< Voltar

O que valoriza um imóvel de campo

Acesso, infraestrutura do condomínio e área de lazer privativa são alguns dos itens que agregam valor a um imóvel de campo

 

Uma casa localizada em um condomínio de campo, que tende a ser a segunda moradia do proprietário, costuma trazer alguns itens que se diferenciam dos imóveis na cidade. No que diz respeito a características que podem agregar valor a um imóvel de campo, vale a pena considerar com atenção tanto a área de lazer privativa quando a infraestrutura do próprio condomínio; além, é claro, da localização.

“O acesso é extremamente importante. Qualidade da estrada e distância contam muito na escolha da casa de campo”, explica Ricardo Breda, corretor da Esquema Imóveis. “Não à toa, a maioria dos condomínios de campo de alto padrão estão localizados a cerca de 1 hora da capital.”

A infraestrutura do condomínio também é crucial, já que muitas pessoas procuram por boas opções de lazer, como campo de golfe, hípica, academia, quadras esportivas e entretenimento para crianças. Além disso, o empreendimento precisa oferecer um bom sistema de segurança. “Outro fator importante é a ‘maturação’ do condomínio. Muitos deles têm todo o necessário para valorização, porém podem demorar um tempo para maturar, ou seja, começar a adensar, com o aumento do número de casas e de frequentadores, o que potencializa a procura e a escassez de lotes. A pandemia foi um gatilho para isso e vimos diversos imóveis duplicarem ou triplicarem de preço”, observa Breda.

 

 

Foco na diversão

No que diz respeito à casa, o corretor ressalta que um aspecto importante é que ela seja voltada para os ambientes de diversão e descanso da família, já que essa é a parte do imóvel onde serão recebidos os convidados. “Uma boa área de lazer, com varanda, espaço gourmet, piscina e um grande jardim, é tudo que o proprietário deseja”, afirma Breda.

O número de suítes também faz a diferença. Em geral, nos condomínios de luxo do interior de São Paulo, os potenciais compradores procuram por casas com, no mínimo 5 suítes, sendo o ideal 6 ou mais suítes. Em comparação a imóveis de alto padrão em áreas urbanas, por exemplo, os mais cobiçados têm, em geral, 4 suítes. Isso porque as pessoas costumam hospedar amigos e familiares em suas propriedades no campo e, por isso, acabam preferindo imóveis que lhes permitam esse conforto e praticidade.

 

 

Entre os itens que também podem ser considerados, e que agregam muito valor a um imóvel de campo, estão jacuzzi, sauna, spa, aquecimento na piscina e sala de ginástica equipada. Outros pontos que ajudam a valorizar esses imóveis são adega, home theater, sistemas de automatização e projetos sustentáveis, contemplando diferenciais como energia solar e reaproveitamento de água.

 

 

Quanto ao tamanho da propriedade, também há uma grande diferença com relação aos imóveis localizados em centros urbanos. “Sabemos que, na cidade, são escassos os terrenos grandes, com mais de 800 ou 1.000 m². Então, quando alguém compra uma casa de campo, em geral essa pessoa procura um terreno com, pelo menos, 2 ou 3 mil m²”, ressalta Breda. O corretor acrescenta que a necessidade de criar ambientes espaçosos e preparados para receber hóspedes, nos imóveis de campo, diz respeito tanto ao interior da casa quanto à sua área externa.

 

 

 

“A diferença básica, hoje, é que muitas famílias estão buscando praticidade no imóvel urbano”, completa Breda. “As pessoas querem casas ou apartamentos de fácil manutenção, justamente porque, na casa de campo, podem ter todas as amenities que desejam.”

Para garantir que o imóvel em um condomínio de campo não perca seu valor, o corretor recomenda uma boa manutenção da casa, pintura em dia, decoração e acabamentos atuais, ou seja, é preciso investir para manter a casa com aspecto de nova. “Esses fatores valorizam a construção”, salienta.

“Quanto ao valor do terreno, ele depende de como está o mercado e dos ciclos econômicos, assim como da oferta e procura dentro do condomínio. Novas atrações, no condomínio, também geram apelo e têm forte influência na valorização – um exemplo disso é a Praia da Grama, que fez disparar a procura por terrenos na Fazenda da Grama.” Outro aspecto que impacta o valor, segundo Breda, é a localização do imóvel dentro do próprio condomínio – por exemplo, terrenos com vista panorâmica, para o lago, ou ao lado do campo de golfe, tendem a ser mais valorizados.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

David Farah e Vinicius Nageishi, da Esquema Imóveis, falam sobre os fatores que determinam a vocação de um terreno para incorporação   A escolha de um terreno para incorporar e construir um novo empreendimento, na cidade de São Paulo, precisa levar em conta diversos fatores. O principal aspecto a ser…

Descubra os impactos da Copa do Mundo da FIFA™ no desenvolvimento imobiliário dos países que sediam esse evento   Mega eventos esportivos, como a Copa do Mundo da FIFA™, tendem a ser excelentes oportunidades de negócios, atraindo turistas e gerando lucros para os mais diversos setores. Um dos segmentos que,…

A área oferece algumas das melhores oportunidades no mercado de imóveis de alto padrão, principalmente para investidores   No ano passado, apesar do momento atípico que vivenciamos, as vendas de lançamentos imobiliários não foram significativamente impactadas –pelo contrário. Dados do Anuário de Mercado Imobiliário, elaborado e publicado pelo Secovi-SP, evidenciaram…

Os números relacionados ao consumo de itens de alto padrão mostram que esse mercado está crescendo e seus consumidores mudando, agora em busca de experiências   A palavra “luxo” vem do latim lux, que significa “luz”, fazendo referência ao brilho. Com o passar do tempo, foi associada a luxus, sinônimo…

Região de alta concentração de renda, com empreendimentos comerciais e residenciais, o Itaim Bibi tem atraído jovens profissionais e investidores   Inspirados nos Yuppies (abreviação para Young Urban Professional, jovens executivos do mercado financeiro e corporativo norte-americano, em especial da cidade de Nova York), os paulistanos criaram sua própria denominação:…

No mercado atual, já é possível realizar negociações totalmente online, mas o item essencial desses processos é a intermediação segura   Comprar uma casa, apartamento ou cobertura sem ao menos conhecê-la fisicamente, utilizando apenas ferramentas digitais, poder parece algo muito distante da realidade do mercado imobiliário brasileiro, mas a venda…

São muitas as vantagens em investir em imóveis no cenário econômico brasileiro. Seja pela segurança ou pela alta rentabilidade, a aquisição de casas, apartamentos, escritórios e estabelecimentos para locação ou revenda é um atrativo, há muito, explorado no mercado investidor. De acordo com os índices IGMI-C e IGMI-R divulgados pela…

O gerente de lançamentos da Esquema Imóveis, David Farah, fala sobre a verticalização da capital paulista e a valorização de terrenos   O que determina o valor de uma região? Segundo David Farah, gerente de lançamentos da Esquema Imóveis, isso é resultado do tipo de projeto que pode ser construído…