< Voltar

Quanto vale uma vista privilegiada?

Imóveis em locais elevados, com vista aberta ou de frente para parques, têm se tornado uma ótima opção de investimento

 

Uma vista aberta, fugindo do concreto dos prédios e cercada por muito verde, é o sonho da maioria das pessoas que moram em grandes centros urbanos. Mas você sabia que esse fator também pode fazer a diferença na valorização imobiliária?

A vista privilegiada é um dos itens mais buscados por potenciais compradores de imóveis, na cidade de São Paulo. O valor percebido de um produto, especialmente no segmento de alto padrão, tende a aumentar de forma considerável quando a casa ou apartamento oferece uma vista ampla para o skyline, parques ou áreas residenciais.

 

Cobertura à venda em Pinheiros, com vista para o Parque Villa-Lobos

 

Não à toa, incorporadoras e construtoras estão apostando em localizações que possam oferecer esse diferencial. Afinal, todos saem ganhando: uma vista panorâmica aumenta o bem-estar dos moradores, agrega valor e atrai investidores.

Mas não basta o imóvel ser bem localizado. Todo o potencial da vista precisa ser bem explorado no projeto arquitetônico, com o acréscimo de elementos como rooftop, varandas ou sacadas, portas de vidro e janelas do piso ao teto.

 

Lançamento da incorporadora Three no Jardim Guedala, que tem como diferencial a vista aberta

 

A valorização da vista é algo que deve ser considerado desde a concepção do projeto

 

Diferentes tipos de vista

A percepção de valor pode aumentar consideravelmente, conforme o tipo de vista proporcionado por um imóvel, seja casa ou apartamento – e, especialmente, no caso de coberturas.

Uma vista desobstruída, em localização elevada, com vista para o verde (parques, praças) ou para a água (mar, lagos ou rios – o que não é o caso de São Paulo, por exemplo, mas vale para outras cidades), é o que torna um imóvel mais desejado.

 

Casa com vista para área residencial no Jardim Guedala

 

Já uma vista desobstruída em elevação mediana, ou mesmo uma vista apenas parcialmente obstruída, também podem muito ser interessantes em grandes centros urbanos, devido à alta concentração de prédios em alguns bairros.

Outro aspecto que pode impactar no valor do imóvel são os cômodos em que a vista privilegiada pode ser melhor apreciada. Em geral, é importante ter uma boa vista nos quartos e na sala de estar.

Por esse motivo, a área íntima geralmente é posicionada nos andares superiores, em casas, e a parte social tende a ser voltada para uma área externa, com jardim ou piscina. Já em apartamentos, áreas sociais com grandes terraços ou varandas, com portas de vidro, são muito interessantes para potenciais compradores.

 

Nesta casa, a vista é voltada para a área de lazer e para o skyline da cidade

 

Apartamentos em andares altos tendem a ser mais valorizados

 

Em cidades como São Paulo, uma bela vista tem se tornado característica cada vez mais escassa e, por isso, muito atrativa. Além de proporcionar aos moradores momentos agradáveis e ótima qualidade de vida, ela tende a aumentar a liquidez de um imóvel, tornando-o mais cobiçado no mercado imobiliário.

Portanto, imóveis que apresentem esse diferencial (seja lançamentos ou produtos já prontos) são sempre uma excelente opção de investimento. Mas vale também consultar um profissional qualificado de corretagem, tanto para quem deseja comprar quanto vender, para comparar valores e verificar a correta precificação.

 

Cobertura com vista aberta para o Parque Alfredo Volpi

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Saiba mais sobre o passo a passo desse trabalho que prepara o imóvel e acelera a venda no mercado   Ferramenta de marketing que transforma imóveis em verdadeiros cenários de revista, o home staging está conquistando o mercado imobiliário e tem tudo para se tornar uma tendência no Brasil. Trata-se…

O Parque Ibirapuera é a orla da praia paulistana   A Avenida da Praia é um novo conceito de bairro em um dos pontos mais importantes de São Paulo, a Avenida República do Líbano. A Lei de Zoneamento, com a mudança do Plano Diretor, em 2014, trouxe novidades sobre as…

O CEO da Esquema Imóveis, Marco Túlio Vilela Lima, fala sobre os desafios e oportunidades deste novo ano para o mercado imobiliário   Quem não se surpreendeu com alguma coisa em 2022? Certamente foi um ano que trouxe alguns desafios para os mais variados segmentos, assim como oportunidades interessantes de…

A maior empresa de aviação executiva da América Latina e representante exclusiva da Honda no Brasil oferece um serviço completo e exclusivo A Esquema Imóveis foi convidada a acompanhar a 19ª participação da Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, na LABACE 2024 (Latin American Business Aviation…

O repertório criativo de duas grifes podem garantir o sucesso de alguns empreendimentos   Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum ver grandes nomes da moda emprestando suas marcas para empreendimentos imobiliários de alto padrão. Essa tendência pode ser vista em diversas cidades ao redor do mundo, incluindo…

Conheça a história de uma das avenidas mais importantes de São Paulo, onde se concentra o maior polo financeiro da cidade   Um dos mais relevantes centros comerciais e financeiros da capital paulista, a região da Avenida Brigadeiro Faria Lima tem passado por um verdadeiro boom no que diz respeitos…

Lista com as principais cidades em termos de investimento, desenvolvimento e expansão   O ranking internacional elaborado pela consultoria fDi Intelligence, “Global Cities of the Future 2021/2022”, contou com a participação da cidade de São Paulo, que ocupou o quarto lugar na lista das dez “Megacidades do Futuro” com melhores…

No mercado imobiliário, o valor de um projeto está relacionado à escassez, à utilidade e ao padrão construtivo   Quando se trata de empreendimentos imobiliários, o mercado se habituou à famosa pergunta: quanto custa o metro quadrado? Dependendo da resposta, o imóvel é classificado como caro ou barato. Muitas vezes,…