< Voltar

City Boaçava: bairro que preza pela tranquilidade

Afastado do ritmo metropolitano, o Boaçava prioriza a segurança dos moradores e possui ruas bem arborizadas. 

O City Boaçava é um bairro da zona oeste de São Paulo que faz parte do Alto de Pinheiros e fica próximo ao City Lapa. Mais afastado do ritmo metropolitano, oferece aos moradores um estilo de vida tranquilo, com ruas muito arborizadas, segurança, áreas de lazer conservadas e proximidade ao Parque Villa-Lobos.  

A comunidade do Boaçava começou a se formar lentamente por volta dos anos 40, quando a Companhia City iniciou o loteamento da região. Após diversos desenrolares, o bairro começou a se consolidar com o surgimento da Sociedade de Amigos do Bairro City Boaçava (SAB) entre as décadas de 70 e 90. 

Junto aos órgãos públicos e moradores, a SAB resolveu os problemas relacionados à água, iluminação das ruas e praças, asfalto, limpeza de entulhos, dedetização, desratização, conservação e urbanização das praças e jardins da área, dando forma ao atual City Boaçava. 

Ruas seguras e tranquilas 

De acordo com André Serroni, corretor da Esquema Imóveis, o bairro se destaca por sua tranquilidade e segurança. “O bairro sempre se preocupou muito com essa questão. Teve câmeras desde o início e carros da companhia de segurança circulando pelas ruas. Além disso, conta com um posto de polícia na Praça Central e entradas estreitas e limitadas”, aponta. 

City Boaçava
Casa nova com acabamentos de alto padrão

Esta estrutura se tornou um diferencial do City Boaçava e Serroni comenta sobre uma preocupação que era comum entre quem buscava imóveis na região: a predominância de casas. “Muitas pessoas tinham medo de morar em casa, preferindo apartamentos, o que na região não é majoritário, visto que ela é horizontal”.  

Assim, o corretor conta que os imóveis do bairro eram a alternativa ideal, tornando-se um grande atrativo àqueles que desejavam as conveniências da área, mas tinham como necessidade principal a segurança. “Eu sempre dizia: ‘você conhece o City Boaçava? Vamos olhar algumas casas’. E as pessoas se sentiam seguras lá”. 

City Boaçava
Casa com projeto contemporâneo, assinado por Felipe Hess

Os arredores do City Boaçava 

Por mais residencial que o bairro seja, seus arredores são ricos em lazer, serviços e conveniências. Confira: 

  • Parque Villa-Lobos 

A SAB, Sociedade de Amigos do Bairro City Boaçava, participou da criação do Parque e, atualmente, também participa de sua implantação e conservação. O espaço foi inaugurado no final de 1994, com projeto do arquiteto Décio Tozzi. 

O Villa-Lobos é um destino para quem pratica esportes ou busca áreas verdes e lazer com família, amigos e pets.  

City Boaçava
Casa próxima ao Parque Villa-Lobos
  • Instituto Tomie Ohtake 

Fundado em 2001, o Instituto se dedica a exposições que evidenciem o diálogo entre as artes visuais e a educação, a arquitetura e o design. A entrada é gratuita e as visitas são guiadas. 

  • Mercado Municipal de Pinheiros 

Inaugurado em 1910, o mercado possui uma variedade de empórios, mercearia, frios e laticínios, charutaria, quitanda, açougue, lanchonete, peixaria, avícola, cereais e floricultura. Também há empório de cervejas especiais, pizzaria napolitana, cevicheria e até uma loja vitrine de Alex Atala. O estacionamento é gratuito e possui capacidade para 60 veículos.  

  • Praça Pôr do Sol 

Com arquitetura original assinada por Miranda Martinelli Magnoli e pela paisagista Rosa Kliass, possui pistas para caminhadas, playground e muretas de cimento que servem para apreciar a paisagem. Os grandes destaques, porém, decaem sobre a visão do pôr do sol, a presença de árvores remanescentes da Mata Atlântica e as grandes áreas gramadas. 

Além disso, suas proximidades dispõem de colégios renomados como o Colégio Santa Cruz, Escola Vera Cruz e a Beacon School; inúmeros restaurantes; espaços de convivência; praças; centros culturais variados; shoppings; e pontos turísticos.  

ARTIGOS
RELACIONADOS

Região é referência em qualidade de vida, segurança e bem-estar   Localizada na Zona Sul de São Paulo e pertencente ao distrito de Moema, a Vila Nova Conceição é um dos bairros mais valorizados da cidade e derivado de propriedades rurais, contexto parecido com outros muitos bairros paulistanos. No século…

Atualmente, ele é um distrito da Zona Oeste de São Paulo e faz parte da subprefeitura de Pinheiros, mas o Jardim Paulista nem sempre foi assim. Isso porque a sua história remonta ao século XVI, época que era chamado de bairro do Santo Amaro e servia de rota para o…

Percorra nosso “passeio guiado” e conheça algumas das mais cobiçadas regiões da capital paulista, com alguns números e dados interessantes sobre cada uma delas   São Paulo é uma cidade de muitas cores, sabores, sons, paisagens e tribos. Desde sua fundação, há 466 anos, uma infinidade de histórias já passou…

Conheça um pouco mais sobre essa rua versátil e charmosa, que se tornou símbolo de sofisticação em São Paulo   Quando se pensa em lojas de grife em São Paulo, a primeira localização que vem à mente é a Rua Oscar Freire. Com pouco mais de 2,5 km de extensão,…

Casas charmosas em estilo europeu e ótimas escolas são o destaque desse bairro loteado pelo irmão de Santos Dumont   Vizinho do Jardim América e do Jardim Europa, o Jardim Paulistano se originou de uma chácara pertencente às famílias Matarazzo e Melão. Inicialmente, o local era apenas um pequeno bairro,…

O bairro é conhecido por suas áreas verdes e ruas tranquilas, próximas à  infraestrutura da região   O Alto da Boa Vista é conhecido por sua elegância e pela mescla equilibrada entre áreas residenciais tranquilas e uma proximidade estratégica à ampla infraestrutura de serviços e comércios nos arredores. Uma área…

De terrenos pantanosos, esses bairros passaram a uma região dinâmica e badalada, repleta de lojas e restaurantes, com fácil acesso aos principais bairros da cidade   Sempre somos questionados sobre o perfil de cada um dos bairros onde atuamos, assim como suas características. Por isso, resolvemos montar uma espécie de…

Ao lado do Parque Ibirapuera, o bairro se destaca por sua qualidade de vida e segurança   O Jardim Luzitânia (ou Lusitânia) está localizado na extensão sul do Parque Ibirapuera. A principal via do bairro é a Avenida IV Centenário, onde se encontram muitos dos portões de acesso ao parque….