Economia e Mercado

O potencial da segunda moradia em Campinas

Plinio Di Giaimo, diretor do empreendimento Tiê Campinas, explica as vantagens de investir em um condomínio de campo nessa localização

 

Quando se pensa em condomínios de campo, talvez as primeiras cidades que venham à cabeça, próximas a São Paulo, sejam Porto Feliz, Itupeva e Bragança Paulista. Fora desse eixo tradicional, Campinas tem se mostrado um destino interessante para quem busca investir em uma segunda moradia. Afinal, a região oferece excelente qualidade de vida, com ar puro, mata nativa e clima agradável na maior parte do ano.

Plinio Di Giaimo, diretor do empreendimento Tiê Campinas, explica os motivos da crescente demanda por loteamentos e empreendimentos imobiliários nessa região: “Campinas tem a melhor malha viária do Brasil e também o segundo maior PIB do país. Você se locomove de uma cidade para outra sem trânsito: em 50 minutos, é possível se deslocar de São Paulo a Campinas. Os índices de violência são baixos e o clima é espetacular, com céu azul quase todos os dias (não à toa, parques como Hopi Hari e Wet’n Wild se localizam na região, aproveitando-se do índice pluviométrico baixo). É um conjunto de coisas boas.”

 

 

 

De acordo com Plinio, os diferenciais do Tiê Campinas já começam em sua localização privilegiada. “O condomínio tem todas as vantagens de uma metrópole, mas está localizado dentro de uma APA (área de proteção ambiental), a apenas 8 minutos do Shopping Iguatemi Campinas e a 15 minutos do Aeroporto de Viracopos. Os terrenos já estão prontos para construir, com cabeamento 100% enterrado e gás natural, além de paisagismo de Marcelo Novaes e itens de lazer focados em esporte”, explica o diretor. O diálogo com o meio ambiente está no próprio nome do empreendimento, que se inspirou no tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), um pássaro vermelho, muito presente em áreas de mata Atlântica, considerado um dos mais belos do Brasil.

 

Natureza e bem-estar

O condomínio tem 250 lotes unifamiliares, com metragem a partir de 1.000 m². No futuro, serão construídas também vilas de alto padrão, em 8 lotes multifamiliares. “É um projeto que privilegia a qualidade de vida, o respeito à natureza. Por estar dentro de uma área de preservação permanente, é um lugar muito bonito, cercado por mata. Por conta disso, direcionamos o empreendimento com um conceito de wellness (estilo de vida que privilegia o bem-estar e os hábitos saudáveis)”, observa Plinio.

No que diz respeito aos itens de lazer do condomínio, o Tiê Campinas buscou trazer opções para entretenimento e atividade física que os moradores não pudessem ter em suas próprias casas. Por exemplo, uma piscina de 25 metros, com raia aquecida para prática de natação. “Também teremos uma academia gigante e extremamente bem equipada, com mais de 150 m², além de spa, sauna seca e úmida, quadra poliesportiva coberta, quadra de tênis e até mesmo uma horta comunitária, administrada pela associação, para distribuir aos moradores vegetais orgânicos frescos”, completa o diretor.

Vale ressaltar que se trata de um empreendimento fechado, com tudo o que há de mais atual em segurança. Além disso, em frente à entrada do condomínio, será construído o Boulevard Tiê, uma área com padaria, supermercado autônomo, salumeria com vinho, farmácia e outros serviços de primeira necessidade, que os moradores poderão acessar literalmente na porta do empreendimento.

 

Solução para financiamento

Conforme aponta Plinio, a cidade de Campinas atende a dois públicos:  primeira e segunda moradia. “A grande vantagem, para os investidores, é o sistema de financiamento de obras que criamos. O cliente consegue construir a casa financiado por nós, contando com até 3 anos de carência para pagar o principal. Essa é nossa maneira de fomentar esse segmento do mercado de construtores. A valorização é certa, porque, com a pandemia, os estoques de imóveis prontos foram reduzidos ou mesmo zerados em algumas regiões. Campinas é uma delas”, ressalta.

“Muitas vezes, o cliente vende sua primeira casa e com esse dinheiro constrói a outra, financiando o lote. Durante a construção, acaba precisando buscar um lugar para morar, normalmente alugado. Foi pensando nesse período de estresse para a família, essa fase de mudança, que desenvolvemos nossa linha de financiamento”, detalha Plinio. “O imóvel que o cliente já tem não é vendido nem dado como entrada, apenas serve como garantia. Assim, o Tiê Campinas oferece uma solução financeira não somente para adquirir o lote, como para realizar a obra da nova casa, através desse plano de financiamento próprio. O empreendimento é único e a condição de pagamento que geramos também.”

 

 

Spread the love