< Voltar

Geração Z: a influência no mercado imobiliário

Nativos digitais têm forte atuação nas ofertas de imóveis

 

A Geração Z, como se sabe, é composta por jovens adultos e adolescentes com forte atuação na construção do País. Dentre suas influências diversas, destaca-se a forma como esse grupo se relaciona com o mercado imobiliário e, consequentemente, mobiliza incorporadoras, empresas e outros atores do setor.

De acordo com o Estadão, especialistas indicam que essa geração é formada por nativos digitais que buscam trabalhos mais flexíveis e com menos obrigação de ir aos escritórios todos os dias.

Características da geração

Além dos temas de primeira importância para os nascidos entre 1995 e 2010, sustentabilidade e direitos humanos para a diversidade, um levantamento feito em 2022 demonstra que clientes nascidos entre 1998 e 2004, na hora de pesquisar um imóvel, pensam na infraestrutura da região, priorizando a proximidade às redes de transportes, comércios e serviços com faculdades, hospitais, estações de metrô ou de trem, shoppings centers e demais facilidades.

Ainda com o levantamento, entre os maiores atrativos que esse público busca em um empreendimento estão as áreas de lazer, estas compostas por ambientes diversos e áreas comuns como pet place, bicicletário, coworking – uma vez que o trabalho remoto se configura como forte tendência entre o grupo -, piscinas, academias e demais espaços.

Aliando as características dessa geração, como a interação social, aos ambientes de convivência, visando não somente os momentos de distração, mas também de desenvolvimento pessoal e profissional, chegamos a um cenário cada vez mais comum no mercado: a forte inclinação em ofertas de imóveis mais compactos, bem localizados e com ótima infraestrutura de lazer.

Tecnologia e sustentabilidade

Se pensarmos que este grupo nasceu, cresceu e vive dentro de um contexto extremamente tecnológico, é natural que o mesmo tenha uma inclinação pela busca por elementos condizentes à sua realidade. Em relação à segurança, a biometria e o reconhecimento facial são dois exemplos de grande procura na hora de buscar por um imóvel.

Sobre a sustentabilidade, considerando a pauta ESG cada vez mais vigente, há uma atenção voltada para fatores como energia solar, reuso de água e áreas verdes, por exemplo. Além das questões de valores pessoais e éticos, esses pontos têm, também, um impacto financeiro direto na economia individual.

Localização

Para além da atenção à infraestrutura de serviços e de comércios da região, há uma tendência em imóveis localizados em regiões mais centrais. Esse aspecto, dentre muitos outros, tem um efeito direto na valorização dos centros urbanos.

Versatilidade

A versatilidade, para a geração Z, é vista de forma aliada à praticidade. Espaços multiusos são grandes exemplos de atrativos para o público, como um ambiente que pode ser configurado como sala com espaço para home office, mas também uma varanda gourmet com espaço lazer.

Quer conhecer um imóvel que traduz muito sobre a geração Z? Conheça este apartamento bem localizado em Pinheiros com lazer completo!

Apartamento decorado com concierge

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

O mercado imobiliário português vem se destacando no cenário mundial diante das diversas vantagens que começou a oferecer nos últimos anos. Há, até mesmo, a possibilidade de obtenção do Golden Visa, visto para residentes investidores de imóveis no país. Além disso, a demanda crescente por acomodações temporárias nas principais cidades…

A importância do conceito para as imobiliárias   Entender o perfil do público é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. No caso do consumidor 4.0, a tecnologia é vista como a maior aliada na busca de informações para garantir mais ferramentas na decisão de compra. Aqui, falamos sobre um…

Conversamos com o CEO da Esquema Imóveis sobre o setor, que está sempre em movimento Para o público de alta renda, investimentos imobiliários auxiliam na proteção de patrimônios, na criação de uma nova fonte de renda e no lucro por meio da participação em novos empreendimentos residenciais de luxo. Há…

O CEO da Esquema Imóveis, Marco Túlio Vilela Lima, explica como a teoria do equilíbrio se aplica ao mercado imobiliário de alto padrão   A teoria do equilíbrio geral do mercado afirma que a oferta e a procura interagem de forma dinâmica para, eventualmente, atingir-se um equilíbrio de preços. Mas…

Especialistas da CrediPronto explicam as vantagens de financiar imóveis, principalmente no alto padrão, e falam sobre as expectativas do mercado   Em bate-papo recente na Esquema Imóveis, os especialistas da CrediPronto (joint venture do Itaú) Eduardo Finoti, Érika Campos e Eduardo de Bem traçaram um panorama das perspectivas do mercado…

O Parque Ibirapuera é a orla da praia paulistana   A Avenida da Praia é um novo conceito de bairro em um dos pontos mais importantes de São Paulo, a Avenida República do Líbano. A Lei de Zoneamento, com a mudança do Plano Diretor, em 2014, trouxe novidades sobre as…

Aline Araújo, gerente de parcerias da Paes & Gregori, fala sobre as regiões de São Paulo mais buscadas para novos empreendimentos   Entre os aspectos considerados na hora de escolher um imóvel na cidade de São Paulo, seja para investir ou para morar, a localização certamente é o que faz…

Urbano Santiago e Felipe Dantas, da Seed Incorp, falam sobre o cenário de incorporações para condomínios de casas de alto padrão   O mercado de casas de condomínio sempre teve muita demanda na cidade de São Paulo, já que esse tipo de imóvel tende a aliar o conforto de uma…