< Voltar

Tendências de arquitetura para 2024: novos estilos, novas possibilidades

Estar atualizado com as tendências de arquitetura e decoração é essencial para quem deseja manter espaços modernos, funcionais e visualmente atrativos. Acompanhar novidades também permite que soluções e tecnologias sejam incorporadas, para tornar ambientes mais eficazes e sustentáveis. Fora que todas essas iniciativas não só valorizam o imóvel, como elevam o seu valor para uso próprio, futuras negociações ou locações.

Além disso, com as evoluções no mercado de arquitetura e decoração, temos mais criatividade, inspirações e ideias que podem ser adaptadas às necessidades e preferências de cada indivíduo. Logo, instituir elementos e estilos contemporâneos não significa abdicar da personalidade e da identidade dos residentes, mas reinventar espaços com singularidade e autenticidade. Posto que renovações também contribuem para estimular o senso estético e experiências sensoriais e emocionais.

Tendência de arquitetura
Casa com padrão contemporâneo

 

Do mesmo modo, ficar a par das oportunidades permite explorar novas perspectivas, materiais e paletas. Bem como permanecer sintonizado com a diversidade e com as mudanças culturais e sociais de nosso tempo. 

Por isso, confira, agora, cinco tendências que devem pautar 2024:

 

1) Sustentabilidade:

A preocupação com o meio ambiente e a busca por sistemas construtivos mais sustentáveis devem influenciar, fortemente, a arquitetura deste ano. Espera-se, inclusive, um aumento no uso de materiais eco-friendly, soluções inteligentes que reduzem o consumo de energia e água, e integram espaços verdes.

Prédio da Fundação Ford, em Nova Iorque, que capta a água da chuva para irrigação e resfriamento

 

2) Tecnologia:

A incorporação de tecnologias em diferentes propriedades será outra demanda. Ou seja, mais sistemas de automação residencial, sistemas de refrigeração passiva, móveis feitos por impressora 3D e eletrodomésticos conectados à internet. 

Apartamento com automação

 

3) Flexibilidade:

Com a mudança do estilo de vida, os espaços deverão ser mais flexíveis e adaptáveis. O que significa que teremos mais arquitetura modular e edifícios pré-fabricados. Também ambientes fluidos, com ênfase em cômodos abertos, integração de pessoas e versatilidade.

Projeto modular

 

4) Design biófilo:

Isso porque ele une elementos como luz natural, água, plantas e materiais orgânicos. Logo, numa conjuntura na qual a conexão com a natureza tem sido cada vez mais valorizada, os novos espaços tendem a recorrer ao bem-estar e à saúde dos ocupantes.

Integração de plantas no escritório

 

5) Arquitetura minimalista:

Por fim, o design simplificado, com foco na funcionalidade, na estética limpa e despojada, tem ganhado bastante aderência. E, com ele, têm-se utilizado tons suaves e acabamentos em travertino e porcelanato branco e bege. Posto que eles são atemporais e estão em alta para quem busca conforto e suavidade.

Casa com conceito minimalista
ARTIGOS
RELACIONADOS

Confira algumas ideias para tornar o espaço gourmet de sua casa ou apartamento ainda mais acolhedor   Pensando em criar um espaço em casa onde você possa relaxar e curtir bons momentos com a família e amigos? Uma área gourmet pode ser uma excelente solução. Afinal, esse é um local…

Projetada pela escritório de arquitetura Studio Arc, a casa de veraneio localizada em Cornwall, Reino Unido, foge do convencional. Pequenina e funcional a casa é uma versão “moderna” de uma cabana no meio da floresta. Com revestimento de concreto envelhecido e decorada com peças rústicas, o projeto foi criado para…

Casas projetadas pelo arquiteto continuam extremamente atuais e chamam a atenção pela integração dos ambientes com a natureza   “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.” – Oscar Niemeyer O Brasil tem inúmeros arquitetos extremamente…

Populares em filmes hollywoodianos, as casas na árvore são boas opções para quem busca proximidade com a natureza   Sonhos de infância de muitas pessoas, as casas na árvore — para hospedagem ou visitação — têm se tornado cada vez mais diversificadas, sempre oferecendo vistas privilegiadas e um contato direto…

Técnica revitaliza empreendimentos sem descaracterizá-los Retrofit é uma tendência arquitetônica com uma proposta moderna para empreendimentos históricos. Com o objetivo de recuperar prédios antigos, o conceito surgiu em meados do século XX, com origem na Europa e nos Estados Unidos, quando a legislação local passou a proibir a demolição de…

Confira nossas dicas para transformar o sótão da sua casa em uma área de lazer, tranquilidade e aconchego   Muitas pessoas veem o sótão como um local da casa pouco ou raramente utilizado. No Brasil, a maioria dos imóveis sequer conta com esse espaço; já na cultura norte-americana, o sótão…

Transforme a área externa de sua casa com estruturas cobertas, mas integradas à natureza, criando espaços de convivência, lazer e relaxamento   Se a ideia é dar um novo aspecto e revitalizar a área externa de sua casa, poucos elementos decorativos são tão interessantes e versáteis como um gazebo. Além…

Celebrando o mês das mães, trazemos uma seleção especial de quartos divertidos e inspiradores para as crianças   Criar um espaço para seu filho brincar e descansar pode ser uma experiência muito mais divertida do que parece. O desafio está em planejar o quarto infantil para que ele seja ao…