< Voltar

Quanto vale uma vista privilegiada?

Imóveis em locais elevados, com vista aberta ou de frente para parques, têm se tornado uma ótima opção de investimento

 

Uma vista aberta, fugindo do concreto dos prédios e cercada por muito verde, é o sonho da maioria das pessoas que moram em grandes centros urbanos. Mas você sabia que esse fator também pode fazer a diferença na valorização imobiliária?

A vista privilegiada é um dos itens mais buscados por potenciais compradores de imóveis, na cidade de São Paulo. O valor percebido de um produto, especialmente no segmento de alto padrão, tende a aumentar de forma considerável quando a casa ou apartamento oferece uma vista ampla para o skyline, parques ou áreas residenciais.

 

Cobertura à venda em Pinheiros, com vista para o Parque Villa-Lobos

 

Não à toa, incorporadoras e construtoras estão apostando em localizações que possam oferecer esse diferencial. Afinal, todos saem ganhando: uma vista panorâmica aumenta o bem-estar dos moradores, agrega valor e atrai investidores.

Mas não basta o imóvel ser bem localizado. Todo o potencial da vista precisa ser bem explorado no projeto arquitetônico, com o acréscimo de elementos como rooftop, varandas ou sacadas, portas de vidro e janelas do piso ao teto.

 

Lançamento da incorporadora Three no Jardim Guedala, que tem como diferencial a vista aberta

 

A valorização da vista é algo que deve ser considerado desde a concepção do projeto

 

Diferentes tipos de vista

A percepção de valor pode aumentar consideravelmente, conforme o tipo de vista proporcionado por um imóvel, seja casa ou apartamento – e, especialmente, no caso de coberturas.

Uma vista desobstruída, em localização elevada, com vista para o verde (parques, praças) ou para a água (mar, lagos ou rios – o que não é o caso de São Paulo, por exemplo, mas vale para outras cidades), é o que torna um imóvel mais desejado.

 

Casa com vista para área residencial no Jardim Guedala

 

Já uma vista desobstruída em elevação mediana, ou mesmo uma vista apenas parcialmente obstruída, também podem muito ser interessantes em grandes centros urbanos, devido à alta concentração de prédios em alguns bairros.

Outro aspecto que pode impactar no valor do imóvel são os cômodos em que a vista privilegiada pode ser melhor apreciada. Em geral, é importante ter uma boa vista nos quartos e na sala de estar.

Por esse motivo, a área íntima geralmente é posicionada nos andares superiores, em casas, e a parte social tende a ser voltada para uma área externa, com jardim ou piscina. Já em apartamentos, áreas sociais com grandes terraços ou varandas, com portas de vidro, são muito interessantes para potenciais compradores.

 

Nesta casa, a vista é voltada para a área de lazer e para o skyline da cidade

 

Apartamentos em andares altos tendem a ser mais valorizados

 

Em cidades como São Paulo, uma bela vista tem se tornado característica cada vez mais escassa e, por isso, muito atrativa. Além de proporcionar aos moradores momentos agradáveis e ótima qualidade de vida, ela tende a aumentar a liquidez de um imóvel, tornando-o mais cobiçado no mercado imobiliário.

Portanto, imóveis que apresentem esse diferencial (seja lançamentos ou produtos já prontos) são sempre uma excelente opção de investimento. Mas vale também consultar um profissional qualificado de corretagem, tanto para quem deseja comprar quanto vender, para comparar valores e verificar a correta precificação.

 

Cobertura com vista aberta para o Parque Alfredo Volpi

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

O Parque Ibirapuera é a orla da praia paulistana   A Avenida da Praia é um novo conceito de bairro em um dos pontos mais importantes de São Paulo, a Avenida República do Líbano. A Lei de Zoneamento, com a mudança do Plano Diretor, em 2014, trouxe novidades sobre as…

Conheça os impactos no mercado imobiliário desses mecanismos públicos de gestão e desenvolvimento urbano   As Operações Urbanas são instrumentos de intervenção pública que podem ajudar a modificar a paisagem e a ocupação das cidades, principalmente em grandes metrópoles como São Paulo. Elas estabelecem regras e incentivos para o adensamento…

A cidade portuguesa é mais procurada do que Lisboa, sendo a região com o maior número de investimentos no país   Nos últimos anos, Porto vem se destacando e crescendo, principalmente nos setores imobiliário, de bens de consumo, construção e indústria de transportes. Com isso, a cidade tem assumido um…

A futurista Sabina Deweik e o diretor de inovação e expansão da Esquema Imóveis, Marcelo Alcântara, falam sobre o que torna uma empresa e seus profissionais inovadores   Vivemos em um contexto imprevisível, hiperconectado e dominado pela ansiedade, no qual percebemos, cada vez mais, uma aceleração da vida e dos…

O CEO da Esquema Imóveis, Marco Túlio Vilela Lima, falou à Casa Vogue sobre o comportamento de consumo dos millennials no mercado imobiliário de alto padrão  

São muitas as vantagens em investir em imóveis no cenário econômico brasileiro. Seja pela segurança ou pela alta rentabilidade, a aquisição de casas, apartamentos, escritórios e estabelecimentos para locação ou revenda é um atrativo, há muito, explorado no mercado investidor. De acordo com os índices IGMI-C e IGMI-R divulgados pela…

Plinio Di Giaimo, diretor do empreendimento Tiê Campinas, explica as vantagens de investir em um condomínio de campo nessa localização   Quando se pensa em condomínios de campo, talvez as primeiras cidades que venham à cabeça, próximas a São Paulo, sejam Porto Feliz, Itupeva e Bragança Paulista. Fora desse eixo…

Urbano Santiago e Felipe Dantas, da Seed Incorp, falam sobre o cenário de incorporações para condomínios de casas de alto padrão   O mercado de casas de condomínio sempre teve muita demanda na cidade de São Paulo, já que esse tipo de imóvel tende a aliar o conforto de uma…