< Voltar

Por que utilizar o mármore: atemporalidade e versatilidade

As rochas naturais possuem uma presença sofisticada e elegante na arquitetura e no design de interiores

Muito usado no design de interiores, o mármore é uma rocha natural que traz harmonia e sofisticação atemporal aos ambientes. Eterno em seu conceito e uso, o material oferece exclusividade por originar-se na natureza, carregando características únicas e, quando unido a um projeto de arquitetura e design sob medida, possui um valor estético e qualitativo inestimável. 

Banheiro com piso, paredes e bancadas em Mármore Striato paginado. Projeto de Diego Revollo. Fotógrafos: Fran Parente / Alain Brugier

Provindo da transformação físico-química do calcário, o mármore é encontrado em regiões com intensa atividade tectônica e ambientes marinhos. Dependendo da sua composição particular, pode apresentar diversas colorações, estão entre elas a branca, rosada, amarela, vermelha, cinza e preta, para citar algumas. 

Um clássico desde a antiguidade, os primeiros registros do uso da rocha datam de quase 5 mil anos. Começando no Egito Antigo, onde foi utilizada na construção de túmulos de faraós e pirâmides; passando pela Grécia Antiga, que adotou o mármore  na construção do Parthenon, do Templo de Zeus e do Templo de Artemis; pelo Império Romano; pela Idade Média, onde pode ser visto em igrejas; e sendo introduzido no grande comércio por países europeus como Itália, Espanha, França e Suíça.

Sobrevivendo as provas do tempo e das tendências, o apreço pelo mármore permanece intacto até os dias de hoje. Atualmente seu uso é mais versátil e a rocha é incorporada na construção, na arquitetura e no design de interiores, onde é utilizada em móveis, obras de arte e ítens de decoração.

Por que escolher o mármore?

Conversamos com o renomado arquiteto Diego Revollo e com Liliana de Luca, proprietária da Defriuli Mármores, para entender os efeitos do mármore em um projeto de arquitetura e design de interiores. 

“O mármore sempre será exclusivo, a natureza nunca irá produzir duas peças iguais. Por seu caráter biofílico, ele inspira vida em um ambiente e deve ser respeitado. Todos os processos que lidam com a rocha, do início até a instalação da peça, devem ser executados com o maior profissionalismo possível, trabalhando a natureza da melhor forma”, começa Liliane.

Com admiração tão grande quanto a dela pelo material, Revollo se considera um entusiasta das rochas naturais. Para ele, por mais que o primeiro apelo do mármore seja estético, seu ponto chave está em conferir “vida longa” ao projeto.

O arquiteto explica que o mármore envelhece belamente, é versátil em estilo e valores, pode ser inserido em um projeto de diversas maneiras e não obedece o “timing” das tendências, passando longe de modismos. Um de seus pontos fortes recai sobre a atemporalidade, sem nunca ter deixado de ser nobre, sofisticado e uma presença sólida – mesmo através de séculos de uso. 

Estante com frente gavetas revestidas em Mámore Calacata Machiaoro. Projeto de Diego Revollo. Fotógrafos: Fran Parente/Alain Brugier

Trabalhando as ideias junto ao cliente, Revollo consegue imprimir seu apreço pelas rochas naturais em seus projetos, utilizando-se de sua expertise e criatividade. “Quando a opção é o mármore, explico ao cliente que é um material mais permeável e delicado, mas é eterno.” 

Para além de aspectos estéticos, Liliane destaca a funcionalidade do material. “É necessário levar em conta a alta porosidade de alguns tipos da rocha, o que faz com que as peças precisem ser devidamente impermeabilizadas de tempos em tempos. 

“Há quem preze pela naturalidade da pedra e permite que as evidências de uso façam parte daquela peça, contando uma história que a torna ainda mais única. Mas há quem prefira adotar outro método, por isso é necessário comunicar ao cliente todas as possibilidades e cuidados em relação ao material.”

Tampo e gabinete de banheiro com frente, gavetas e armários revestidos em Ônix. Projeto de Diego Revollo. Fotógrafos: Fran Parente/Alain Brugier

Mas então, quais são os melhores tipos de mármore para cada ambiente? Liliane frisa que se pode adotar todos, desde que haja o devido cuidado, mas oferece algumas dicas para quem busca por tipos com maior índice de dureza e impermeabilidade. São eles: granitos, quartzitos e dolomíticos.

Assim, pode-se dizer que uma das maiores vantagens da rocha é a possibilidade de manutenção, mas mesmo quando esta não é feita a beleza da pedra permanece, moldando-se à personalidade do morador. 

“Especialmente nesse aspecto o mármore se difere de um material industrializado, sobre o qual a pessoa não tem controle e que, quando envelhece, requer muito trabalho para substituir”, diz Revollo.

O arquiteto também destaca a importância de investir em uma rocha de alta qualidade, fornecido por profissionais que o tratam com a precisão, o profissionalismo e o cuidado que exige. 

De sua formação até seu uso pela história, o mármore sempre será clássico, sendo ideal para quem busca uma assinatura única e sofisticada em seus espaços. Confira alguns imóveis em nosso catálogo que fazem uso da pedra natural:

Cobertura duplex reformada ao lado do Parque Ibirapuera
Cobertura com vista para o skyline
Casa decorada por Dado Castello Branco

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Arcos, colunas e integração com elementos da natureza são algumas das características desse fascinante estilo arquitetônico   A arquitetura inspirada no estilo mediterrâneo remete à estética construtiva dos países da região que é banhada pelo Mar Mediterrâneo, como Turquia, Espanha, Grécia, Itália e Marrocos, onde os invernos costumam ser suaves…

Saiba como o movimento modernista, com suas características marcantes, continua inspirando projetos arquitetônicos contemporâneos   Os estilos e movimentos arquitetônicos tendem a acompanhar as revoluções artísticas, culturais e sociais. No caso do modernismo, seus conceitos básicos surgiram na Europa, nas primeiras décadas do século 20, e acabaram impactando diversos países…

Entenda a importância de um projeto de iluminação para acrescentar estilo e personalidade ao design de interiores   Um projeto de design de interiores que não considera a iluminação como elemento a ser explorado deixa de aproveitar uma das peças-chave na decoração de uma casa ou apartamento. Luzes bem escolhidas…

Privilégios que imóveis com rooftops oferecem Rooftop é uma das principais tendências do mercado imobiliário de alto padrão. Com a tradução literal “telhado”, o conceito traz basicamente a ideia de um terraço moderno e sofisticado com o objetivo de promover um espaço para relaxamento, valorizando o lazer e aumentando a…

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, arquiteta conta quais são as tendências em acabamentos em entrevista para a Esquema Imóveis   Simone Mantovani criou seu próprio escritório de arquitetura e design de interiores em 2001, com o intuito de integrar suas experiências profissionais nos setores comercial, residencial…

Conversamos com o manager da Steinway na América do Sul sobre o valor do piano na composição de um ambiente e os cuidados que ele requer   Mais do que um instrumento musical, o piano pode ser considerado uma verdadeira obra de arte. Com suas origens na Itália renascentista, ele…

Conheça esse estilo moderno e funcional, inspirado em apartamentos nova-iorquinos, que já se tornou tendência no mercado imobiliário   No Brasil, os lofts em estilo nova-iorquino têm se tornado itens cada vez mais desejados, principalmente por sua funcionalidade e possibilidades de personalização. Com planta aberta e pé-direito alto, eles transmitem…

As janelas do piso ao teto, que dão amplitude e luminosidade aos ambientes, são uma tendência na arquitetura contemporânea   Janelas grandes sempre estiveram em alta na arquitetura, mas elas têm sido cada vez mais utilizadas para substituir paredes. Principalmente em áreas sociais, as janelas do piso ao teto agregam…