< Voltar

Pinheiros: o novo point de bares e restaurantes

Conheça alguns destaques da vida noturna e das excelentes opções gastronômicas disponíveis no bairro de Pinheiros

 

Pinheiros é conhecido, na cidade de São Paulo, como um bairro charmoso e pulsante. A região se destaca não apenas por sua rica história, mas também pela diversidade gastronômica. Entre suas ruas arborizadas estão alguns dos melhores restaurantes e bares da capital paulista.

 

Um bairro histórico

Para entender como Pinheiros se tornou o que é hoje, vamos conhecer um pouco da história que moldou o bairro. Originalmente uma região voltada para a agricultura, transformou-se ao longo do tempo em um polo cultural e gastronômico.

De acordo com a Subprefeitura de Pinheiros, o bairro é considerado o primeiro a ser oficialmente estabelecido na cidade, pois foi fundado no século 16, às margens do Rio Grande – que mais tarde seria conhecido como Rio Pinheiros.

A origem do nome, segundo consta, deve-se à grande ocorrência de araucárias naquelas terras. No entanto, historiadores acreditam que a palavra possa ser derivada do tupi Pi-iêrê, que significa “derramado”, por conta do transbordamento das águas do rio.

No século 17, o Caminho de Pinheiros era considerado crucial para a Vila de São Paulo, porque servia como ponto de acesso a outras terras. O desenvolvimento econômico e populacional do bairro fez com que ele crescesse, com o passar do tempo. Por isso, no início do século 20, foi construída uma linha de bondes, que ampliou ainda mais a importância dessa região para a cidade e culminou na configuração do bairro que conhecemos hoje.

 

Variedade de restaurantes

Para os amantes da boa comida, Pinheiros é lar de restaurantes que combinam tradição e inovação. Oferecendo desde pequenos estabelecimentos com experiências autênticas até renomados restaurantes, a região reflete toda a diversidade da cozinha mundial.

Ao descobrir os sabores de Pinheiros, os moradores e visitantes também podem explorar a riqueza cultural e a hospitalidade que fazem desse bairro uma joia única em São Paulo.

 

Entre as opções de sabores brasileiros está o Consulado Mineiro, que traz o melhor do tempero de Minas Gerais para os paulistanos. O restaurante já se tornou um ponto de encontro para todos os apreciadores da culinária mineira.

Outra ótima opção é o Consulado da Bahia, restaurante baiano decorado com máscaras de orixás e que oferece para os clientes uma verdadeira experiência gastronômica baiana.

Para quem gosta de uma churrascaria, o Bovinu’S do bairro de Pinheiros é perfeito para reunir a família, com rodízio de carnes e uma variedade de pratos no buffet.

Já para os amantes de uma boa pizza, a Bráz Pizzaria tem duas décadas de história e está na lista do The Guardian como uma das dez melhores pizzarias do mundo!

O bairro também conta com o Più Restaurante, representando a culinária italiana. Com bar, varanda e jardim, não é apenas a gastronomia que encanta, mas também a atmosfera romântica.

O bistrô Vila das Meninas é um lugar diferenciado e charmoso, uma verdadeira pérola escondida no bairro. Com decoração rústica e cardápio em formato de livro, é perfeito para refeições mais intimistas.

E não poderia faltar um restaurante francês nesta lista: Le Jazz Brasserie é um pequeno e agradável estabelecimento, com uma enorme seleção de coquetéis e ambientação de bistrô parisiense.

Os veganos também têm uma boa opção no Purana.Co, estabelecimento com cozinha autoral e ambiente agradável. Seu foco é em alimentos 100% veganos, orgânicos e sem glúten.

 

Os melhores bares da cidade

No bairro de Pinheiros também há uma variedade de bares com muita história e personalidade. Para quem busca curtir um happy hour com música ao vivo, em locais super descolados, a região é um prato cheio. E, mesmo com sua vida noturna vibrante, os estabelecimentos não perturbam os moradores.

O tradicional Bar do Juarez, por exemplo, inspira-se na atmosfera dos bares do Centro Velho de São Paulo, com um happy hour imperdível e atendimento de qualidade.

Tradição também é a marca registrada do Pirajá, localizado em uma movimentada esquina de Pinheiros, trazendo para São Paulo o clima das noites cariocas.

Os apreciadores de samba raiz e pagode têm seu ponto de encontro no Bar Samba, uma combinação de boa música e clima animado, regado a chopp e comidinhas.

No Ó do Borogodó é possível encontrar, além do samba, choro, forró e outros ritmos brasileiros. Tudo isso em um ambiente descontraído e com jeito de boteco.

No Vero! Coquetelaria e Cozinha, além da música ao vivo, há uma variedade de drinks e petiscos. E os frequentadores ainda podem aproveitar uma balada com DJ.

No agora renovado Largo da Batata, o Pitico oferece um ambiente relaxante, com um jardim ao ar livre e arquitetura moderna de containers.

A premiada Cervejaria Nacional é, ao mesmo tempo, bar e fábrica de cervejas artesanais exclusivas, com receitas sazonais acompanhadas por petiscos.

E por falar em cerveja, outro bar e fábrica é o Goose Island Brewhouse, com seus tanques de bebidas e terraço ideal para experimentar novos sabores.

 

 

Indo para o Alto de Pinheiros, o destaque fica com o EAP (Empório Alto dos Pinheiros), um verdadeiro paraíso dos cervejeiros, com bebidas de diversos países e ambiente agradável.

 

Com todas essas opções, Pinheiros é um bairro que não pode faltar no circuito gastronômico dos paulistanos que apreciam boa comida e vida noturna. E, para quem gostou da região, vale a pena conhecer alguns imóveis disponíveis para venda em Pinheiros.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Verdadeiro marco de São Paulo, a principal avenida da cidade é um local de encontros, negócios, lazer e entretenimento   Um dos grandes pontos turísticos da capital, a Avenida Paulista é também referência no que diz respeito a comércio, serviços e atividade culturais. Além de inúmeras opções de lazer e…

Região segura e tranquila oferece qualidade de vida   Alto de Pinheiros é um dos bairros mais cobiçados da cidade de São Paulo e surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado há quase um século, em 1925. Após a expulsão dos Jesuítas em 1770, com a Lei do Marquês…

Morar na Vila Nova Conceição é ter qualidade de vida e localização privilegiada na zona sul de São Paulo. Porque o bairro conta com ruas arborizadas e seguras, e possui infraestrutura com diferentes opções de comércio e serviços. Além disso, é próximo do Parque do Ibirapuera, um dos principais cartões-postais…

Ao lado do Parque Ibirapuera, o bairro se destaca por sua qualidade de vida e segurança   O Jardim Luzitânia (ou Lusitânia) está localizado na extensão sul do Parque Ibirapuera. A principal via do bairro é a Avenida IV Centenário, onde se encontram muitos dos portões de acesso ao parque….

Região segura e tranquila oferece qualidade de vida   Alto de Pinheiros é um dos bairros mais cobiçados da cidade de São Paulo e surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado há quase um século, em 1925. Após a expulsão dos Jesuítas em 1770, com a Lei do Marquês…

Região conhecida pelo equilíbrio entre natureza e urbanização   Cidade Jardim é um bairro nobre às margens do Rio Pinheiros localizado na Zona Sul de São Paulo. Sua infraestrutura sofisticada é um de seus mais relevantes destaques, além das numerosas mansões, condomínios e residências de alto padrão que compõem a…

Uma das regiões mais boêmias da cidade, a Vila Madalena se destaca por seus bares e restaurantes, mas também tem ruas tranquilas e arborizadas   Conhecida por sua agitada cena noturna, a Vila Madalena é um bairro que também surpreende pela qualidade de vida, opções culturais e diversidade de comércio…

Empresa responsável por elegantes bairros da cidade   Fundada em Londres pelo francês Joseph Bouvard e investidores franceses, ingleses e brasileiros no ano de 1911, a Companhia City (ou Cia. City) chegou na cidade de São Paulo no ano seguinte, em 1912, com o nome “City of São Paulo Improvements…