< Voltar

O sentido do Pessach judaico

Este ano, o Pessach (também conhecido como a Páscoa judaica ou Festa da Libertação) acontece de 8 a 16 de abril, marcando o início da primavera em Israel, do dia 15 ao dia 22 do mês hebraico de Nissan. Trata-se de uma celebração em homenagem à libertação dos judeus da escravidão no Egito. A palavra “pessach”, em hebraico, significa “passagem”.

Conforme a tradição da Torá (o livro sagrado do judaísmo), o Pessach foi celebrado pela primeira vez há mais de 3 mil anos, quando Deus enviou as dez pragas do Egito. Antes da décima praga, o profeta Moisés instruiu cada família hebraica a sacrificar um cordeiro e molhar os umbrais das portas com esse sangue, para que não fossem mortos seus primogênitos.

Quando anoiteceu, os hebreus comeram a carne do cordeiro, acompanhada de ervas amargas e pão ázimo. O anjo de Deus matou apenas os primogênitos egípcios e, por isso, o medo da ira divina levou o Faraó a libertar o povo de Israel, que partiu em êxodo pelo deserto.

Para relembrar essa libertação, instituiu-se que todas as gerações do povo hebraico deveriam observar o sacrifício do Pessach. Durante oito dias, são eliminados os alimentos fermentados, podendo ser ingerido apenas o pão ázimo (matsá). Nas duas primeiras noites da celebração, as famílias se reúnem para o Seder, em que se conta a história do Êxodo.

Após a saída do Egito, a liberdade conquistada pelos judeus transformou a natureza essencial de todo o povo, com o ensinamento de eles que jamais se sujeitassem à servidão novamente. Essa redenção obtida, segundo os estudiosos, renova-se constantemente – por isso a necessidade de oferecer o sacrifício do Pessach.

A festa é, sobretudo, uma oportunidade de se redimir e de se libertar daquilo que não faz bem. Em tempos tão difíceis como os que vivemos, a esperança e o conforto oferecidos pela espiritualidade são formas de compreender que alguns sacrifícios são necessários – porém, toda boa ação eventualmente é recompensada.

 

Dica:

O Príncipe do Egito (1998)

Uma produção da Disney, o filme é baseado no livro do Êxodo e conta a história de Moisés, um judeu criado como príncipe do Egito, mas que acaba descobrindo suas verdadeiras origens e decide abandonar o palácio para salvar seu povo da escravidão – o que culmina na travessia do Mar Vermelho, que se abre para que os hebreus passem e alcancem a libertação.

ARTIGOS
RELACIONADOS

A empresária Juliana Calderon explica como os aromas, ervas e incensos impactam a energia dos ambientes   A sensação de bem-estar, quando entramos em um local, tem muito a ver com os aromas que permeiam aquele ambiente. Em nossa casa, a tendência é buscarmos criar sensações de paz, tranquilidade, inspiração,…

No evento de Kick off da Esquema Imóveis, o nadador César Cielo explicou como os bons hábitos e a disciplina podem influenciar o coletivo   Somos um produto dos nossos hábitos e, por meio deles, acabamos impactando todos à nossa volta. Por isso, o tema escolhido pela Esquema Imóveis para…

Conheça a tendência de locais adaptados para animais de estimação em condomínios de casas ou de apartamentos   Os animais de estimação têm conquistado um espaço cada vez maior nas famílias brasileiras. De acordo com uma pesquisa da Forbes, o Brasil é um dos países que mais gasta com produtos…

Movimento que perpassa o mercado imobiliário, a moda e o mundo do design   O quiet luxury se configura como uma espécie de reflexo da crise mundial, da inflação e de pós pandemia. O termo ganha destaque a partir do comportamento das pessoas em buscar investir em peças úteis e…

Conheça os melhores óleos essenciais para trazer boas vibrações e uma sensação de bem-estar aos ambientes de sua casa   O começo de um ano é sempre aquele momento de respirar fundo, fazer resoluções e tentar trazer energias positivas para o novo ciclo que está se iniciando. Uma das formas…

Aproveite nossas dicas de 10 filmes românticos para ver no Dia dos Namorados   Na maioria das datas comemorativas, é comum que restaurantes e outras opções de lazer estejam superlotados ou com longas filas de espera. Para fugir das multidões, não há nada melhor do que curtir uma noite intimista…

Esquema Imóveis lança projetos que mostram como é o nosso dia a dia A Esquema Imóveis possui mais de cinco décadas de uma história que une tradição ao espírito inovador. Hoje, já consolidada no segmento imobiliário, o nosso desafio é continuar buscando a inovação e o fortalecimento da marca por…

A neuroarquitetura é definida pela relação entre a neurociência e a arquitetura. Essa área tem como principal objetivo impactar de forma positiva o dia a dia das pessoas, já que diversos estudos comprovam que os espaços físicos impactam o cérebro e, consequentemente, o comportamento humano. De acordo com a Academia…