paulo   O golfe tem uma história que se estende por vários séculos. Suas origens são controversas, mas há indícios de que o jogo surgiu no Império Romano (por volta do ano…

Movimento que perpassa o mercado imobiliário, a moda e o mundo do design   O quiet luxury se configura como uma espécie de reflexo da crise mundial, da inflação e de pós pandemia. O termo ganha destaque a partir do comportamento das pessoas em buscar investir em peças úteis e…

Conheça 10 mulheres extraordinárias, grandes exemplos de mães que marcaram a história mundial   Com suas palavras e ações, incontáveis mães marcaram a história da humanidade desde os primórdios da civilização. Elas não apenas dão a vida a seus filhos, como acompanham seu crescimento e aprendizado no decorrer dos anos….

A empresária Juliana Calderon explica como os aromas, ervas e incensos impactam a energia dos ambientes   A sensação de bem-estar, quando entramos em um local, tem muito a ver com os aromas que permeiam aquele ambiente. Em nossa casa, a tendência é buscarmos criar sensações de paz, tranquilidade, inspiração,…

Conheça a tendência de locais adaptados para animais de estimação em condomínios de casas ou de apartamentos   Os animais de estimação têm conquistado um espaço cada vez maior nas famílias brasileiras. De acordo com uma pesquisa da Forbes, o Brasil é um dos países que mais gasta com produtos…

É possível definir um padrão de consumo apenas por distinções geracionais?   A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre meados dos anos 90 e o início dos anos 2010, é uma das mais estudadas e discutidas nos dias de hoje. Com o rápido avanço da tecnologia e a crescente…

A futurista Sabina Deweik e o diretor de inovação e expansão da Esquema Imóveis, Marcelo Alcântara, falam sobre o que torna uma empresa e seus profissionais inovadores   Vivemos em um contexto imprevisível, hiperconectado e dominado pela ansiedade, no qual percebemos, cada vez mais, uma aceleração da vida e dos…