< Voltar

Tendências arquitetônicas em alta no mercado

Cinco tendências que continuarão em alta no segundo semestre

Os espaços e ambientes são conduzidos por tendências que surgem a cada ano, sendo que muitas destas são reflexos de mudanças da sociedade como um todo. Especialistas acreditam que muito do que se pode observar desde 2020 é resultado do período da pandemia, bem como do mundo pós-pandemia.

A relação com o ambiente doméstico, nesse sentido, ganhou outros novos significados. Aqui, com as pessoas ficando mais em casa e com um contato mais íntimo e profundo com os diferentes ambientes, o vínculo estabelecido entre o indivíduo, o imóvel e tudo aquilo que o compõe passou a ser visto por um outro ângulo.

Há, portanto, uma tendência quase que inerente ao que vivemos no momento de pandemia, como a busca por espaços confortáveis, aconchegantes e multifuncionais que primam pelo bem-estar, e a utilização de elementos que remetem à natureza. Isso porque, devido ao tempo de isolamento, as pessoas passaram a sentir profundamente a falta do contato humano e do contato com o verde. É aí que formas orgânicas, cores naturais e abundância de iluminação natural se mostram destaques na criação de ambientes, pois propiciam mais essa conexão entre o interno e o externo.

5 tendências em alta

A Esquema Imóveis elencou cinco tendências que continuarão em alta no segundo semestre de 2023.

Sustentabilidade

Além da conexão com a natureza e a utilização de elementos que remetam a tal, a responsabilidade ambiental vem sendo cada vez mais prioridade nos projetos. Quanto a isso, para além das diferentes possibilidades de uso de materiais naturais e de reaproveitamento, existem as construções inteligentes, que aliam sustentabilidade, praticidade, tecnologia e economia, o bom aproveitamento da luz natural para os espaços, a captação de água da chuva e a utilização de produtos duráveis. Tudo isso com uma forte presença da estética minimalista, da sofisticação e da leveza, trazendo, por conseguinte, maior fluidez dos espaços.

Design biofílico e elementos naturais

Uma das principais tendências nos últimos anos e cada vez mais presente nos projetos de interiores, o design biofílico traz a beleza das plantas com foco em promover o bem-estar físico e mental dos moradores. Da mesma forma, os elementos naturais agregam valor às composições com suas fortes conexões com a natureza e sensações diversas. Revestimentos como o Patagônia, o Moledo Corupá e Andina fazem alusão a pedras naturais e são utilizadas tanto nos espaços externos como nos internos, dando toques rústicos e sofisticados aos ambientes.

Cores naturais

As tendências de ambientes aconchegantes e com uma atmosfera que remeta à natureza passam por diferentes elementos. Cores com tons terrosos, verdes e azuis, por exemplo, conferem ao espaço características mais naturais, assim como os tons mais claros reforçam seu caráter tranquilo e aconchegante.

Iluminação natural

A busca pela luz abundante e natural valoriza os diferentes espaços do imóvel, além de criar mais aconchego nos ambientes. Neste ano, o cenário esperado é de que se busque ainda mais o melhor aproveitamento da iluminação natural para a composição de espaços mais relaxantes, buscando a luz artificial apenas com o intuito de aliar características mais modernas ao aconchego.

Ambientes multifuncionais

A integração dos espaços confere maior sensação de amplitude e interação, além do conforto promovido pela fluidez nos ambientes. Essa otimização garante, ainda, espaço para móveis multifuncionais.

Quer saber mais sobre tendências? Confira o nosso artigo sobre cores e design!

ARTIGOS
RELACIONADOS

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, explica a importância de um bom arquiteto na valorização imobiliária   O valor de um arquiteto, em uma construção, vai muito além da habilidade para desenhar projetos. Seu trabalho abrange criatividade e conhecimento, adotando soluções que promovam a funcionalidade, a sustentabilidade e…

Jardins verticais, que já se tornaram uma tendência em apartamentos e casas, são bonitos e ocupam pouco espaço   É difícil encontrar alguém que não goste de plantas. Um bom paisagismo ajuda a tornar os ambientes (sejam eles internos ou externos) muito mais agradáveis, aproximando as pessoas da natureza. Nas…

Conheça as casas mais cobiçadas em condomínios de campo próximos à capital paulista, locais perfeitos para relaxar e fugir do agito da cidade   Se a pandemia do coronavírus trouxe algo de bom para os consumidores do mercado imobiliário, foi uma nova perspectiva a respeito da importância de morar bem….

Cidade Matarazzo, empreendimento que traz para São Paulo um conceito que integra passado, presente e futuro, unindo o que há de mais avançado no design, tecnologia e sustentabilidade   Em uma paisagem formada por prédios e ruas movimentadas, próxima a uma das áreas mais vibrantes e culturais de São Paulo,…

Confira nossas dicas para criar uma decoração natalina com a cara do verão brasileiro, cheia de frescor e criatividade   A decoração de Natal tem diversos elementos que remetem aos países do hemisfério norte, onde é inverno no mês de dezembro. O Papai Noel com roupas aconchegantes, as renas e…

As corretoras Renata Castro, Roseane Sanches e Katia Frazza falam sobre edifícios clássicos do bairro, que marcaram a história do modernismo   Higienópolis é um dos bairros paulistanos com maior tradição em arquitetura, abrigando edifícios icônicos do modernismo brasileiro. Sem perder suas características ao longo das décadas, a região possui…

Viradas de anos trazem consigo sempre uma série de novidades. Há o que se mantém, o que aumenta, o que diminui e o que muda completamente como uma virada de chave. É possível notar, para o próximo ano, algumas tendências que abrem espaço para a exploração dos entusiastas da área…

Aproveitando a chegada do Dia das Crianças, selecionamos alguns exemplos de brinquedotecas incríveis e com design inovador   Uma das maiores preocupações de famílias com filhos, ao buscar um imóvel para compra ou locação, é saber se há opções de lazer para as crianças. Afinal, elas precisam de espaço e…