< Voltar

Pinheiros: o novo point de bares e restaurantes

Conheça alguns destaques da vida noturna e das excelentes opções gastronômicas disponíveis no bairro de Pinheiros

 

Pinheiros é conhecido, na cidade de São Paulo, como um bairro charmoso e pulsante. A região se destaca não apenas por sua rica história, mas também pela diversidade gastronômica. Entre suas ruas arborizadas estão alguns dos melhores restaurantes e bares da capital paulista.

 

Um bairro histórico

Para entender como Pinheiros se tornou o que é hoje, vamos conhecer um pouco da história que moldou o bairro. Originalmente uma região voltada para a agricultura, transformou-se ao longo do tempo em um polo cultural e gastronômico.

De acordo com a Subprefeitura de Pinheiros, o bairro é considerado o primeiro a ser oficialmente estabelecido na cidade, pois foi fundado no século 16, às margens do Rio Grande – que mais tarde seria conhecido como Rio Pinheiros.

A origem do nome, segundo consta, deve-se à grande ocorrência de araucárias naquelas terras. No entanto, historiadores acreditam que a palavra possa ser derivada do tupi Pi-iêrê, que significa “derramado”, por conta do transbordamento das águas do rio.

No século 17, o Caminho de Pinheiros era considerado crucial para a Vila de São Paulo, porque servia como ponto de acesso a outras terras. O desenvolvimento econômico e populacional do bairro fez com que ele crescesse, com o passar do tempo. Por isso, no início do século 20, foi construída uma linha de bondes, que ampliou ainda mais a importância dessa região para a cidade e culminou na configuração do bairro que conhecemos hoje.

 

Variedade de restaurantes

Para os amantes da boa comida, Pinheiros é lar de restaurantes que combinam tradição e inovação. Oferecendo desde pequenos estabelecimentos com experiências autênticas até renomados restaurantes, a região reflete toda a diversidade da cozinha mundial.

Ao descobrir os sabores de Pinheiros, os moradores e visitantes também podem explorar a riqueza cultural e a hospitalidade que fazem desse bairro uma joia única em São Paulo.

 

Entre as opções de sabores brasileiros está o Consulado Mineiro, que traz o melhor do tempero de Minas Gerais para os paulistanos. O restaurante já se tornou um ponto de encontro para todos os apreciadores da culinária mineira.

Outra ótima opção é o Consulado da Bahia, restaurante baiano decorado com máscaras de orixás e que oferece para os clientes uma verdadeira experiência gastronômica baiana.

Para quem gosta de uma churrascaria, o Bovinu’S do bairro de Pinheiros é perfeito para reunir a família, com rodízio de carnes e uma variedade de pratos no buffet.

Já para os amantes de uma boa pizza, a Bráz Pizzaria tem duas décadas de história e está na lista do The Guardian como uma das dez melhores pizzarias do mundo!

O bairro também conta com o Più Restaurante, representando a culinária italiana. Com bar, varanda e jardim, não é apenas a gastronomia que encanta, mas também a atmosfera romântica.

O bistrô Vila das Meninas é um lugar diferenciado e charmoso, uma verdadeira pérola escondida no bairro. Com decoração rústica e cardápio em formato de livro, é perfeito para refeições mais intimistas.

E não poderia faltar um restaurante francês nesta lista: Le Jazz Brasserie é um pequeno e agradável estabelecimento, com uma enorme seleção de coquetéis e ambientação de bistrô parisiense.

Os veganos também têm uma boa opção no Purana.Co, estabelecimento com cozinha autoral e ambiente agradável. Seu foco é em alimentos 100% veganos, orgânicos e sem glúten.

 

Os melhores bares da cidade

No bairro de Pinheiros também há uma variedade de bares com muita história e personalidade. Para quem busca curtir um happy hour com música ao vivo, em locais super descolados, a região é um prato cheio. E, mesmo com sua vida noturna vibrante, os estabelecimentos não perturbam os moradores.

O tradicional Bar do Juarez, por exemplo, inspira-se na atmosfera dos bares do Centro Velho de São Paulo, com um happy hour imperdível e atendimento de qualidade.

Tradição também é a marca registrada do Pirajá, localizado em uma movimentada esquina de Pinheiros, trazendo para São Paulo o clima das noites cariocas.

Os apreciadores de samba raiz e pagode têm seu ponto de encontro no Bar Samba, uma combinação de boa música e clima animado, regado a chopp e comidinhas.

No Ó do Borogodó é possível encontrar, além do samba, choro, forró e outros ritmos brasileiros. Tudo isso em um ambiente descontraído e com jeito de boteco.

No Vero! Coquetelaria e Cozinha, além da música ao vivo, há uma variedade de drinks e petiscos. E os frequentadores ainda podem aproveitar uma balada com DJ.

No agora renovado Largo da Batata, o Pitico oferece um ambiente relaxante, com um jardim ao ar livre e arquitetura moderna de containers.

A premiada Cervejaria Nacional é, ao mesmo tempo, bar e fábrica de cervejas artesanais exclusivas, com receitas sazonais acompanhadas por petiscos.

E por falar em cerveja, outro bar e fábrica é o Goose Island Brewhouse, com seus tanques de bebidas e terraço ideal para experimentar novos sabores.

 

 

Indo para o Alto de Pinheiros, o destaque fica com o EAP (Empório Alto dos Pinheiros), um verdadeiro paraíso dos cervejeiros, com bebidas de diversos países e ambiente agradável.

 

Com todas essas opções, Pinheiros é um bairro que não pode faltar no circuito gastronômico dos paulistanos que apreciam boa comida e vida noturna. E, para quem gostou da região, vale a pena conhecer alguns imóveis disponíveis para venda em Pinheiros.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Verdadeiro marco de São Paulo, a principal avenida da cidade é um local de encontros, negócios, lazer e entretenimento   Um dos grandes pontos turísticos da capital, a Avenida Paulista é também referência no que diz respeito a comércio, serviços e atividade culturais. Além de inúmeras opções de lazer e…

Atualmente, ele é um distrito da Zona Oeste de São Paulo e faz parte da subprefeitura de Pinheiros, mas o Jardim Paulista nem sempre foi assim. Isso porque a sua história remonta ao século XVI, época que era chamado de bairro do Santo Amaro e servia de rota para o…

Casas charmosas em estilo europeu e ótimas escolas são o destaque desse bairro loteado pelo irmão de Santos Dumont   Vizinho do Jardim América e do Jardim Europa, o Jardim Paulistano se originou de uma chácara pertencente às famílias Matarazzo e Melão. Inicialmente, o local era apenas um pequeno bairro,…

Região segura e tranquila oferece qualidade de vida   Alto de Pinheiros é um dos bairros mais cobiçados da cidade de São Paulo e surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado há quase um século, em 1925. Após a expulsão dos Jesuítas em 1770, com a Lei do Marquês…

O Plano Diretor Estratégico de São Paulo está em processo de revisão. Como isso impacta a vida e o desenvolvimento imobiliário na cidade?   Nenhuma cidade, especialmente uma grande metrópole, pode crescer e se desenvolver de forma ordenada e sustentável sem algum planejamento. Esse é um dos motivos pelos quais…

A Esquema Imóveis celebra o Dia Internacional da Mulher com um passeio pelos bairros paulistanos que homenageiam mulheres   São Paulo é uma cidade construída por uma mistura extremamente variada de pessoas – muitas delas mulheres. Por isso, no Dia Internacional da Mulher, a Esquema Imóveis selecionou alguns dos bairros…

Com amplos terrenos e muita arborização, os bairros se destacam pela qualidade de vida   Com características semelhantes, os bairros Cidade Jardim e Jardim Guedala se localizam ao lado dos Jardins, porém oferecem valores muito mais vantajosos. São terrenos maiores, algumas vezes formados pela junção de dois lotes, todos com…

Conheça algumas das áreas verdes que tornam a região dos Jardins tão especial   Em uma metrópole como São Paulo, morar próximo a uma área verde é um grande privilégio. Na região dos Jardins, além de ruas arborizadas, há alguns parques e praças encantadores, que proporcionam momentos de lazer e…