< Voltar

O equilíbrio do mercado

O CEO da Esquema Imóveis, Marco Túlio Vilela Lima, explica como a teoria do equilíbrio se aplica ao mercado imobiliário de alto padrão

 

A teoria do equilíbrio geral do mercado afirma que a oferta e a procura interagem de forma dinâmica para, eventualmente, atingir-se um equilíbrio de preços. Mas como isso acontece, na prática, e de que modo pode afetar segmentos específicos, como o imobiliário?

Segundo os conceitos popularizados pelo pioneiro da economia política Adam Smith, no livro A Riqueza das Nações, em um sistema no qual comerciantes realizam transações de compra e venda de produtos, a liberdade de negociação (free trade) e a abertura do comércio a mercados domésticos e estrangeiros permitiriam maior prosperidade e benefício aos negociantes.

De acordo com as teorias de Smith, a “mão invisível” do mercado, sem intervenções externas, seria capaz de estabelecer um equilíbrio dessa oferta e demanda, alocando os recursos de forma a fazer com que os produtos gravitem em torno de seus preços naturais. “O próprio mercado se autorregula. Então, em momentos de desequilíbrio, ele vai se regulando e voltando ao equilíbrio”, observa Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis.

Para Túlio, isso é o que tem acontecido no mercado imobiliário de alto padrão, nos últimos anos. “Nós percebemos, por exemplo, em função da pandemia, uma demanda muito forte por casas e uma valorização desse tipo de imóvel. Este ano, no entanto, já estamos em um equilíbrio maior de oferta e demanda, e os preços tendem a se estabilizar. Isso se aplica tanto ao segmento imobiliário quanto a qualquer outro mercado em que exista livre concorrência”, afirma.

No ano passado, o mercado imobiliário passou por um período muito positivo. A partir do segundo semestre de 2020, em especial, o segmento de alto padrão se tornou extremamente demandado, e o ano de 2021 foi um dos melhores na história da Esquema Imóveis. “A balança pendeu mais para demanda do que para oferta. Com isso, houve uma valorização dos imóveis. Em certo momento, alguns produtos começaram até mesmo a faltar no mercado, o que fez com que os preços aumentassem”, comenta o CEO.

Depois desse período atípico, a expectativa, para 2022, era de que haveria alguma retração. “Para este ano, eu já imaginava um equilíbrio maior entre oferta e demanda. É o que venho percebendo: o mercado está mais normalizado”, ressalta. “A surpresa foi que, no primeiro bimestre, faturamos quase 30% a mais do que nesse mesmo período do ano anterior – que já havia sido excelente.”

Nesse contexto, a Esquema Imóveis acabou “nadando contra a corrente” e mantendo seu saldo positivo, mesmo em um ano no qual se esperava um volume de vendas menor. Segundo Túlio, os bons resultados, até o momento, foram fruto de um trabalho que a empresa já vinha realizando há anos, com foco no relacionamento e no atendimento personalizado. “A equipe comercial realmente cavou oportunidades, entrando em contato com clientes e buscando negócios”, salienta.

 

Fatores de desequilíbrio

Além da pandemia, que foi um acontecimento totalmente anormal e que impactou a economia como um todo, tanto no Brasil como no resto do mundo, outros fatores podem provocar desequilíbrios momentâneos no mercado imobiliário. “Para o mercado ficar mais ofertado do que demandado, um aspecto que impacta muito são as taxas de juros. Uma taxa exorbitante acaba afetando negativamente o apetite de compra dos consumidores”, exemplifica Túlio.

Isso porque, para muitas aquisições imobiliárias, principalmente nos nichos de classe média ou baixa, que dependem de financiamentos, a taxa de juros é fundamental. “No mercado de alto luxo, essa correlação é menor, embora também exista, principalmente quando se trata de investidores”, acrescenta o CEO da Esquema Imóveis. “Outro fator, que impacta mais imóveis em lançamento, é quando existe um alto volume de produtos de determinado tipo em uma mesma região (por exemplo, uma quantidade enorme de lançamentos de studios). Isso acaba gerando uma super oferta, o que desequilibra o mercado e impacta negativamente os preços.”

Contudo, as mudanças macroeconômicas não influenciam de forma semelhante as áreas de vendas, locações e lançamentos. “Há algumas nuances, pequenas diferenças, dependendo do tipo de operação. Por exemplo, as taxas de juros mais altas provocam um efeito negativo em imóveis prontos, mas podem fazer com que os compradores voltem sua atenção para os lançamentos. Agora, para o consumidor de locação, o que pode acontecer é que, se ele deseja comprar e os juros altos inviabilizam a compra, esse cliente acaba caindo na locação, o que provoca um aquecimento desse setor”, explica Túlio.

O desafio, para o CEO da Esquema Imóveis, é evitar que as oscilações do mercado prejudiquem o desempenho da empresa. “Estamos inseridos dentro desse cenário e, obviamente, somos impactados diretamente por qualquer desequilíbrio. É impossível ficarmos incólumes ao que acontece externamente, porque somos intermediadores entre o comprador e o vendedor. O que fazemos é nos manter atentos aos sinais, monitorando periodicamente a demanda e a oferta, para, com isso, traçar estratégias, tanto de captação quanto de divulgação”, afirma.

Túlio acredita que, tanto o equilíbrio quanto o desequilíbrio do mercado não são necessariamente positivos ou negativos para os negócios, já que tudo depende do contexto. “Geralmente, o desequilíbrio tende a ser de curto prazo, mas pode gerar grandes oportunidades de obter lucros. Já em um mercado mais equilibrado, é possível se planejar melhor e definir estratégias de ação mais efetivas. Eu, particularmente, gosto de trabalhar em equilíbrio”, conclui.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

O CEO da Esquema Imóveis, Marco Túlio Vilela Lima, fala sobre os desafios e oportunidades deste novo ano para o mercado imobiliário   Quem não se surpreendeu com alguma coisa em 2022? Certamente foi um ano que trouxe alguns desafios para os mais variados segmentos, assim como oportunidades interessantes de…

O repertório criativo de duas grifes podem garantir o sucesso de alguns empreendimentos   Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum ver grandes nomes da moda emprestando suas marcas para empreendimentos imobiliários de alto padrão. Essa tendência pode ser vista em diversas cidades ao redor do mundo, incluindo…

Gestão do produto por um único interlocutor e estratégias de marketing direcionadas são algumas das vantagens de um imóvel exclusivo   Para o cliente de alto padrão, o momento de colocar seu imóvel à venda é muito delicado. Sua casa ou apartamento não é somente um bem material, que faz…

Conheça a ferramenta de marketing que transforma seu imóvel em um verdadeiro cenário de revista   Para quem não atua no mercado imobiliário, talvez o termo home staging não tenha muito significado. Em inglês, a palavra stage diz respeito à cena teatral, o palco onde se apresenta um espetáculo. Como…

Vinicius Nageishi, da área de desenvolvimento imobiliário da Esquema Imóveis, fala sobre a solução para adquirir e incorporar terrenos   Os fundos de investimento imobiliário (FIIs), modalidade já conhecida pela maioria das pessoas que tem algum contato com o mercado financeiro, são conjuntos de investidores que reúnem recursos para ativos…

O arquiteto Márcio Mazza explica como o trabalho de retrofit revitaliza imóveis em localizações privilegiadas, mantendo a sustentabilidade   Projetos sustentáveis, com energia solar e mais econômica, além de caixas de retenção de água pluvial, que podem ser usadas no jardim – esse é o padrão das casas construídas pelo…

Conhecido por suas casas e ruas arborizadas, o bairro está passando por um boom de novos projetos sendo entregues como há muito tempo não era percebido   Uma das regiões mais nobres da cidade está passando por um momento especial: os bairros Jardim Europa, Jardim América, Jardim Paulista e Jardim…

Lista com as principais cidades em termos de investimento, desenvolvimento e expansão   O ranking internacional elaborado pela consultoria fDi Intelligence, “Global Cities of the Future 2021/2022”, contou com a participação da cidade de São Paulo, que ocupou o quarto lugar na lista das dez “Megacidades do Futuro” com melhores…