< Voltar

Arquitetura inspirada no modernismo

Saiba como o movimento modernista, com suas características marcantes, continua inspirando projetos arquitetônicos contemporâneos

 

Os estilos e movimentos arquitetônicos tendem a acompanhar as revoluções artísticas, culturais e sociais. No caso do modernismo, seus conceitos básicos surgiram na Europa, nas primeiras décadas do século 20, e acabaram impactando diversos países do mundo, incluindo o Brasil.

A Semana de Arte Moderna de 1922 (que, em fevereiro deste ano, completou seu centenário) é considerada o marco da chegada dos ideais modernistas ao nosso país. O evento reuniu manifestações de dança, música, poesia e obras de arte. Mas as influências e tendências do modernismo puderam ser vistas nas mais diversas áreas, desde o cinema até o design e a arquitetura.

No que diz respeito ao movimento arquitetônico modernista brasileiro, uma das principais referências foi a escola alemã Bauhaus, criada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius. A proposta era rever os conceitos considerados ultrapassados, utilizando materiais e técnicas mais modernos. O novo estilo de projetar edificações priorizava a simplificação dos volumes e a geometrização das formas, com predominância de linhas retas.

 

Villa Savoye, por Le Corbusier

 

Características modernistas na arquitetura

Conforme descreveu o arquiteto alemão (naturalizado americano) Mies van der Rohe: “menos é mais”. A frase resume bem um dos principais conceitos modernistas. Por sua simplicidade e minimalismo, com foco na praticidade e funcionalidade, além de espaços amplos e formas geométricas, o estilo permanece extremamente atual, mesmo depois de praticamente um século de sua concepção. Nos dias de hoje, em projetos contemporâneos, é comum encontrar inúmeras inspirações da arquitetura moderna.

 

As características arquitetônicas modernistas permanecem atuais e são aplicadas até os dias de hoje

 

Um dos mais icônicos arquitetos modernistas foi o francês Le Corbusier. Em 1926, ele propôs o que conhecemos como os 5 pontos da arquitetura moderna, detalhando os elementos característicos desse estilo:

  • Fachada livre – sem vedações e divisórias em suas estruturas.
  • Janelas em fita – janelas amplas, que percorrem as edificações, possibilitando a entrada de muita iluminação natural.
  • Pilotis – colunas que substituem as paredes estruturais, criando espaços abertos, com vãos livres, e favorecendo a circulação.
  • Terraço-jardim – quando as coberturas e telhados são utilizados como terraços e jardins, para o lazer dos usuários.
  • Planta livre – ambientes abertos e integrados, o que permite liberdade no layout e também espaços mais ventilados e bem iluminados.

 

Casa com elementos modernistas no bairro Cidade Jardim

 

Casa com inspiração modernista no Jardim Guedala

 

Casa com alguns conceitos modernistas, localizada no Alto de Pinheiros

 

Essas características modernistas possibilitaram a criação de projetos mais orgânicos e com maior integração entre interior e exterior, já que a estrutura passou a se tornar independente das paredes.

No que diz respeito aos materiais, houve uma revolução tanto nas matérias-primas utilizadas na construção, quanto nas tecnologias construtivas. O concreto aparente, o aço e o vidro estão entre os preferidos dos arquitetos modernistas e daqueles que, hoje, inspiram-se nesse estilo.

 

Casa com características modernistas no Jardim Guedala

 

No Brasil, alguns dos principais expoentes do modernismo foram Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Gregori Warchavchik (nascido na Ucrânia e naturalizado brasileiro).

 

Casa com projeto de Oscar Niemeyer no Alto de Pinheiros

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Reforma de imóveis usados surge como tendência do design e da arquitetura   No mercado imobiliário, é comum que imóveis precisando de reforma fiquem parados durante muito tempo, em busca de compradores. A dificuldade em vender casas e apartamentos usados pode gerar prejuízos enormes para os proprietários. Além disso, para…

Atualmente, a atemporalidade, a sustentabilidade e o foco no bem-estar e na exclusividade estão em alta Tendências vêm e vão, mas o momento atual do luxo no mundo da arquitetura e do design de interiores destaca a importância da atemporalidade na sustentabilidade, no conforto, no bem-estar e na individualidade. Quando…

O arquiteto João Armentano e os sócios-diretores da Three, Francesco Rivetti e Carlos Tonanni, falam sobre o mais novo empreendimento da incorporadora   Os hábitos de consumo, principalmente no que diz respeito a imóveis, evoluem com o passar do tempo. Para o consumidor dos dias de hoje, a prioridade é…

Confira nossas 5 dicas para aproveitar melhor o espaço da varanda, ampliando a área social do seu imóvel   Nos tempos em que vivemos, contar com uma área externa é um verdadeiro luxo. É difícil encontrar alguém que, durante o isolamento social, não tenha desejado trazer um pouco mais de…

Com as vantagens de uma casa e toda a segurança de um prédio, as coberturas são as “queridinhas” do mercado imobiliário de alto padrão   Morar em uma cobertura (ou penthouse) é o sonho de muita gente, afinal as unidades que se encontram no topo são sempre as mais desejadas…

Confira nossas dicas para criar uma decoração natalina com a cara do verão brasileiro, cheia de frescor e criatividade   A decoração de Natal tem diversos elementos que remetem aos países do hemisfério norte, onde é inverno no mês de dezembro. O Papai Noel com roupas aconchegantes, as renas e…

Minimalismo, integração, funcionalidade e conforto são algumas das características de projetos arquitetônicos inspirados nessa região europeia   São poucos os povos que incorporam em seus projetos arquitetônicos, de forma tão natural, características como minimalismo, modernismo e funcionalidade, quanto os escandinavos. Acostumados, durante séculos, a lidar com os mais diversos conflitos,…