< Voltar

Entendendo as etapas do home staging

Saiba mais sobre o passo a passo desse trabalho que prepara o imóvel e acelera a venda no mercado

 

Ferramenta de marketing que transforma imóveis em verdadeiros cenários de revista, o home staging está conquistando o mercado imobiliário e tem tudo para se tornar uma tendência no Brasil. Trata-se de um trabalho minucioso e multissensorial, que busca criar um ambiente acolhedor e harmônico para o comprador, realçando cada ambiente e otimizando os espaços, com foco na venda do imóvel.

Sempre inovando no segmento, a Esquema Imóveis tem trabalhado em parceria com a home stager Fernanda Genthon, profissional com formação reconhecida internacionalmente e membro da Real Estate Staging Association (RESA), nos Estados Unidos. Para a contratação desse serviço, basta que os proprietários de imóveis manifestem seu interesse junto aos corretores que realizam seu atendimento durante o processo da venda.

 

 

Etapas do home staging

O trabalho de preparar um imóvel para ser comercializado tem vários processos, que podem ser divididos da seguinte forma:

  • Visita ao imóvel: Junto com o corretor responsável, o home stager faz uma visita de apresentação da propriedade, para conhecer suas características e personalidade.
  • Entendimento do público alvo: Em função da visita, é realizada a definição do público-alvo que pode vir a se interessar pelo imóvel. Uma conversa com o corretor permite entender o valor do imóvel e as particularidades do bairro, facilitando a identificação do público.
  • Medição da área e levantamento do inventário: Além da planta original do imóvel, é necessária a medição dos ambientes e o levantamento do inventário do mobiliário existente na propriedade – e, em alguns casos, até mesmo outros móveis disponíveis do proprietário, bem como obras de arte e acessórios.
  • Elaboração de proposta executiva e financeira: A partir dos primeiros passos, é criado o projeto de home staging para cada ambiente, buscando soluções para amenizar os pontos fracos e destacar os pontos positivos do imóvel, que incluem melhor uso dos espaços, fluxo de circulação, ajustes na iluminação e no mobiliário, eliminando ou acrescentando móveis e objetos para criar o efeito desejado. Nessa etapa, é definido o investimento necessário.
  • Apresentação para o proprietário: Uma vez definida a proposta criativa, é então apresentada a solução para o proprietário do imóvel. Após a aprovação da proposta financeira pelo proprietário, começa a execução do projeto, com a inserção de elementos decorativos e acessórios, a fim de criar nos ambientes links emocionais que provoquem ressonância com o público-alvo.
  • Registro cenográfico: Depois de realizada a adequação do imóvel, é feito o registro em fotos ou vídeos, que posteriormente serão editados, para preparar o material de divulgação – online e impresso.
  • Definição de argumentos comerciais: Preparação de um briefing com informações adicionais, que é passado ao proprietário e ao corretor, para que eles possam apresentar o imóvel sob seu melhor prisma.
  • Lançamento para o mercado: Após o preparo do imóvel e dos materiais de divulgação, o produto está pronto para ser lançado no mercado. Assim, eventos como “open house“, campanhas online ou visitas individuais podem ser agendados.

De acordo com Fernanda Genthon, a fotografia e os vídeos especializados no setor imobiliário andam de mãos dadas com a técnica do staging. “A etapa mais desafiadora é transformar um ponto fraco do imóvel. Já as etapas mais gratificantes são o momento em que o cliente vê sua casa sob outra perspectiva, ao final do trabalho, e também a satisfação quando ele vende o imóvel, alcançando o valor que almejou dentro de um curto prazo”, explica a home stager.

 

 

Por onde começar?

Tanto o proprietário quanto o corretor podem procurar os serviços de um home stager. “O objetivo do proprietário é maximizar as chances de ser bem-sucedido na venda do imóvel, em um tempo menor”, observa Fernanda. “No caso do corretor, ele procura o profissional em home staging a fim de propor uma solução que melhor se alie aos interesses do seu cliente, o que pode ser um diferencial junto ao proprietário: oferecer um serviço único, além de aumentar suas chances de fechar negócios”.

Em geral, o profissional leva cerca de uma semana para preparar o imóvel e mais uma para fotografar; no entanto, cada projeto é único e possui suas peculiaridades. Caso seja necessário realizar reformas no imóvel, por exemplo, uma etapa é acrescentada ao processo, o que demanda um pouco mais de tempo para que o local fique pronto para ser comercializado. “Porém, o tempo que o imóvel permanecerá no mercado por se tornar mais atrativo será menor. Assim, o prazo entre a decisão e a venda poderá ser mais curto e o preço alcançado, maior”, completa Fernanda.

Em especial no mercado de alto padrão, as referências e indicações no que diz respeito aos profissionais envolvidos no processo são indispensáveis. Por esse motivo, contratar um home stager com experiência e expertise é algo essencial, tanto para valorizar os aspectos positivos de uma casa ou apartamento quanto para agilizar o processo de venda. Na Esquema Imóveis, os corretores são orientados a indicar o serviço de home staging, que tende a se tornar um grande diferencial no setor imobiliário.

 

Fotos: Fernanda Genthon

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Imóveis em locais elevados, com vista aberta ou de frente para parques, têm se tornado uma ótima opção de investimento   Uma vista aberta, fugindo do concreto dos prédios e cercada por muito verde, é o sonho da maioria das pessoas que moram em grandes centros urbanos. Mas você sabia…

Nativos digitais têm forte atuação nas ofertas de imóveis   A Geração Z, como se sabe, é composta por jovens adultos e adolescentes com forte atuação na construção do País. Dentre suas influências diversas, destaca-se a forma como esse grupo se relaciona com o mercado imobiliário e, consequentemente, mobiliza incorporadoras,…

David Farah e Vinicius Nageishi, da Esquema Imóveis, falam sobre os fatores que determinam a vocação de um terreno para incorporação   A escolha de um terreno para incorporar e construir um novo empreendimento, na cidade de São Paulo, precisa levar em conta diversos fatores. O principal aspecto a ser…

Conheça os impactos no mercado imobiliário desses mecanismos públicos de gestão e desenvolvimento urbano   As Operações Urbanas são instrumentos de intervenção pública que podem ajudar a modificar a paisagem e a ocupação das cidades, principalmente em grandes metrópoles como São Paulo. Elas estabelecem regras e incentivos para o adensamento…

Casas em condomínios fechados são as apostas para quem quer investir em privacidade e qualidade de vida, e ainda estar próximo aos principais pontos da cidade   Com uma mudança de paradigma e de prioridades, depois dos últimos dois anos conturbados para o mundo, não podemos negar que os investimentos…

O ano de 2020 foi desafiador, mas está terminando de maneira positiva, principalmente para o segmento de alto padrão   Não é fácil traçar um panorama do mercado imobiliário em um ano tão atípico como 2020. Afinal, fomos surpreendidos com muitas situações novas, que jamais teríamos previsto. No entanto, podemos…

O Parque Ibirapuera é a orla da praia paulistana   A Avenida da Praia é um novo conceito de bairro em um dos pontos mais importantes de São Paulo, a Avenida República do Líbano. A Lei de Zoneamento, com a mudança do Plano Diretor, em 2014, trouxe novidades sobre as…

Em uma realidade em constante transformação, construtoras e incorporadores estão mudando suas estratégias e se digitalizando cada vez mais   “Esse movimento de mudanças, especificamente nas construtoras de alto padrão, já vinha acontecendo”, explica Vinícius Nageishi, da área de desenvolvimento imobiliário da Esquema Imóveis. “Essas empresas já têm uma comunicação…