< Voltar

Arquitetura inspirada no modernismo

Saiba como o movimento modernista, com suas características marcantes, continua inspirando projetos arquitetônicos contemporâneos

 

Os estilos e movimentos arquitetônicos tendem a acompanhar as revoluções artísticas, culturais e sociais. No caso do modernismo, seus conceitos básicos surgiram na Europa, nas primeiras décadas do século 20, e acabaram impactando diversos países do mundo, incluindo o Brasil.

A Semana de Arte Moderna de 1922 (que, em fevereiro deste ano, completou seu centenário) é considerada o marco da chegada dos ideais modernistas ao nosso país. O evento reuniu manifestações de dança, música, poesia e obras de arte. Mas as influências e tendências do modernismo puderam ser vistas nas mais diversas áreas, desde o cinema até o design e a arquitetura.

No que diz respeito ao movimento arquitetônico modernista brasileiro, uma das principais referências foi a escola alemã Bauhaus, criada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius. A proposta era rever os conceitos considerados ultrapassados, utilizando materiais e técnicas mais modernos. O novo estilo de projetar edificações priorizava a simplificação dos volumes e a geometrização das formas, com predominância de linhas retas.

 

Villa Savoye, por Le Corbusier

 

Características modernistas na arquitetura

Conforme descreveu o arquiteto alemão (naturalizado americano) Mies van der Rohe: “menos é mais”. A frase resume bem um dos principais conceitos modernistas. Por sua simplicidade e minimalismo, com foco na praticidade e funcionalidade, além de espaços amplos e formas geométricas, o estilo permanece extremamente atual, mesmo depois de praticamente um século de sua concepção. Nos dias de hoje, em projetos contemporâneos, é comum encontrar inúmeras inspirações da arquitetura moderna.

 

As características arquitetônicas modernistas permanecem atuais e são aplicadas até os dias de hoje

 

Um dos mais icônicos arquitetos modernistas foi o francês Le Corbusier. Em 1926, ele propôs o que conhecemos como os 5 pontos da arquitetura moderna, detalhando os elementos característicos desse estilo:

  • Fachada livre – sem vedações e divisórias em suas estruturas.
  • Janelas em fita – janelas amplas, que percorrem as edificações, possibilitando a entrada de muita iluminação natural.
  • Pilotis – colunas que substituem as paredes estruturais, criando espaços abertos, com vãos livres, e favorecendo a circulação.
  • Terraço-jardim – quando as coberturas e telhados são utilizados como terraços e jardins, para o lazer dos usuários.
  • Planta livre – ambientes abertos e integrados, o que permite liberdade no layout e também espaços mais ventilados e bem iluminados.

 

Casa com elementos modernistas no bairro Cidade Jardim

 

Casa com inspiração modernista no Jardim Guedala

 

Casa com alguns conceitos modernistas, localizada no Alto de Pinheiros

 

Essas características modernistas possibilitaram a criação de projetos mais orgânicos e com maior integração entre interior e exterior, já que a estrutura passou a se tornar independente das paredes.

No que diz respeito aos materiais, houve uma revolução tanto nas matérias-primas utilizadas na construção, quanto nas tecnologias construtivas. O concreto aparente, o aço e o vidro estão entre os preferidos dos arquitetos modernistas e daqueles que, hoje, inspiram-se nesse estilo.

 

Casa com características modernistas no Jardim Guedala

 

No Brasil, alguns dos principais expoentes do modernismo foram Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Gregori Warchavchik (nascido na Ucrânia e naturalizado brasileiro).

 

Casa com projeto de Oscar Niemeyer no Alto de Pinheiros

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Como os espaços podem influenciar a sensação de pertencimento   A NeuroArquitetura e o NeuroUrbanismo são conceitos que dependem da aplicação da neurociência para a compreensão dos impactos da arquitetura tanto no cérebro como nos comportamentos humanos. É a partir de seu caráter interdisciplinar, por exemplo, que a NeuroArquitetura institui…

Mantendo o charme dos prédios icônicos, o bairro se destaca por apartamentos que podem ser retrofitados para ganhar um ar moderno e atender às necessidades contemporâneas   Na realidade contemporânea, temos buscado constantemente soluções que sejam, ao mesmo tempo, inteligentes e sustentáveis. Nesse sentido, o retrofit tende a se tornar…

Casas projetadas pelo arquiteto continuam extremamente atuais e chamam a atenção pela integração dos ambientes com a natureza   “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.” – Oscar Niemeyer O Brasil tem inúmeros arquitetos extremamente…

Como elemento funcional ou decorativo, o tijolinho é uma tendência que está sempre em alta na arquitetura   O tijolo é um material que não parece sair de voga nunca. Na arquitetura contemporânea, tem lugar cativo em projetos que buscam personalidade, com um aconchego rústico, mas ao mesmo tempo sofisticado….

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”: entenda a evolução da proposta sustentável e como ela tem sido cada vez mais utilizada na arquitetura   Construir um imóvel ecológico é uma escolha. Em geral, uma construção precisa atender a certos códigos, mas a arquitetura verde vai…

Alguns vão dizer que a arquitetura é a arte de organizar o espaço. Outros, entretanto, como o renomado arquiteto Frank Lloyd Wright, dizem que ela “é a arte científica de fazer as estruturas expressarem ideias”.   Ideias que, no caso, não só trazem benefícios para os seus moradores, como previnem que…

Confira nossas 5 dicas para aproveitar melhor o espaço da varanda, ampliando a área social do seu imóvel   Nos tempos em que vivemos, contar com uma área externa é um verdadeiro luxo. É difícil encontrar alguém que, durante o isolamento social, não tenha desejado trazer um pouco mais de…

Confira nossas dicas para criar uma decoração natalina com a cara do verão brasileiro, cheia de frescor e criatividade   A decoração de Natal tem diversos elementos que remetem aos países do hemisfério norte, onde é inverno no mês de dezembro. O Papai Noel com roupas aconchegantes, as renas e…