< Voltar

O fascínio por reality shows

A Esquema Imóveis acaba de lançar uma nova websérie e por isso investigamos o fenômeno dos programas que mostram transformações na vida real

 

Quem não gosta de ver séries em que grandes transformações acontecem, especialmente se forem na vida real? Desde que começou a se popularizar no Brasil e no mundo, no início dos anos 2000, o formato de reality shows tem se tornado cada vez mais bem sucedido – hoje, inclusive, abrangendo as webséries.

Um dos motivos desse sucesso é a identificação do público com situações do mundo real, além de possibilidades muito maiores de interatividade. O fato de que as pessoas retratadas na tela existem, de verdade, gera uma proximidade do espectador com a história que se desenrola – como se ele, também, pudesse fazer parte do universo do programa.

De acordo com Mark Andrejevic, autor do livro Reality TV: the work of being watched (Reality TV: o trabalho de ser observado), o contexto dos programas que mostram a vida real está relacionado ao desenvolvimento de uma cultura extremamente digital, em um mundo no qual temos câmeras o tempo todo captando os mais diversos aspectos da realidade.

 

Antes e depois: a história da Cinderela

Os realities de transformações (ou makeover, como são conhecidos lá fora) estão entre os mais procurados pelos espectadores. Mas o que gera tanto fascínio das pessoas por esse tipo de programa? Segundo a autora Hannah Springett, os reality shows representam uma espécie de “conto de fadas” da vida real. Como na história de Cinderela, acompanhar o “antes” e “depois” de uma pessoa (ou de um ambiente) traz uma sensação de otimismo e revitalização.

Os participantes dessas séries, por fazerem parte do mundo real, despertam no público um sentimento de intimidade, geralmente se mostrando de maneira autêntica, como de fato são no seu dia a dia. Já a falta de um roteiro dá a esse formato uma imprevisibilidade que atrai a curiosidade do público. O apresentador, quando existe, atua como uma espécie de intermediário.

Pesquisadores no campo da psicologia acreditam que o principal motivo do fascínio com esse tipo de programa não está em um lado voyeur (gostar de observar a vida dos outros) das pessoas, mas na empatia. Gostamos de ver transformações para melhor porque nos interessamos pelos outros. Além disso, tendemos a nos comparar com as pessoas vivendo as situações no programa e projetamos nossos próprios sonhos sendo realizados através delas. E não há nenhum mal nisso… Afinal, quem sabe um dia não possamos também concretizar nossos desejos mais profundos de mudança?

 

Os melhores reality shows de transformação

Para satisfazer a curiosidade de acompanhar transformações na vida real, trazemos aqui (além da nossa nova websérie) uma lista com alguns outros realities que se propõem a transformar para melhor a vida das pessoas:

 

Home Staging: Criando Cenários

A websérie Home Staging: Criando Cenários, produzida pela Esquema Imóveis, acompanha a transformação de um imóvel por meio do home staging, uma técnica amplamente utilizada nos Estados Unidos para potencializar os aspectos mais atrativos de um produto, analisando o perfil dos clientes, com o objetivo de acelerar a venda no mercado.

O primeiro case, dividido em quatro episódios, mostra o processo de preparação de uma casa na Rua Noruega, no bairro Jardim Europa, em São Paulo. A home stager Fernanda Genthon, parceira da Esquema, mostra ao espectador todas as fases do trabalho, explicando um pouco mais sobre essa ferramenta de marketing capaz de revelar as melhores características do imóvel à venda.

 

Extreme Makeover: Home Edition

O programa é um dos mais populares entre os reality shows que promovem transformações em ambientes. Uma equipe de designers, arquitetos e construtores trabalha durante sete dias para praticamente reconstruir as casas dos participantes.

A versão brasileira (Extreme Makeover Brasil), sob o comando de Otaviano Costa, também promete reformas extremas, entregando a casa dos sonhos às famílias que se propõem a participar.

  

Irmãos à Obra

Os irmãos gêmeos Jonathan e Drew Scott usam toda a sua expertise para ajudar potenciais compradores de imóveis a renovar casas de acordo com seu gosto, dentro de um cronograma e um orçamento pré-definidos.

Drew é um especialista em imóveis (que conhece os melhores valores e localizações) e Jonathan é um empreiteiro especializado em renovações. Juntos, eles vão em busca das melhores oportunidades, transformando as casas encontradas no lar ideal para os participantes.

 

Esquadrão da Moda

O programa, apresentado no Brasil por Isabella Fiorentino e Arlindo Grund, tem o objetivo de ajudar as pessoas a amadurecerem seu senso de estilo, melhorando o visual através de uma série de dicas de profissionais especializados.

Ele é baseado no reality britânico What Not to Wear, que ganhou também uma versão norte-americana, com a proposta de dar um banho de loja nos participantes, incluindo retoques no cabelo e maquiagem, para realmente repaginar seu look.

 

Queer Eye

Muito popular na Netflix, o programa é um reboot do original, lançado há quase uma década, que se chamava Queer Eye for the Straight Guy. A proposta é, basicamente, ajudar um homem a fazer em sua vida uma makeover completa – que os profissionais do programa chamam de make better (ou seja, melhorar).

Os episódios mostram um time de profissionais gays (o “Fab Five”), especialistas nas áreas de moda, hábitos pessoais, design de interiores, cultura e entretenimento, ensinando o participante a se vestir melhor, redecorando sua casa e dando dicas preciosas de estilo, gastronomia e comportamento.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça 10 mulheres extraordinárias, grandes exemplos de mães que marcaram a história mundial   Com suas palavras e ações, incontáveis mães marcaram a história da humanidade desde os primórdios da civilização. Elas não apenas dão a vida a seus filhos, como acompanham seu crescimento e aprendizado no decorrer dos anos….

Conheça a tendência de locais adaptados para animais de estimação em condomínios de casas ou de apartamentos   Os animais de estimação têm conquistado um espaço cada vez maior nas famílias brasileiras. De acordo com uma pesquisa da Forbes, o Brasil é um dos países que mais gasta com produtos…

Com o isolamento social, é como se tivéssemos uma desafiadora travessia a fazer, cada um em seu próprio barco   O período de quarentena, por conta da pandemia do Covid-19, obrigou muitas pessoas a lidarem consigo mesmas, além de reavaliarem os relacionamentos com os familiares ou parceiros com quem dividem…

Aproveite nossas dicas de 10 filmes românticos para ver no Dia dos Namorados   Na maioria das datas comemorativas, é comum que restaurantes e outras opções de lazer estejam superlotados ou com longas filas de espera. Para fugir das multidões, não há nada melhor do que curtir uma noite intimista…

O professor e filósofo Emílio Terron fala sobre como podemos encarar os encontros como oportunidades de transformação   Nos dias de hoje, parar um pouco e pensar sobre a vida pode ser algo que poucas pessoas conseguem fazer. No entanto, é a partir das reflexões e dos questionamentos levantados pela…

A futurista Sabina Deweik e o diretor de inovação e expansão da Esquema Imóveis, Marcelo Alcântara, falam sobre o que torna uma empresa e seus profissionais inovadores   Vivemos em um contexto imprevisível, hiperconectado e dominado pela ansiedade, no qual percebemos, cada vez mais, uma aceleração da vida e dos…

Movimento que perpassa o mercado imobiliário, a moda e o mundo do design   O quiet luxury se configura como uma espécie de reflexo da crise mundial, da inflação e de pós pandemia. O termo ganha destaque a partir do comportamento das pessoas em buscar investir em peças úteis e…

Com quatro livros e uma série, a especialista em organização pessoal Marie Kondo se tornou uma verdadeira celebridade, com suas dicas para manter a casa sempre organizada e promessas de resultados imediatos. Não à toa, seu método ganhou enorme popularidade: o livro mais recente de Marie vendeu mais de 2…