< Voltar

Conheça os prédios sustentáveis

A conscientização em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, impactando até mesmo as incorporadoras. Atualmente, o Brasil está entre os países que mais investem em construções sustentáveis com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no mundo, ocupando a 4ª posição no ranking global.

Projeto inovador no Brasil

No Brasil, destaca-se o projeto inovador Seed, na Vila Olímpia, São Paulo. Assinado pelo botânico Ricardo Cardim e lançado pela incorporadora Gamaro, possui jardins verticais e paisagismo sustentável. O Seed é o primeiro empreendimento residencial com terraço pocket forest.

O que são prédios sustentáveis?

O conceito está em construir edifícios que harmonizem com o meio ambiente, além de amenizar os impactos causados à natureza, desde o período de obras até sua finalização.

O principal objetivo é utilizar materiais e bens naturais, como a energia e a água, de forma eficaz. Além disso, a aplicação de materiais recicláveis é recomendada, para que o impacto ambiental seja menor.

Principais características

A construção de casas ou prédios sustentáveis deve respeitar primeiramente o ambiente que os cerca, assim como seus recursos naturais. Entre os materiais utilizados nessas construções, destacam-se:

  1. Concreto reciclado: É composto por resíduos da própria obra, para substituir materiais de fontes naturais.
  2. Blocos de adobe: Feitos de água, areia, argila e palha, são resistentes e mais sustentáveis do que os blocos tradicionais.
  3. Tecido greenscreen: Utilizado em cortinas e persianas para bloquear a radiação e fazer uso racional da energia solar.
  4. Lâmpadas de LED: Além de consumir menos energia, essas lâmpadas tendem a durar 25 vezes mais que as comuns.
  5. Tijolos ecológicos: Possuem um processo de fabricação totalmente diferente dos tijolos convencionais. Os ecológicos são produzidos apenas de solo, cimento e umidade, não degradando o meio ambiente.

Além desses produtos, há outras formas de contribuir com a sustentabilidade. É o caso da reutilização de água e dos painéis solares que convertem a radiação solar em energia térmica. Esses fatores têm se tornado comuns em imóveis de alto padrão localizados em bairros nobres de São Paulo.

ARTIGOS
RELACIONADOS

Um estilo típico do litoral, essa arquitetura se destaca pelos materiais orgânicos e integração com a natureza   O termo “caiçara” tem sua origem no tupi caá-içara, que denominava as estacas colocadas em torno das aldeias indígenas. Ele normalmente é utilizado para se referir aos habitantes tradicionais do litoral Sudeste…

Aproveitando a chegada do Dia das Crianças, selecionamos alguns exemplos de brinquedotecas incríveis e com design inovador   Uma das maiores preocupações de famílias com filhos, ao buscar um imóvel para compra ou locação, é saber se há opções de lazer para as crianças. Afinal, elas precisam de espaço e…

Confira algumas dicas para fazer com que os espaços verdes em edifícios transmitam uma sensação de bem-estar e conexão com a natureza   Criar ambientes agradáveis e ao mesmo tempo sustentáveis é um dos maiores desafios do paisagismo contemporâneo. Especialmente no caso de edifícios residenciais, os projetos de áreas verdes…

As janelas do piso ao teto, que dão amplitude e luminosidade aos ambientes, são uma tendência na arquitetura contemporânea   Janelas grandes sempre estiveram em alta na arquitetura, mas elas têm sido cada vez mais utilizadas para substituir paredes. Principalmente em áreas sociais, as janelas do piso ao teto agregam…

 Projetadas para trazer charme e funcionalidade, as escadas podem se tornar verdadeiros destaques em uma casa ou apartamento   Quando paramos para observar a arquitetura de um imóvel, é raro prestarmos muita atenção em escadas. No entanto, esse é um elemento da construção que pode fazer uma enorme diferença –…

Minimalismo, integração, funcionalidade e conforto são algumas das características de projetos arquitetônicos inspirados nessa região europeia   São poucos os povos que incorporam em seus projetos arquitetônicos, de forma tão natural, características como minimalismo, modernismo e funcionalidade, quanto os escandinavos. Acostumados, durante séculos, a lidar com os mais diversos conflitos,…

Confira nossas dicas para transformar o sótão da sua casa em uma área de lazer, tranquilidade e aconchego   Muitas pessoas veem o sótão como um local da casa pouco ou raramente utilizado. No Brasil, a maioria dos imóveis sequer conta com esse espaço; já na cultura norte-americana, o sótão…

Confira nossas 5 dicas para aproveitar melhor o espaço da varanda, ampliando a área social do seu imóvel   Nos tempos em que vivemos, contar com uma área externa é um verdadeiro luxo. É difícil encontrar alguém que, durante o isolamento social, não tenha desejado trazer um pouco mais de…