< Voltar

Como tornar sua casa sustentável

A arquitetura sustentável é o futuro da moradia, mas o que fazer para tornar sua casa mais eco-friendly?

 

Em tempos de crise climática, a busca por soluções sustentáveis não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Quando se trata de sustentabilidade, a arquitetura e o design de interiores já oferecem uma série de inovações para tornar imóveis muito mais eco-friendly.

Para aqueles que querem contribuir para um planeta mais saudável, começando por sua casa, a adoção de soluções menos prejudiciais para o meio ambiente vai desde a escolha de materiais sustentáveis até a economia de recursos naturais, como água e energia elétrica.

 

Casa com projeto sustentável no condomínio Terras de São José 

 

O que torna uma casa sustentável?

Uma casa sustentável é um imóvel planejado e construído utilizando materiais e técnicas que contribuem para a redução de recursos. Sua manutenção também precisa ter baixo impacto ambiental, mas sem que isso afete o conforto e o bem-estar dos moradores.

Casas ecologicamente corretas são adaptadas, em seu projeto arquitetônico ou no design de interiores, para tirar proveito de todas as possibilidades que o ambiente lhes oferece. Isso significa que elas se utilizam de elementos externos, como as condições climáticas e os avanços tecnológicos, da forma mais estratégica possível.

 

Casa com projeto sustentável no condomínio Terras de São José 

 

Projeto e materiais construtivos

Um dos fatores cruciais para uma casa (ou edifício) sustentável é sua localização e orientação no terreno. O correto posicionamento do imóvel pode garantir ambientes mais iluminados, com boa incidência solar, resultando na economia de energia elétrica.

Casa com projeto sustentável no Alto de Pinheiros

 

Também é importante prestar atenção ao entorno da residência, observando a existência de barreiras para a luz solar e para a boa ventilação, como outros prédios, árvores, etc.

Grandes janelas e portas de vidro ajudam a tornar os ambientes mais naturalmente confortáveis, pois facilitam a entrada de luz e vento. E um bom sistema de isolamento térmico no imóvel permite que a temperatura interna se mantenha estável, tanto no inverno quanto no verão.

Apartamento com projeto sustentável no bairro de Pinheiros 

 

A escolha dos materiais construtivos é outro ponto essencial. A dica é: quanto mais natural, melhor. Materiais como madeira, pedra, cerâmica e fibras vegetais são considerados mais ecológicos do que plásticos e fibras sintéticas, por exemplo.

 

Design de interiores sustentável

O design de interiores pode parecer algo menos importante do que o projeto arquitetônico, no que diz respeito à sustentabilidade. Mas o planejamento dos ambientes internos pode ajudar a tornar sua casa não só mais sustentável, como muito mais agradável.

O uso de plantas no interior de sua casa ou apartamento, assim como nas áreas externas, além de tornar os ambientes mais bonitos e relaxantes, ajuda a melhorar a saúde mental dos moradores. As plantas também contribuem para manter o equilíbrio térmico e os níveis de umidade, ao mesmo tempo em que proporcionam sombra.

 

Casa com projeto sustentável no Jardim Paulista 

 

A seleção dos móveis, eletrodomésticos e elementos decorativos é outro item a ser observado. Dê preferência para materiais de origem natural, mas não fuja da tecnologia. A escolha de dispositivos eficientes (como termostatos inteligentes e iluminação LED) pode reduzir seu consumo de energia e, consequentemente, sua “pegada de carbono”. Afinal, sua casa pode ser sustentável e também conectada.

 

Reaproveitamento de água e autossuficiência energética

A água é um recurso cada vez mais valioso. Por isso, em casas sustentáveis, seu reaproveitamento se torna uma prática comum. Sistemas de captação de água da chuva podem ser integrados de forma eficaz, permitindo o uso inteligente desse recurso para fins não potáveis, como irrigação.

Já a instalação de painéis solares reduz a dependência de fontes não renováveis, pois eles contribuem para a autossuficiência energética. Além disso, investir em baterias de armazenamento maximiza a eficácia da energia solar, permitindo o uso constante mesmo durante períodos de baixa insolação.

Além das mudanças físicas na residência, a sustentabilidade também está ligada aos hábitos cotidianos e à conscientização de cada um. No cenário atual, investir em um imóvel sustentável tem se mostrado uma escolha inteligente e financeiramente vantajosa.

Por isso, à medida que as opções sustentáveis se tornam mais acessíveis e aumentam a praticidade da vida cotidiana, a transformação das moradias em espaços eco-friendly deixou de ser uma visão do futuro e já se tornou parte da nossa realidade.

ARTIGOS
RELACIONADOS

Na região dos Jardins, apartamentos em prédios clássicos têm sido retrofitados para se adaptarem às necessidades modernas   A arquitetura residencial tende a se adaptar aos conceitos de moradia de cada época. Nos Jardins, uma das áreas mais cobiçadas de São Paulo, a região onde há predominância de apartamentos tem…

Conheça as estatísticas dessa ferramenta de marketing que só tende a crescer no mercado imobiliário brasileiro, por conta de sua estratégia   A primeira impressão é a que fica, sobretudo no mercado imobiliário de alto padrão. Para vender um imóvel, é preciso fazer com que o potencial comprador se apaixone…

Confira nossas 5 dicas para aproveitar melhor o espaço da varanda, ampliando a área social do seu imóvel   Nos tempos em que vivemos, contar com uma área externa é um verdadeiro luxo. É difícil encontrar alguém que, durante o isolamento social, não tenha desejado trazer um pouco mais de…

A exclusividade da Esquema Imóveis desta semana é uma casa com projeto de João Armentano, no Jardim América. Possui ambientes integrados com muita luz natural, pé-direito duplo, piscina, paisagismo e academia no subsolo. 7 vagas de garagem. Conheça mais sobre ela na Esquema Imóveis.

O Cidade Matarazzo, empreendimento que traz para a capital paulista o que há de mais avançado em design e tecnologia, já é uma realidade   O antigo Hospital Matarazzo, em um terreno que ocupa mais de 30 mil metros quadrados, nas proximidades da principal avenida de São Paulo, tem passado…

Casas de cinema procuradas por compradores   Para os amantes de cinema e de arquitetura, um dos elementos mais marcantes em um filme é o espaço em que se passa. É muito comum, inclusive, que o espectador estabeleça relações diretas entre os personagens – ou até mesmo o enredo –…

Confira nossas dicas para transformar o sótão da sua casa em uma área de lazer, tranquilidade e aconchego   Muitas pessoas veem o sótão como um local da casa pouco ou raramente utilizado. No Brasil, a maioria dos imóveis sequer conta com esse espaço; já na cultura norte-americana, o sótão…

Piscinas que equilibram beleza, sofisticação e funcionalidade são tendência no alto padrão   O design das piscinas com borda infinita faz com que a linha da água pareça não ter fim, transbordando e se estendendo além dos limites da piscina. Trata-se de uma solução moderna e sofisticada, ideal para terrenos…