< Voltar

Jardim Paulista: qualidade de vida e lazer de ponta

Atualmente, ele é um distrito da Zona Oeste de São Paulo e faz parte da subprefeitura de Pinheiros, mas o Jardim Paulista nem sempre foi assim. Isso porque a sua história remonta ao século XVI, época que era chamado de bairro do Santo Amaro e servia de rota para o Ibirapuera.

Todavia, por volta de 1700, fazendeiros passaram a observar a região, no intuito de cultivar uvas, tabaco e chá. Porém, séculos mais tarde, perto de 1890, um general chamado Juvenal Couto de Magalhães compra parte dos terrenos de Augusto de Araújo Azambuja e, posteriormente, vende a José Coelho Pamplona. 

O bairro então surge quando as famílias Pamplona e Paim decidem lotear parte de suas terras, denominando um desses quinhões como Jardim Paulista. 

Diante disso, para o novo distrito, instituiu-se o conceito de bairro-jardins, uma clara referência aos subúrbios ingleses, onde ruas dispõem de amplos espaços verdes e residências possuem fachadas arborizadas. Planejamento que atraiu a elite paulistana, que aspirava por conforto, lazer, praças e casarões.

Na atualidade, o Jardim Paulista continua com essa nobreza, principalmente porque desfruta de localização privilegiada, contempla múltiplos comércios e está próximo de distritos como Bela Vista, Paraíso, Jardim Europa, Itaim Bibi, Vila Nova Conceição e Jardim América. Consequentemente, além de ser um destino para quem busca viver bem, o bairro tornou-se um cartão de visitas de São Paulo. 

 

Mobilidade e infraestrutura 

Por estar em uma região de destaque, o Jardim Paulista compreende a Avenida Paulista, Avenida República do Líbano, Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Avenida 9 de Julho, Avenida São Gabriel, Avenida Brasil, Avenida Paulo VI, Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, Avenida Doutor Arnaldo e Avenida Rebouças.

 

Avenida Paulista em São Paulo | Avenida Paulista em São Paul… | Flickr
Avenida Paulista

 

Também é delimitado pela Rua Groenlândia, Rua Estados Unidos, Rua Alameda Gabriel Monteiro da Silva e Rua Henrique Schaumann.

Além disso, o bairro dispõe de duas estações de metrô, a Trianon-Masp e a Brigadeiro, que pertencem à Linha 2-Verde, e ônibus que atravessam a cidade igualmente servem o perímetro. 

 

Lazer

Dada a sua abrangência, é possível encontrar diferentes cartões postais no Jardim Paulista. Dentre eles, cabe citar o Parque Ibirapuera, localizado na Avenida República do Líbano, que compreende atividades para quem busca se exercitar e atividades culturais. No caso, a Marquise, a Oca, o Auditório, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Afro, a Bienal e o Pavilhão das Culturas Brasileiras.

Fora isso, nas redondezas do bairro fica o Hotel Unique, que possui um bar no rooftop e vista para a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. E, para aqueles que desejam ir às compras, os shoppings Cidade São Paulo, Jardim Pamplona e Pátio Paulista.

 

Parque Ibirapuera

 

E por falar em Paulista… Cabe mencionar o Parque Trianon. Pois, com quase cinquenta mil metros de espaço verde, ele serve como um oásis em meio a uma floresta de prédios. Nele, constam aparelhos de ginástica, esculturas de Victor Brecheret e ambientes para quem pratica atividades ao ar livre. 

Para completar, na mesma avenida, fica o MASP (Museu de Arte de São Paulo), que detém o maior acervo de arte europeia do Hemisfério Sul; o Instituto Moreira Salles, que contempla múltiplas exposições; a Casa das Rosas, para quem aprecia literatura e poesia; o Sesc, que une lazer e cultura; e, claro, o Centro Cultural Fiesp e o Centro Itaú Cultural, posto que ambos têm programação artística variada, desde shows, teatros, exposições e palestras. 

 

Saúde e Educação 

Agora, para quem procura cuidar do vigor físico e do bem-estar, no Jardim Paulista há laboratórios, clínicas e hospitais. Entre as opções constam o Fleury, o Sírio-Libanês, o Albert Einstein e o Sancta Maggiore. Também é possível encontrar especialidades como cardiologia, ortopedia e dermatologia. 

 

Colégio Dante Alighieri

 

Com relação à educação, o bairro dispõe de escolas que vão desde o ensino infantil ao médio. O destaque vai para o tradicional Colégio Dante Alighieri (um dos mais notáveis da cidade) e o Colégio Assunção — instituição religiosa francesa, inaugurada em 1935. 

Além disso, se faz presente a Escola Concept Brazil, cujo ensino é bilíngue e tem novas metodologias, a Escola Be Living, o Colégio Mater Dei, a Bright Kids Educação Bilíngue e o Colégio de Campinas Winnicott. Ademais, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, uma das mais prestigiadas do país, fica na região. 

 

Restaurantes

Por fim, a cartela gastronômica é outro destaque do Jardim Paulista. Isso porque, falando em culinária oriental, há o japonês Aizomê, da chef Telma Shiraishi, que traz diversidade e contemporaneidade ao menu de receitas quentes e frias, em conjunto de ingredientes escolhidos criteriosamente.

Tem, também, o Myk, restaurante grego, com ambiente charmoso, e receitas inspiradas, principalmente, na gastronomia de Mykonos. Saindo da Grécia e partindo para a Itália, há a famosa pizzaria Veridiana, que possui múltiplos sabores, e o Tatini, igualmente italiano, que conta com pratos clássicos como fettuccine Alfredo e crepe suzette. 

Deixando a Itália e desembarcando no Oriente Médio, temos o Miski, que é um sírio-libanês e serve iguarias árabes. E, para concluir essa trip gastronômica, chegamos ao Gula Gula, no qual tem cardápio descomplicado e visual praiano. Ademais, o Tonton, um bistrô brasileiro, que mantém essa mesma essência descomplicada e oferece alta qualidade por um preço justo. 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Região segura e tranquila oferece qualidade de vida   Alto de Pinheiros é um dos bairros mais cobiçados da cidade de São Paulo e surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado há quase um século, em 1925. Após a expulsão dos Jesuítas em 1770, com a Lei do Marquês…

De terrenos pantanosos, esses bairros passaram a uma região dinâmica e badalada, repleta de lojas e restaurantes, com fácil acesso aos principais bairros da cidade   Sempre somos questionados sobre o perfil de cada um dos bairros onde atuamos, assim como suas características. Por isso, resolvemos montar uma espécie de…

Conheça algumas das áreas verdes que tornam a região dos Jardins tão especial   Em uma metrópole como São Paulo, morar próximo a uma área verde é um grande privilégio. Na região dos Jardins, além de ruas arborizadas, há alguns parques e praças encantadores, que proporcionam momentos de lazer e…

Região tombada reconhecida pela qualidade de vida   O Jardim Lusitânia está localizado na zona centro sul de São Paulo, no distrito de Moema, e é considerado um dos bairros mais nobres da cidade, dado que se valida em diferentes pesquisas, como a realizada pelo jornal Folha de S.Paulo –…

Região segura e tranquila oferece qualidade de vida   Alto de Pinheiros é um dos bairros mais cobiçados da cidade de São Paulo e surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado há quase um século, em 1925. Após a expulsão dos Jesuítas em 1770, com a Lei do Marquês…

Uma das regiões mais boêmias da cidade, a Vila Madalena se destaca por seus bares e restaurantes, mas também tem ruas tranquilas e arborizadas   Conhecida por sua agitada cena noturna, a Vila Madalena é um bairro que também surpreende pela qualidade de vida, opções culturais e diversidade de comércio…

Com amplos terrenos e muita arborização, os bairros se destacam pela qualidade de vida   Com características semelhantes, os bairros Cidade Jardim e Jardim Guedala se localizam ao lado dos Jardins, porém oferecem valores muito mais vantajosos. São terrenos maiores, algumas vezes formados pela junção de dois lotes, todos com…

Região é referência em qualidade de vida, segurança e bem-estar   Localizada na Zona Sul de São Paulo e pertencente ao distrito de Moema, a Vila Nova Conceição é um dos bairros mais valorizados da cidade e derivado de propriedades rurais, contexto parecido com outros muitos bairros paulistanos. No século…