< Voltar

Geração Z: a influência no mercado imobiliário

Nativos digitais têm forte atuação nas ofertas de imóveis

 

A Geração Z, como se sabe, é composta por jovens adultos e adolescentes com forte atuação na construção do País. Dentre suas influências diversas, destaca-se a forma como esse grupo se relaciona com o mercado imobiliário e, consequentemente, mobiliza incorporadoras, empresas e outros atores do setor.

De acordo com o Estadão, especialistas indicam que essa geração é formada por nativos digitais que buscam trabalhos mais flexíveis e com menos obrigação de ir aos escritórios todos os dias.

Características da geração

Além dos temas de primeira importância para os nascidos entre 1995 e 2010, sustentabilidade e direitos humanos para a diversidade, um levantamento feito em 2022 demonstra que clientes nascidos entre 1998 e 2004, na hora de pesquisar um imóvel, pensam na infraestrutura da região, priorizando a proximidade às redes de transportes, comércios e serviços com faculdades, hospitais, estações de metrô ou de trem, shoppings centers e demais facilidades.

Ainda com o levantamento, entre os maiores atrativos que esse público busca em um empreendimento estão as áreas de lazer, estas compostas por ambientes diversos e áreas comuns como pet place, bicicletário, coworking – uma vez que o trabalho remoto se configura como forte tendência entre o grupo -, piscinas, academias e demais espaços.

Aliando as características dessa geração, como a interação social, aos ambientes de convivência, visando não somente os momentos de distração, mas também de desenvolvimento pessoal e profissional, chegamos a um cenário cada vez mais comum no mercado: a forte inclinação em ofertas de imóveis mais compactos, bem localizados e com ótima infraestrutura de lazer.

Tecnologia e sustentabilidade

Se pensarmos que este grupo nasceu, cresceu e vive dentro de um contexto extremamente tecnológico, é natural que o mesmo tenha uma inclinação pela busca por elementos condizentes à sua realidade. Em relação à segurança, a biometria e o reconhecimento facial são dois exemplos de grande procura na hora de buscar por um imóvel.

Sobre a sustentabilidade, considerando a pauta ESG cada vez mais vigente, há uma atenção voltada para fatores como energia solar, reuso de água e áreas verdes, por exemplo. Além das questões de valores pessoais e éticos, esses pontos têm, também, um impacto financeiro direto na economia individual.

Localização

Para além da atenção à infraestrutura de serviços e de comércios da região, há uma tendência em imóveis localizados em regiões mais centrais. Esse aspecto, dentre muitos outros, tem um efeito direto na valorização dos centros urbanos.

Versatilidade

A versatilidade, para a geração Z, é vista de forma aliada à praticidade. Espaços multiusos são grandes exemplos de atrativos para o público, como um ambiente que pode ser configurado como sala com espaço para home office, mas também uma varanda gourmet com espaço lazer.

Quer conhecer um imóvel que traduz muito sobre a geração Z? Conheça este apartamento bem localizado em Pinheiros com lazer completo!

Apartamento decorado com concierge

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

O CEO da Esquema Imóveis, Marco Túlio Vilela Lima, explica como a teoria do equilíbrio se aplica ao mercado imobiliário de alto padrão   A teoria do equilíbrio geral do mercado afirma que a oferta e a procura interagem de forma dinâmica para, eventualmente, atingir-se um equilíbrio de preços. Mas…

O CEO da Esquema Imóveis, Marco Túlio Vilela Lima, falou à Casa Vogue sobre o comportamento de consumo dos millennials no mercado imobiliário de alto padrão  

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, explica a variação entre valores anunciados e vendas efetivadas no mercado imobiliário de alto padrão   No mercado imobiliário, tem se verificado uma diferença entre o preço que é anunciado para um imóvel e o valor efetivamente pago por ele, na hora…

É possível definir um padrão de consumo apenas por distinções geracionais?   A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre meados dos anos 90 e o início dos anos 2010, é uma das mais estudadas e discutidas nos dias de hoje. Com o rápido avanço da tecnologia e a crescente…

Especialistas da CrediPronto explicam as vantagens de financiar imóveis, principalmente no alto padrão, e falam sobre as expectativas do mercado   Em bate-papo recente na Esquema Imóveis, os especialistas da CrediPronto (joint venture do Itaú) Eduardo Finoti, Érika Campos e Eduardo de Bem traçaram um panorama das perspectivas do mercado…

A cidade portuguesa é mais procurada do que Lisboa, sendo a região com o maior número de investimentos no país   Nos últimos anos, Porto vem se destacando e crescendo, principalmente nos setores imobiliário, de bens de consumo, construção e indústria de transportes. Com isso, a cidade tem assumido um…

Cada vez mais, as mulheres conquistam espaço no competitivo e lucrativo mercado da corretagem de imóveis   Ao longo das últimas décadas, as mulheres têm ocupado o mercado de trabalho e obtido cada vez mais independência financeira. Houve uma evolução significativa no que diz respeito à atuação e participação feminina…

O atendimento online se tornou uma realidade definitiva para quem busca imóveis de alto padrão. O que mais irá mudar?   Com a necessidade do isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, uma nova realidade se apresentou para profissionais dos mais diversos setores. O mercado imobiliário de alto padrão,…