< Voltar

Quiet Luxury: conceito que veio para ficar

Movimento que perpassa o mercado imobiliário, a moda e o mundo do design

 

O quiet luxury se configura como uma espécie de reflexo da crise mundial, da inflação e de pós pandemia. O termo ganha destaque a partir do comportamento das pessoas em buscar investir em peças úteis e com durabilidade, sem deixar aparente o quanto foi gasto naqueles itens.

Ostentar vem sendo um comportamento cada vez mais evitado. Com a tradução de luxo silencioso, o termo descreve o consumo com um viés mais discreto, evitando a aderência de itens de grifes ou com marcas estampadas. No entanto, isso não tem relação alguma com o que de fato foi investido naquela peça, mas, sim, com o “exibir” o quanto foi gasto.

De acordo com Valéria Brandini, antropóloga especialista em consumo de luxo no Brasil, “existem marcadores sociais de consumo. Eles são materiais e imateriais. Os materiais o dinheiro até pode comprar, mas esses imateriais apenas quem já faz parte daqueles grupos consegue compreender”.

Quiet luxury e Recession Core

Ambas tendências compartilham a mesma origem: a recessão econômica mundial. Sofia Martellini, especialista em tendências de moda da WGSN, diz que tanto o quiet luxury como o recession core saem do mesmo contexto socioeconômico de crise, desdobrando-se de formas esteticamente similares, mas conversam com diferentes públicos, sendo o do primeiro o consumidor de mercado de luxo.

Afastando-se das tendências passadas à logomania, o quiet luxury preza pela alta qualidade, pela sofisticação, pelo intimismo e pela durabilidade.

Quiet luxury: impacto nos imóveis

Quanto à arquitetura e o design dos ambientes, acredita-se que o termo seja traduzido em uma estética mais clean e sóbria e com grande valor de design. Ainda que uma pessoa opte por morar em uma casa muito grande, a principal busca na hora de se pensar na decoração é garantir o conforto, o que a conduzirá a um estilo mais pendente para o minimalismo e para o clássico, com uma paleta de cores mais neutra e serena, por exemplo. Estes aspectos conferem elegância e sofisticação ao empreendimento sem deixar a discrição de lado.

Cobertura no Itaim Bibi
Cobertura no Itaim Bibi

Segundo Ken Fulk, renomado decorador de interiores, o quiet luxury é sobre contenção. Para ele, “não é sobre um estilo ou um look – que pode ser intercalado e ousado como sempre – mas com um foco na qualidade e em fazer valer cada momento. Desde os rituais diários ao mais pequeno detalhe da arquitetura do espaço, é sobre investir no prazer e na beleza do dia-a-dia”.

Apartamento no Jardim América
Apartamento recém reformado no Jardim América

A Vogue, uma das mais importantes publicações do setor da moda, prevê que o quiet luxury é uma tendência que se instalará sem percebermos.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Confira a nossa matéria “Tendências de Cores e Design para 2023”!

Tendências de Cores e Design para 2023 – Blog | Esquema Imóveis (esquemaimoveis.com.br)

ARTIGOS
RELACIONADOS

Esquema Imóveis lança projetos que mostram como é o nosso dia a dia A Esquema Imóveis possui mais de cinco décadas de uma história que une tradição ao espírito inovador. Hoje, já consolidada no segmento imobiliário, o nosso desafio é continuar buscando a inovação e o fortalecimento da marca por…

A confiança para interagir com clientes é uma ferramenta que pode ser aprimorada para criar bons relacionamentos   O caminho que leva a uma venda passa por vários processos, mas ele não pode acontecer sem que dois aspectos essenciais sejam estabelecidos: confiança na comunicação e conexão com o cliente. No…

Conheça a tendência de locais adaptados para animais de estimação em condomínios de casas ou de apartamentos   Os animais de estimação têm conquistado um espaço cada vez maior nas famílias brasileiras. De acordo com uma pesquisa da Forbes, o Brasil é um dos países que mais gasta com produtos…

Cada vez mais, as mulheres conquistam espaço no competitivo e lucrativo mercado da corretagem de imóveis   Ao longo das últimas décadas, as mulheres têm ocupado o mercado de trabalho e obtido cada vez mais independência financeira. Houve uma evolução significativa no que diz respeito à atuação e participação feminina…

Tanto no campo pessoal quanto profissional, a busca por um propósito é o que dá sentido à vida   Mesmo quando tudo parece estar em ordem na nossa vida – carreira, família e vida social – pode ser que tenhamos a sensação de que alguma coisa ainda está faltando. Em…

Bairros históricos e emblemáticos de São Paulo, como o Jardim América, vivem um movimento de renovação. Entre as casas e edifícios existentes há décadas, uma tendência vem ganhando força: os retrofits. Mais do que simples reformas, eles propõem atualizar imóveis antigos, preservando sua essência, para atender às novas demandas de…

É possível definir um padrão de consumo apenas por distinções geracionais?   A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre meados dos anos 90 e o início dos anos 2010, é uma das mais estudadas e discutidas nos dias de hoje. Com o rápido avanço da tecnologia e a crescente…

A futurista Sabina Deweik e o diretor de inovação e expansão da Esquema Imóveis, Marcelo Alcântara, falam sobre o que torna uma empresa e seus profissionais inovadores   Vivemos em um contexto imprevisível, hiperconectado e dominado pela ansiedade, no qual percebemos, cada vez mais, uma aceleração da vida e dos…