< Voltar

Geração Z: a influência no mercado imobiliário

Nativos digitais têm forte atuação nas ofertas de imóveis

 

A Geração Z, como se sabe, é composta por jovens adultos e adolescentes com forte atuação na construção do País. Dentre suas influências diversas, destaca-se a forma como esse grupo se relaciona com o mercado imobiliário e, consequentemente, mobiliza incorporadoras, empresas e outros atores do setor.

De acordo com o Estadão, especialistas indicam que essa geração é formada por nativos digitais que buscam trabalhos mais flexíveis e com menos obrigação de ir aos escritórios todos os dias.

Características da geração

Além dos temas de primeira importância para os nascidos entre 1995 e 2010, sustentabilidade e direitos humanos para a diversidade, um levantamento feito em 2022 demonstra que clientes nascidos entre 1998 e 2004, na hora de pesquisar um imóvel, pensam na infraestrutura da região, priorizando a proximidade às redes de transportes, comércios e serviços com faculdades, hospitais, estações de metrô ou de trem, shoppings centers e demais facilidades.

Ainda com o levantamento, entre os maiores atrativos que esse público busca em um empreendimento estão as áreas de lazer, estas compostas por ambientes diversos e áreas comuns como pet place, bicicletário, coworking – uma vez que o trabalho remoto se configura como forte tendência entre o grupo -, piscinas, academias e demais espaços.

Aliando as características dessa geração, como a interação social, aos ambientes de convivência, visando não somente os momentos de distração, mas também de desenvolvimento pessoal e profissional, chegamos a um cenário cada vez mais comum no mercado: a forte inclinação em ofertas de imóveis mais compactos, bem localizados e com ótima infraestrutura de lazer.

Tecnologia e sustentabilidade

Se pensarmos que este grupo nasceu, cresceu e vive dentro de um contexto extremamente tecnológico, é natural que o mesmo tenha uma inclinação pela busca por elementos condizentes à sua realidade. Em relação à segurança, a biometria e o reconhecimento facial são dois exemplos de grande procura na hora de buscar por um imóvel.

Sobre a sustentabilidade, considerando a pauta ESG cada vez mais vigente, há uma atenção voltada para fatores como energia solar, reuso de água e áreas verdes, por exemplo. Além das questões de valores pessoais e éticos, esses pontos têm, também, um impacto financeiro direto na economia individual.

Localização

Para além da atenção à infraestrutura de serviços e de comércios da região, há uma tendência em imóveis localizados em regiões mais centrais. Esse aspecto, dentre muitos outros, tem um efeito direto na valorização dos centros urbanos.

Versatilidade

A versatilidade, para a geração Z, é vista de forma aliada à praticidade. Espaços multiusos são grandes exemplos de atrativos para o público, como um ambiente que pode ser configurado como sala com espaço para home office, mas também uma varanda gourmet com espaço lazer.

Quer conhecer um imóvel que traduz muito sobre a geração Z? Conheça este apartamento bem localizado em Pinheiros com lazer completo!

Apartamento decorado com concierge

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

O repertório criativo de duas grifes podem garantir o sucesso de alguns empreendimentos   Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum ver grandes nomes da moda emprestando suas marcas para empreendimentos imobiliários de alto padrão. Essa tendência pode ser vista em diversas cidades ao redor do mundo, incluindo…

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, explica a importância de um bom arquiteto na valorização imobiliária   O valor de um arquiteto, em uma construção, vai muito além da habilidade para desenhar projetos. Seu trabalho abrange criatividade e conhecimento, adotando soluções que promovam a funcionalidade, a sustentabilidade e…

O Parque Ibirapuera é a orla da praia paulistana   A Avenida da Praia é um novo conceito de bairro em um dos pontos mais importantes de São Paulo, a Avenida República do Líbano. A Lei de Zoneamento, com a mudança do Plano Diretor, em 2014, trouxe novidades sobre as…

Em um cenário econômico ainda incerto, destinar parte do patrimônio ao investimento em imóveis continua sendo uma boa alternativa   Neste segundo ano de enfrentamento da pandemia, pode-se dizer que o mercado imobiliário se tornou mais do que preparado para lidar com surpresas. Felizmente, muitas delas acabaram sendo positivas para…

Especialistas da CrediPronto explicam as vantagens de financiar imóveis, principalmente no alto padrão, e falam sobre as expectativas do mercado   Em bate-papo recente na Esquema Imóveis, os especialistas da CrediPronto (joint venture do Itaú) Eduardo Finoti, Érika Campos e Eduardo de Bem traçaram um panorama das perspectivas do mercado…

Saiba quais foram as demandas por imóveis de alto padrão, as surpresas e os desafios deste primeiro semestre do ano   Desde o início da pandemia no Brasil, por volta de fevereiro do ano passado, o mercado imobiliário tem se comportado de maneira bastante imprevisível. Ainda assim, é possível dizer…

Região de alta concentração de renda, com empreendimentos comerciais e residenciais, o Itaim Bibi tem atraído jovens profissionais e investidores   Inspirados nos Yuppies (abreviação para Young Urban Professional, jovens executivos do mercado financeiro e corporativo norte-americano, em especial da cidade de Nova York), os paulistanos criaram sua própria denominação:…

Entenda o impacto positivo que a variação da taxa Selic deve provocar no mercado imobiliário em 2024   Ficar de olho no cenário econômico é sempre interessante para quem quer fazer bons investimentos. Nesse sentido, o início de um novo ano sempre traz algumas variáveis, sendo a taxa Selic uma…