< Voltar

Quotidiano – Dia 23

Feliz Páscoa, diário!!!

Hoje, publicamos uma matéria super interessante sobre as origens e o sentido da Páscoa cristã (assim como já havíamos publicado outro texto no início do Pessach judaico). Afinal, acreditamos que a espiritualidade – independentemente da religião – pode ser uma forma de lidar melhor com as dificuldades e os desafios deste período que estamos enfrentando.

Para quem curte as tradições pascais, que incluem coelhinho, ovos e tantas outras coisas, resolvemos trazer um pouquinho da história dos ovos coloridos, decorados e recheados, que ainda são comuns em muitas famílias e devem trazer boas recordações da infância para bastante gente…

Originalmente, na Europa (onde o costume se estabeleceu), a tradição era pintar os ovos de vermelho – em alusão ao sangue de Jesus Cristo. Com o passar os anos, eles se tornaram mais coloridos e divertidos, inclusive ostentando desenhos bastante elaborados. O que permanece é a simbologia, já que os ovos representam vida nova.

 

 

Um costume que se tornou comum no Brasil foi esvaziar os ovos, lavá-los bem, secar e pintar as casquinhas (tingindo-as com papel crepom e água, ou mesmo com outros tipos de tintas e corantes). Os desenhos vão desde formas abstratas até geométricas e florais, personagens, paisagens… vale qualquer coisa que a imaginação permitir!

O ideal é quebrar apenas a pontinha da casca do ovo, deixando um pequeno buraco para rechear. As casquinhas podem ser recheadas com amendoim doce, balinhas de goma ou docinhos como M&M’s. Depois, é só fechar com um papel colado ou adesivo. São as iscas perfeitas para uma “caça ao tesouro”! Principalmente para quem tem crianças, esconder esses ovinhos pela casa ou preparar uma cesta super bonita pode fazer a diferença nesta Páscoa.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Querido diário, Com o pronunciamento do governador do estado de São Paulo sobre a flexibilização da quarentena a partir da semana que vem (incluindo a permissão para reabertura de empresas do setor imobiliário, com algumas restrições), estamos nos preparando para dar adeus aos Quotidianos diários – eles passarão a ser…

E não é que sextou de novo, diário? Pela segunda vez nesta quarentena, recebemos o final de semana de braços abertos… É quando sobra um tempinho pra dar aquela geral na casa, ler um livro, fazer exercícios, testar uma receita nova, ver um bom filme ou simplesmente curtir a presença…

“Se você não pode voar, corra; se você não pode correr, ande; se você não pode andar, rasteje. Mas seja o que for, você precisa seguir em frente.” – Martin Luther King Jr. Não poderia haver frase mais perfeita do que essa pra ilustrar nosso sentimento nos dias de hoje….

Pois é, diário… Tem dias em que é difícil a gente se animar. Ontem mesmo, na live com João Rozario, da Pernod Ricard, nosso CEO Marco Túlio Vilela Lima comentou que a empolgação do início da quarentena já passou e agora nos perguntamos como seguir adiante. João contou como está…

#Sextou, diário. Outro final de semana está chegando e, com ele, mais uma chance de usar nosso tempo de maneira consciente: buscando ver o lado bom das coisas. Essa foi uma das mensagens da live de ontem no nosso Instagram, em que o sócio-diretor da Esquema, Marcelo Alcântara, conversou com…

Oi, diário. A terça-feira começou agitada, com mais uma das nossas reuniões semanais de vendas. Com a equipe toda reunida no Zoom, pudemos matar um pouco a saudade dos colegas e colocar algumas conversas em dia, antes de começarem os assuntos de trabalho… Primeiro, os avisos sobre as próximas lives…

Bom dia, diário! Domingo sempre foi aquele dia da semana em que podíamos dormir um pouquinho a mais, ficar na cama de preguiça, sem pressa ou compromissos… Oras, continua sendo assim na quarentena! Para quem migrou pro home office e tem seguido uma rotina bem disciplinada durante a semana, acordando…

Puxa, diário. A cada novo dia, percebemos o quanto o convívio com os amigos e colegas de trabalho é importante nas nossas vidas. São das pequenas coisas que sentimos falta: a troca de ideias que enriquece tanto o trabalho, as brincadeiras que deixam o clima descontraído durante o expediente, as…