< Voltar

Quiet Luxury: conceito que veio para ficar

Movimento que perpassa o mercado imobiliário, a moda e o mundo do design

 

O quiet luxury se configura como uma espécie de reflexo da crise mundial, da inflação e de pós pandemia. O termo ganha destaque a partir do comportamento das pessoas em buscar investir em peças úteis e com durabilidade, sem deixar aparente o quanto foi gasto naqueles itens.

Ostentar vem sendo um comportamento cada vez mais evitado. Com a tradução de luxo silencioso, o termo descreve o consumo com um viés mais discreto, evitando a aderência de itens de grifes ou com marcas estampadas. No entanto, isso não tem relação alguma com o que de fato foi investido naquela peça, mas, sim, com o “exibir” o quanto foi gasto.

De acordo com Valéria Brandini, antropóloga especialista em consumo de luxo no Brasil, “existem marcadores sociais de consumo. Eles são materiais e imateriais. Os materiais o dinheiro até pode comprar, mas esses imateriais apenas quem já faz parte daqueles grupos consegue compreender”.

Quiet luxury e Recession Core

Ambas tendências compartilham a mesma origem: a recessão econômica mundial. Sofia Martellini, especialista em tendências de moda da WGSN, diz que tanto o quiet luxury como o recession core saem do mesmo contexto socioeconômico de crise, desdobrando-se de formas esteticamente similares, mas conversam com diferentes públicos, sendo o do primeiro o consumidor de mercado de luxo.

Afastando-se das tendências passadas à logomania, o quiet luxury preza pela alta qualidade, pela sofisticação, pelo intimismo e pela durabilidade.

Quiet luxury: impacto nos imóveis

Quanto à arquitetura e o design dos ambientes, acredita-se que o termo seja traduzido em uma estética mais clean e sóbria e com grande valor de design. Ainda que uma pessoa opte por morar em uma casa muito grande, a principal busca na hora de se pensar na decoração é garantir o conforto, o que a conduzirá a um estilo mais pendente para o minimalismo e para o clássico, com uma paleta de cores mais neutra e serena, por exemplo. Estes aspectos conferem elegância e sofisticação ao empreendimento sem deixar a discrição de lado.

Cobertura no Itaim Bibi
Cobertura no Itaim Bibi

Segundo Ken Fulk, renomado decorador de interiores, o quiet luxury é sobre contenção. Para ele, “não é sobre um estilo ou um look – que pode ser intercalado e ousado como sempre – mas com um foco na qualidade e em fazer valer cada momento. Desde os rituais diários ao mais pequeno detalhe da arquitetura do espaço, é sobre investir no prazer e na beleza do dia-a-dia”.

Apartamento no Jardim América
Apartamento recém reformado no Jardim América

A Vogue, uma das mais importantes publicações do setor da moda, prevê que o quiet luxury é uma tendência que se instalará sem percebermos.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Confira a nossa matéria “Tendências de Cores e Design para 2023”!

Tendências de Cores e Design para 2023 – Blog | Esquema Imóveis (esquemaimoveis.com.br)

ARTIGOS
RELACIONADOS

Momentos impactantes da história, como a pandemia do coronavírus, podem fazer com que as pessoas mudem sua forma de agir, trabalhar, se divertir e ver o mundo   Muito se tem afirmado que, após a pandemia do Covid-19, o mundo irá mudar bastante. Mas será que esse tipo de acontecimento…

Entenda a importância da colaboração e do compartilhamento de ideias para criar um excelente ambiente de trabalho   Alcançar bons resultados em uma empresa não depende apenas da qualidade de seus produtos ou das tecnologias utilizadas em seus processos. Na verdade, o principal fator que gera alta performance é uma…

6 dicas para manter a criatividade em um mundo que prioriza produtividade e resultados   A criatividade é algo que todo ser humano possui, mas que precisamos desenvolver e aprender a manter, principalmente naqueles dias menos inspiradores. Ela não se limita às carreiras consideradas artísticas; afinal, qualquer profissão pode se…

A confiança para interagir com clientes é uma ferramenta que pode ser aprimorada para criar bons relacionamentos   O caminho que leva a uma venda passa por vários processos, mas ele não pode acontecer sem que dois aspectos essenciais sejam estabelecidos: confiança na comunicação e conexão com o cliente. No…

Conheça 10 mulheres extraordinárias, grandes exemplos de mães que marcaram a história mundial   Com suas palavras e ações, incontáveis mães marcaram a história da humanidade desde os primórdios da civilização. Elas não apenas dão a vida a seus filhos, como acompanham seu crescimento e aprendizado no decorrer dos anos….

Cada vez mais, as mulheres conquistam espaço no competitivo e lucrativo mercado da corretagem de imóveis   Ao longo das últimas décadas, as mulheres têm ocupado o mercado de trabalho e obtido cada vez mais independência financeira. Houve uma evolução significativa no que diz respeito à atuação e participação feminina…

É possível definir um padrão de consumo apenas por distinções geracionais?   A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre meados dos anos 90 e o início dos anos 2010, é uma das mais estudadas e discutidas nos dias de hoje. Com o rápido avanço da tecnologia e a crescente…

Em meio ao terror da Segunda Guerra Mundial, a jovem Anne Frank colocou no papel seus medos e esperanças. O que podemos aprender com isso?   O ano era 1942. Na Holanda ocupada pelos nazistas, a jovem judia Annelies Marie Frank (Anne Frank) começou a documentar seu dia a dia…