< Voltar

Casas de cinema

Conheça algumas propriedades que são praticamente personagens nos filmes para os quais serviram de locação

 

Parasita / Parasite (2019)

Essa casa extraordinária, de arquitetura contemporânea, com área social envidraçada e aberta para um grande gramado, é quase um personagem da história, no premiado filme sul-coreano Parasita. O diretor do longa, Bong Joon Ho, na verdade construiu a casa do zero, apenas para servir de cenário para as gravações.

Na história, a exuberante propriedade pertence à rica família Park, que desconhece a existência de um bunker no subsolo, o qual acaba sendo usado como esconderijo por um criminoso. A ideia, segundo o diretor, era de que absolutamente tudo na casa fosse impecável, salientando o abismo social que separava os personagens.

 

Diário de uma Paixão / The Notebook (2004)

Uma das casas mais memoráveis já vistas no cinema, a mansão onde os personagens Noah e Allie se reencontram, no filme Diário de uma Paixão, está localizada em Charleston, nos Estados Unidos. É uma residência particular construída no século XVIII, e uma das 18 casas existentes na propriedade rural chamada Martin’s Point Plantation.

Uma curiosidade é que a equipe envolvida na direção de arte do filme precisou fazer com que a casa parecesse abandonada e feia, para algumas cenas. Isso porque, na história, o personagem de Ryan Gosling trabalha na renovação da propriedade, com suas próprias mãos, para sua amada.

 

O Amor não Tira Férias / The Holiday (2006)

A comédia romântica, dirigida por Nancy Meyers, tem duas casas que são praticamente personagens da história. No filme, duas mulheres (uma norte-americana, interpretada por Cameron Diaz, e uma britânica, vivida por Kate Winslet) trocam de casa para os feriados de Natal e acabam encontrando o amor em outro país.

Nos Estados Unidos, a casa da personagem de Cameron Diaz é uma mansão em estilo mediterrâneo, com balcões floridos e toques de arquitetura espanhola, características muito comuns em Los Angeles. A casa foi projetada pelo arquiteto Wallace Neff, nos anos 1920, para sua própria residência, e recentemente foi colocada à venda por 11,8 milhões de dólares.

Já a casa da personagem britânica, chamada no filme de Rosehill Cottage, é aconchegante e muito charmosa. Embora ela tenha sido construída em um estúdio de Hollywood, inspirada na propriedade Honeysuckle Cottage (localizada na vila de Holmbury Saint Mary), é um lugar que parece saído de um conto de fadas, onde qualquer um gostaria de morar.

 

A Casa do Lago / The Lake House (2006)

Se o nome do filme já fala da casa, certamente ela tem um papel importante na história, certo? De fato, a casa do lago é o que une os personagens de Sandra Bullock e Keanu Reeves, nesse romance com elementos de fantasia e ficção científica. Separados no tempo (ela dois anos à frente dele), o casal começa a trocar correspondências através da caixa de correio da casa.

Na história, o personagem de Keanu é um arquiteto e seu pai projetou a casa do lago, feita quase inteiramente de vidro, com uma árvore no centro. A propriedade foi construída no Maple Lake, perto de Chicago, nos Estados Unidos, e (na verdade) projetada pelo arquiteto britânico Nathan Crowley. Uma peculiaridade é que ela foi tirada do papel em apenas 10 semanas e erguida apenas para as gravações do longa – tendo que ser removida do local, após a conclusão das filmagens.

 

Mãe! / Mother! (2017)

Se existe uma casa que pode ser considerada a verdadeira estrela do filme, é a que aparece em Mãe!, de Darren Aronofsky. A mansão vitoriana, que na história está sendo restaurada pela personagem de Jennifer Lawrence, acaba se tornando uma verdadeira casa de horrores, quando convidados indesejados começam a aparecer e depredar tudo. O diretor chegou a comentar que o filme seria uma metáfora para a natureza, ou a mãe Terra, já que a protagonista está grávida e vê sua casa sendo destruída de maneira cada vez mais brutal. Nesse sentido, a cenografia representa bem esse processo de caos e colapso.

A casa foi construída em Montreal, no Canadá, apenas para a produção do longa. A primeira parte dela foi erguida em um campo aberto, mas somente o primeiro piso, para que fossem gravadas as sequências diurnas e as cenas externas do filme. Então, a casa foi construída novamente, mas com os três andares, em um estúdio, para a gravação das sequências noturnas.

 

Sob o Céu de Toscana / Under the Tuscan Sun (2003)

Nesse filme, a personagem de Diane Lane é uma escritora que acaba comprando, por impulso, uma rústica e charmosa vila toscana (chamada, na história, de Villa Bramasole), sem saber que a experiência vai mudar sua vida e sua maneira de encarar o mundo.

Tudo na propriedade é fascinante: a acolhedora arquitetura italiana, o jardim, a vista maravilhosa… Na verdade, o local se chama Villa Laura e está situado em Cortona, na Itália. A vila foi construída no século XVII, mas passou por uma recente modernização, e pode até mesmo ser alugada, por quem quiser se sentir como se estivesse dentro de um filme.

 

O Iluminado / The Shining (1980)

O filme de Stanley Kubrick não se passa necessariamente em uma casa, e sim em um hotel, mas com certeza o local é o personagem principal do terror O Iluminado. O fato curioso é que o escritor Stephen King escreveu o livro que deu origem ao filme depois de passar uma noite atormentada por pesadelos no Stanley Hotel, próximo ao Rocky Mountain National Park, nos Estados Unidos.

O Stanley Hotel (que, na vida real, não tinha um labirinto, mas uma vista espetacular das montanhas), o Timberline Lodge e o Ahwahnee Hotel serviram de modelos para a criação dos cenários aterrorizantes do Overlook Hotel, no longa de Kubrick. O hotel é praticamente o antagonista da história, já que é nele que se manifestam as assombrações que atormentam o menino Danny e que levam o personagem de Jack Nicholson à loucura.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

O movimento artístico que agitou os anos 1950 e 1960 nos Estados Unidos e no mundo, revelando nomes como Andy Warhol, Keith Haring e Roy Lichtenstein   “A vida não é uma série de imagens que mudam conforme se repetem?”  Andy Wahrol Obras de arte extremamente coloridas, com foco em…

As joias sempre foram peças únicas e preciosas, mas hoje se destacam pela combinação entre as tendências da moda, habilidades artísticas e técnicas avançadas   O design de joias é uma das primeiras formas de arte e decoração desenvolvidas pelas civilizações humanas. Há sete mil anos, as mais antigas sociedades…

Você já pensou que sua mãe parece uma personagem de filme?   Aquela história de que “mãe é tudo igual” talvez tenha um fundo de verdade, embora cada filho veja sua mãe como um ser único no mundo. O que provavelmente já aconteceu com quase todas as pessoas é ir…

O irreverente festival de artes e música agita o Black Rock Desert, nos Estados Unidos, há mais de 30 anos   Foi no verão de 1986, em San Francisco Beach, na Califórnia, que um grupo de amigos organizou o primeiro Burning Man da história. A iniciativa de construir uma figura…

Da arquitetura marcante à fauna e flora, o Parque Ibirapuera é um ícone de São Paulo e o mais visitado da América Latina O Parque Ibirapuera completou 70 anos em agosto de 2024. Um dos maiores pontos turísticos de São Paulo e um favorito entre os moradores da capital, é…

“Decidi não esperar as oportunidades e, sim, buscá-las. Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.” – Walt Disney, o exemplo incansável da busca pela excelência   A experiência Disney é realmente algo inesquecível na vida de quem já visitou os parques da franquia – tanto crianças…

Selecionamos alguns dos designers que mais se destacaram nos nossos melhores imóveis em 2019, como os irmãos Campana, Sergio Rodrigues e José Zanine Caldas   O mobiliário brasileiro representa a diversidade do país. Tudo aqui é uma mistura: de sotaques, climas, pessoas e paisagens. Naturalmente, artistas e designers se enriquecem…

‘Tarsila Popular’ reúne 92 obras da artista brasileira   Inaugurada no dia 5 de abril, com curadoria de Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, a mostra Tarsila Popular acontece no MASP, com a expectativa de receber por volta de 250 mil pessoas até 28 de julho, seu último dia. A exposição…