< Voltar

O sentido da Páscoa cristã

Uma das festas mais importantes para os cristãos, a celebração da ressurreição de Jesus Cristo é comemorada entre março e abril, no primeiro domingo depois do equinócio de primavera no hemisfério norte. O sentido maior desse dia é o triunfo sobre a morte.

Para os cristãos, a vida eterna é garantida àqueles que creem em Jesus, por meio de sua ressurreição. O fato de ele ter sido crucificado e, no terceiro dia, ressuscitado dos mortos, seria uma prova de que era o salvador enviado por Deus. Por isso, a festa celebra a pedra fundamental da religião cristã.

O domingo de Páscoa é comemorado depois da quaresma, um período de quarenta dias no qual é comum fazer jejuns e penitências para relembrar o sacrifício de Jesus e se arrepender dos pecados. A quaresma se inicia na quarta-feira de cinzas (no Brasil, logo após o carnaval) e termina na sexta-feira santa, que simboliza o dia da crucificação de Jesus.

A Páscoa cristã tem suas origens no judaísmo, com o Pessach. De acordo com o Novo Testamento da Bíblia, Jesus (um judeu) celebrou sua última ceia com os apóstolos e foi crucificado justamente nos dias em que era comemorado o feriado judaico em Jerusalém. No entanto, no século IV, o imperador Constantino declarou que o fator que determinaria a data da Páscoa para os cristãos seria o equinócio de primavera, não a celebração judaica.

Nos dias de hoje, alguns símbolos se tornaram comuns na época de Páscoa, como o coelho ou os ovos. Mas como foi que um coelho distribuindo ovos se tornou uma referência desse feriado cristão? As origens estão nas celebrações pagãs e remetem à fertilidade. Afinal, a Páscoa acontece na primavera do hemisfério norte e celebra a renovação da vida.

A tradição dos ovos (que também são considerados símbolos de vida) veio de costumes europeus. As crianças faziam ninhos para os coelhos e os escondiam, para depois encontrá-los cheios de ovos coloridos. Com o tempo, os ovos foram substituídos por doces, particularmente chocolates.

Assim como o Pessach judaico, a Páscoa cristã traz um sentido de superação, renovação e libertação. Depois de um período de sacrifícios, vem a celebração da vida nova. Neste momento conturbado pelo qual temos passado, é válido observar a mensagem mais importante desse feriado: que, mesmo após o sofrimento, é possível encontrar redenção.

 

Dica:

A Paixão de Cristo (2004)

Dirigido por Mel Gibson e protagonizado por Jim Caviezel, o filme é inspirado nos quatro Evangelhos da Bíblia e relata a condenação, tortura, crucificação e morte de Jesus Cristo. Embora tenha sido considerada uma versão bastante violenta desses eventos, o longa se destaca pelo realismo e sensibilidade, com todos os diálogos em aramaico, latim e hebraico. Foi um grande sucesso de bilheterias e recebeu três indicações ao Oscar (melhor fotografia, melhor maquiagem e melhor trilha sonora original).

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

A empresária Juliana Calderon explica como os aromas, ervas e incensos impactam a energia dos ambientes   A sensação de bem-estar, quando entramos em um local, tem muito a ver com os aromas que permeiam aquele ambiente. Em nossa casa, a tendência é buscarmos criar sensações de paz, tranquilidade, inspiração,…

O tênis vem sendo cada vez mais praticado no Brasil e muitos condomínios estão se adaptando ao hype, com áreas específicas para esse esporte   Quadras de tênis em casas ou em condomínios de luxo estão se tornando uma verdadeira atração para quem gosta e pratica esse esporte, ou mesmo…

A história do golfe no Brasil começou no final do século XIX, quando engenheiros ingleses e escoceses construíam a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Os profissionais convenceram os monges a ceder parte do terreno do Mosteiro de São Bento e realizaram a construção do primeiro campo de golfe do país: o…

Cada vez mais, as mulheres conquistam espaço no competitivo e lucrativo mercado da corretagem de imóveis   Ao longo das últimas décadas, as mulheres têm ocupado o mercado de trabalho e obtido cada vez mais independência financeira. Houve uma evolução significativa no que diz respeito à atuação e participação feminina…

Você já pensou que sua mãe parece uma personagem de filme?   Aquela história de que “mãe é tudo igual” talvez tenha um fundo de verdade, embora cada filho veja sua mãe como um ser único no mundo. O que provavelmente já aconteceu com quase todas as pessoas é ir…

Como corretoras ou investidoras, as mulheres ocupam posições importantes no setor imobiliário   As mulheres desde sempre foram consideradas influenciadoras importantes na decisão de compra de imóveis. Atualmente, cada vez mais mulheres vem assumindo o papel de tomadoras de decisão na compra de imóveis, contribuindo financeiramente para a aquisição. Com…

Este ano, o Pessach (também conhecido como a Páscoa judaica ou Festa da Libertação) acontece de 8 a 16 de abril, marcando o início da primavera em Israel, do dia 15 ao dia 22 do mês hebraico de Nissan. Trata-se de uma celebração em homenagem à libertação dos judeus da…

Movimento que perpassa o mercado imobiliário, a moda e o mundo do design   O quiet luxury se configura como uma espécie de reflexo da crise mundial, da inflação e de pós pandemia. O termo ganha destaque a partir do comportamento das pessoas em buscar investir em peças úteis e…