< Voltar

O sentido da Páscoa cristã

Uma das festas mais importantes para os cristãos, a celebração da ressurreição de Jesus Cristo é comemorada entre março e abril, no primeiro domingo depois do equinócio de primavera no hemisfério norte. O sentido maior desse dia é o triunfo sobre a morte.

Para os cristãos, a vida eterna é garantida àqueles que creem em Jesus, por meio de sua ressurreição. O fato de ele ter sido crucificado e, no terceiro dia, ressuscitado dos mortos, seria uma prova de que era o salvador enviado por Deus. Por isso, a festa celebra a pedra fundamental da religião cristã.

O domingo de Páscoa é comemorado depois da quaresma, um período de quarenta dias no qual é comum fazer jejuns e penitências para relembrar o sacrifício de Jesus e se arrepender dos pecados. A quaresma se inicia na quarta-feira de cinzas (no Brasil, logo após o carnaval) e termina na sexta-feira santa, que simboliza o dia da crucificação de Jesus.

A Páscoa cristã tem suas origens no judaísmo, com o Pessach. De acordo com o Novo Testamento da Bíblia, Jesus (um judeu) celebrou sua última ceia com os apóstolos e foi crucificado justamente nos dias em que era comemorado o feriado judaico em Jerusalém. No entanto, no século IV, o imperador Constantino declarou que o fator que determinaria a data da Páscoa para os cristãos seria o equinócio de primavera, não a celebração judaica.

Nos dias de hoje, alguns símbolos se tornaram comuns na época de Páscoa, como o coelho ou os ovos. Mas como foi que um coelho distribuindo ovos se tornou uma referência desse feriado cristão? As origens estão nas celebrações pagãs e remetem à fertilidade. Afinal, a Páscoa acontece na primavera do hemisfério norte e celebra a renovação da vida.

A tradição dos ovos (que também são considerados símbolos de vida) veio de costumes europeus. As crianças faziam ninhos para os coelhos e os escondiam, para depois encontrá-los cheios de ovos coloridos. Com o tempo, os ovos foram substituídos por doces, particularmente chocolates.

Assim como o Pessach judaico, a Páscoa cristã traz um sentido de superação, renovação e libertação. Depois de um período de sacrifícios, vem a celebração da vida nova. Neste momento conturbado pelo qual temos passado, é válido observar a mensagem mais importante desse feriado: que, mesmo após o sofrimento, é possível encontrar redenção.

 

Dica:

A Paixão de Cristo (2004)

Dirigido por Mel Gibson e protagonizado por Jim Caviezel, o filme é inspirado nos quatro Evangelhos da Bíblia e relata a condenação, tortura, crucificação e morte de Jesus Cristo. Embora tenha sido considerada uma versão bastante violenta desses eventos, o longa se destaca pelo realismo e sensibilidade, com todos os diálogos em aramaico, latim e hebraico. Foi um grande sucesso de bilheterias e recebeu três indicações ao Oscar (melhor fotografia, melhor maquiagem e melhor trilha sonora original).

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Tanto no campo pessoal quanto profissional, a busca por um propósito é o que dá sentido à vida   Mesmo quando tudo parece estar em ordem na nossa vida – carreira, família e vida social – pode ser que tenhamos a sensação de que alguma coisa ainda está faltando. Em…

Esquema Imóveis lança projetos que mostram como é o nosso dia a dia A Esquema Imóveis possui mais de cinco décadas de uma história que une tradição ao espírito inovador. Hoje, já consolidada no segmento imobiliário, o nosso desafio é continuar buscando a inovação e o fortalecimento da marca por…

Conheça 10 mulheres extraordinárias, grandes exemplos de mães que marcaram a história mundial   Com suas palavras e ações, incontáveis mães marcaram a história da humanidade desde os primórdios da civilização. Elas não apenas dão a vida a seus filhos, como acompanham seu crescimento e aprendizado no decorrer dos anos….

Em meio ao terror da Segunda Guerra Mundial, a jovem Anne Frank colocou no papel seus medos e esperanças. O que podemos aprender com isso?   O ano era 1942. Na Holanda ocupada pelos nazistas, a jovem judia Annelies Marie Frank (Anne Frank) começou a documentar seu dia a dia…

6 dicas para manter a criatividade em um mundo que prioriza produtividade e resultados   A criatividade é algo que todo ser humano possui, mas que precisamos desenvolver e aprender a manter, principalmente naqueles dias menos inspiradores. Ela não se limita às carreiras consideradas artísticas; afinal, qualquer profissão pode se…

No evento de Kick off da Esquema Imóveis, o nadador César Cielo explicou como os bons hábitos e a disciplina podem influenciar o coletivo   Somos um produto dos nossos hábitos e, por meio deles, acabamos impactando todos à nossa volta. Por isso, o tema escolhido pela Esquema Imóveis para…

Momentos impactantes da história, como a pandemia do coronavírus, podem fazer com que as pessoas mudem sua forma de agir, trabalhar, se divertir e ver o mundo   Muito se tem afirmado que, após a pandemia do Covid-19, o mundo irá mudar bastante. Mas será que esse tipo de acontecimento…

Este ano, o Pessach (também conhecido como a Páscoa judaica ou Festa da Libertação) acontece de 8 a 16 de abril, marcando o início da primavera em Israel, do dia 15 ao dia 22 do mês hebraico de Nissan. Trata-se de uma celebração em homenagem à libertação dos judeus da…