< Voltar

Jardim Paulista: qualidade de vida e lazer de ponta

Atualmente, ele é um distrito da Zona Oeste de São Paulo e faz parte da subprefeitura de Pinheiros, mas o Jardim Paulista nem sempre foi assim. Isso porque a sua história remonta ao século XVI, época que era chamado de bairro do Santo Amaro e servia de rota para o Ibirapuera.

Todavia, por volta de 1700, fazendeiros passaram a observar a região, no intuito de cultivar uvas, tabaco e chá. Porém, séculos mais tarde, perto de 1890, um general chamado Juvenal Couto de Magalhães compra parte dos terrenos de Augusto de Araújo Azambuja e, posteriormente, vende a José Coelho Pamplona. 

O bairro então surge quando as famílias Pamplona e Paim decidem lotear parte de suas terras, denominando um desses quinhões como Jardim Paulista. 

Diante disso, para o novo distrito, instituiu-se o conceito de bairro-jardins, uma clara referência aos subúrbios ingleses, onde ruas dispõem de amplos espaços verdes e residências possuem fachadas arborizadas. Planejamento que atraiu a elite paulistana, que aspirava por conforto, lazer, praças e casarões.

Na atualidade, o Jardim Paulista continua com essa nobreza, principalmente porque desfruta de localização privilegiada, contempla múltiplos comércios e está próximo de distritos como Bela Vista, Paraíso, Jardim Europa, Itaim Bibi, Vila Nova Conceição e Jardim América. Consequentemente, além de ser um destino para quem busca viver bem, o bairro tornou-se um cartão de visitas de São Paulo. 

 

Mobilidade e infraestrutura 

Por estar em uma região de destaque, o Jardim Paulista compreende a Avenida Paulista, Avenida República do Líbano, Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Avenida 9 de Julho, Avenida São Gabriel, Avenida Brasil, Avenida Paulo VI, Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, Avenida Doutor Arnaldo e Avenida Rebouças.

 

Avenida Paulista em São Paulo | Avenida Paulista em São Paul… | Flickr
Avenida Paulista

 

Também é delimitado pela Rua Groenlândia, Rua Estados Unidos, Rua Alameda Gabriel Monteiro da Silva e Rua Henrique Schaumann.

Além disso, o bairro dispõe de duas estações de metrô, a Trianon-Masp e a Brigadeiro, que pertencem à Linha 2-Verde, e ônibus que atravessam a cidade igualmente servem o perímetro. 

 

Lazer

Dada a sua abrangência, é possível encontrar diferentes cartões postais no Jardim Paulista. Dentre eles, cabe citar o Parque Ibirapuera, localizado na Avenida República do Líbano, que compreende atividades para quem busca se exercitar e atividades culturais. No caso, a Marquise, a Oca, o Auditório, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Afro, a Bienal e o Pavilhão das Culturas Brasileiras.

Fora isso, nas redondezas do bairro fica o Hotel Unique, que possui um bar no rooftop e vista para a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. E, para aqueles que desejam ir às compras, os shoppings Cidade São Paulo, Jardim Pamplona e Pátio Paulista.

 

Parque Ibirapuera

 

E por falar em Paulista… Cabe mencionar o Parque Trianon. Pois, com quase cinquenta mil metros de espaço verde, ele serve como um oásis em meio a uma floresta de prédios. Nele, constam aparelhos de ginástica, esculturas de Victor Brecheret e ambientes para quem pratica atividades ao ar livre. 

Para completar, na mesma avenida, fica o MASP (Museu de Arte de São Paulo), que detém o maior acervo de arte europeia do Hemisfério Sul; o Instituto Moreira Salles, que contempla múltiplas exposições; a Casa das Rosas, para quem aprecia literatura e poesia; o Sesc, que une lazer e cultura; e, claro, o Centro Cultural Fiesp e o Centro Itaú Cultural, posto que ambos têm programação artística variada, desde shows, teatros, exposições e palestras. 

 

Saúde e Educação 

Agora, para quem procura cuidar do vigor físico e do bem-estar, no Jardim Paulista há laboratórios, clínicas e hospitais. Entre as opções constam o Fleury, o Sírio-Libanês, o Albert Einstein e o Sancta Maggiore. Também é possível encontrar especialidades como cardiologia, ortopedia e dermatologia. 

 

Colégio Dante Alighieri

 

Com relação à educação, o bairro dispõe de escolas que vão desde o ensino infantil ao médio. O destaque vai para o tradicional Colégio Dante Alighieri (um dos mais notáveis da cidade) e o Colégio Assunção — instituição religiosa francesa, inaugurada em 1935. 

Além disso, se faz presente a Escola Concept Brazil, cujo ensino é bilíngue e tem novas metodologias, a Escola Be Living, o Colégio Mater Dei, a Bright Kids Educação Bilíngue e o Colégio de Campinas Winnicott. Ademais, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, uma das mais prestigiadas do país, fica na região. 

 

Restaurantes

Por fim, a cartela gastronômica é outro destaque do Jardim Paulista. Isso porque, falando em culinária oriental, há o japonês Aizomê, da chef Telma Shiraishi, que traz diversidade e contemporaneidade ao menu de receitas quentes e frias, em conjunto de ingredientes escolhidos criteriosamente.

Tem, também, o Myk, restaurante grego, com ambiente charmoso, e receitas inspiradas, principalmente, na gastronomia de Mykonos. Saindo da Grécia e partindo para a Itália, há a famosa pizzaria Veridiana, que possui múltiplos sabores, e o Tatini, igualmente italiano, que conta com pratos clássicos como fettuccine Alfredo e crepe suzette. 

Deixando a Itália e desembarcando no Oriente Médio, temos o Miski, que é um sírio-libanês e serve iguarias árabes. E, para concluir essa trip gastronômica, chegamos ao Gula Gula, no qual tem cardápio descomplicado e visual praiano. Ademais, o Tonton, um bistrô brasileiro, que mantém essa mesma essência descomplicada e oferece alta qualidade por um preço justo. 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Afastado do ritmo metropolitano, o Boaçava prioriza a segurança dos moradores e possui ruas bem arborizadas.  O City Boaçava é um bairro da zona oeste de São Paulo que faz parte do Alto de Pinheiros e fica próximo ao City Lapa. Mais afastado do ritmo metropolitano, oferece aos moradores um…

O mercado imobiliário de alto padrão apresenta um cenário repleto de oportunidades para quem deseja adquirir imóveis exclusivos em localizações privilegiadas. Em terras brasileiras, os locais ganham destaque para além de praias cristalinas, montanhas imponentes e cachoeiras espetaculares. Quem acompanha o mercado imobiliário, sabe que o Brasil tem grande potencial…

Conheça alguns destaques da vida noturna e das excelentes opções gastronômicas disponíveis no bairro de Pinheiros   Pinheiros é conhecido, na cidade de São Paulo, como um bairro charmoso e pulsante. A região se destaca não apenas por sua rica história, mas também pela diversidade gastronômica. Entre suas ruas arborizadas…

Verdadeiro marco de São Paulo, a principal avenida da cidade é um local de encontros, negócios, lazer e entretenimento   Um dos grandes pontos turísticos da capital, a Avenida Paulista é também referência no que diz respeito a comércio, serviços e atividade culturais. Além de inúmeras opções de lazer e…

Empresa responsável por elegantes bairros da cidade   Fundada em Londres pelo francês Joseph Bouvard e investidores franceses, ingleses e brasileiros no ano de 1911, a Companhia City (ou Cia. City) chegou na cidade de São Paulo no ano seguinte, em 1912, com o nome “City of São Paulo Improvements…

Conversamos com três de nossos consultores da região sobre seu renome e tendências imobiliárias  A Cidade Jardim, no passado uma área ocupada por chácaras e fazendas, em meados do século XX foi transformada em um bairro residencial de alto padrão após seu loteamento em 1927.  Hoje um dos mais nobres…

Região tombada reconhecida pela qualidade de vida   O Jardim Lusitânia está localizado na zona centro sul de São Paulo, no distrito de Moema, e é considerado um dos bairros mais nobres da cidade, dado que se valida em diferentes pesquisas, como a realizada pelo jornal Folha de S.Paulo –…

O bairro nobre é conhecido por seus imóveis de alto padrão, infraestrutura privilegiada e localização estratégica O Jardim Paulista é um bairro nobre de São Paulo marcado pela presença de imóveis de alto padrão, pela localização estratégica em que se encontra – com fácil acesso a diversas regiões importantes da…