< Voltar

Arquitetura inspirada no modernismo

Saiba como o movimento modernista, com suas características marcantes, continua inspirando projetos arquitetônicos contemporâneos

 

Os estilos e movimentos arquitetônicos tendem a acompanhar as revoluções artísticas, culturais e sociais. No caso do modernismo, seus conceitos básicos surgiram na Europa, nas primeiras décadas do século 20, e acabaram impactando diversos países do mundo, incluindo o Brasil.

A Semana de Arte Moderna de 1922 (que, em fevereiro deste ano, completou seu centenário) é considerada o marco da chegada dos ideais modernistas ao nosso país. O evento reuniu manifestações de dança, música, poesia e obras de arte. Mas as influências e tendências do modernismo puderam ser vistas nas mais diversas áreas, desde o cinema até o design e a arquitetura.

No que diz respeito ao movimento arquitetônico modernista brasileiro, uma das principais referências foi a escola alemã Bauhaus, criada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius. A proposta era rever os conceitos considerados ultrapassados, utilizando materiais e técnicas mais modernos. O novo estilo de projetar edificações priorizava a simplificação dos volumes e a geometrização das formas, com predominância de linhas retas.

 

Villa Savoye, por Le Corbusier

 

Características modernistas na arquitetura

Conforme descreveu o arquiteto alemão (naturalizado americano) Mies van der Rohe: “menos é mais”. A frase resume bem um dos principais conceitos modernistas. Por sua simplicidade e minimalismo, com foco na praticidade e funcionalidade, além de espaços amplos e formas geométricas, o estilo permanece extremamente atual, mesmo depois de praticamente um século de sua concepção. Nos dias de hoje, em projetos contemporâneos, é comum encontrar inúmeras inspirações da arquitetura moderna.

 

As características arquitetônicas modernistas permanecem atuais e são aplicadas até os dias de hoje

 

Um dos mais icônicos arquitetos modernistas foi o francês Le Corbusier. Em 1926, ele propôs o que conhecemos como os 5 pontos da arquitetura moderna, detalhando os elementos característicos desse estilo:

  • Fachada livre – sem vedações e divisórias em suas estruturas.
  • Janelas em fita – janelas amplas, que percorrem as edificações, possibilitando a entrada de muita iluminação natural.
  • Pilotis – colunas que substituem as paredes estruturais, criando espaços abertos, com vãos livres, e favorecendo a circulação.
  • Terraço-jardim – quando as coberturas e telhados são utilizados como terraços e jardins, para o lazer dos usuários.
  • Planta livre – ambientes abertos e integrados, o que permite liberdade no layout e também espaços mais ventilados e bem iluminados.

 

Casa com elementos modernistas no bairro Cidade Jardim

 

Casa com inspiração modernista no Jardim Guedala

 

Casa com alguns conceitos modernistas, localizada no Alto de Pinheiros

 

Essas características modernistas possibilitaram a criação de projetos mais orgânicos e com maior integração entre interior e exterior, já que a estrutura passou a se tornar independente das paredes.

No que diz respeito aos materiais, houve uma revolução tanto nas matérias-primas utilizadas na construção, quanto nas tecnologias construtivas. O concreto aparente, o aço e o vidro estão entre os preferidos dos arquitetos modernistas e daqueles que, hoje, inspiram-se nesse estilo.

 

Casa com características modernistas no Jardim Guedala

 

No Brasil, alguns dos principais expoentes do modernismo foram Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Gregori Warchavchik (nascido na Ucrânia e naturalizado brasileiro).

 

Casa com projeto de Oscar Niemeyer no Alto de Pinheiros

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

 Projetadas para trazer charme e funcionalidade, as escadas podem se tornar verdadeiros destaques em uma casa ou apartamento   Quando paramos para observar a arquitetura de um imóvel, é raro prestarmos muita atenção em escadas. No entanto, esse é um elemento da construção que pode fazer uma enorme diferença –…

Casas de cinema procuradas por compradores   Para os amantes de cinema e de arquitetura, um dos elementos mais marcantes em um filme é o espaço em que se passa. É muito comum, inclusive, que o espectador estabeleça relações diretas entre os personagens – ou até mesmo o enredo –…

Mantendo o charme dos prédios icônicos, o bairro se destaca por apartamentos que podem ser retrofitados para ganhar um ar moderno e atender às necessidades contemporâneas   Na realidade contemporânea, temos buscado constantemente soluções que sejam, ao mesmo tempo, inteligentes e sustentáveis. Nesse sentido, o retrofit tende a se tornar…

Como preparar a sua casa para os dias frios   As estações do ano designam quatro períodos com características distintas, cada qual com seus padrões ou variações climáticas. Junto a essas mudanças, vem também uma série de comportamentos e predileções específicas das pessoas que correspondem a essas diferentes estações. Com…

Descubra como paredes e detalhes arquitetônicos em pedra podem acrescentar charme e sofisticação à sua casa   As pedras estão entre os materiais de construção mais antigos utilizados pelo ser humano. Geralmente, elas são associadas a ambientes mais rústicos, como imóveis de campo. É muito comum ver pedras aplicadas em…

Clássicos, contemporâneos e comprometidos. Essas são as principais características que definem os projetos do paisagista Gilberto Elkis. O profissional atua há mais de 35 anos no mercado e busca sempre manter o alto padrão em seus trabalhos, superando as expectativas de seus clientes mais exigentes. Buscando referências modernas, Gilberto Elkis…

Privilégios que imóveis com rooftops oferecem Rooftop é uma das principais tendências do mercado imobiliário de alto padrão. Com a tradução literal “telhado”, o conceito traz basicamente a ideia de um terraço moderno e sofisticado com o objetivo de promover um espaço para relaxamento, valorizando o lazer e aumentando a…

A arquitetura sustentável é o futuro da moradia, mas o que fazer para tornar sua casa mais eco-friendly?   Em tempos de crise climática, a busca por soluções sustentáveis não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Quando se trata de sustentabilidade, a arquitetura e o design de interiores já…