< Voltar

NeuroArquitetura: a relação do ser humano com a cidade

Como os espaços podem influenciar a sensação de pertencimento

 

A NeuroArquitetura e o NeuroUrbanismo são conceitos que dependem da aplicação da neurociência para a compreensão dos impactos da arquitetura tanto no cérebro como nos comportamentos humanos. É a partir de seu caráter interdisciplinar, por exemplo, que a NeuroArquitetura institui diferentes interfaces com outros campos de conhecimento.

Nesse sentido, há um aumento significativo do campo de pesquisas sobre a relação entre o ser humano e os espaços construídos, isto é, entre o ambiente e o usuário. Aqui, potencializa-se, inclusive, a compreensão de mensagens transmitidas por esses espaços em níveis menos conscientes de percepção.

Neurociência como aporte

Comumente confundido com a Psicologia Ambiental, o conceito diferencia-se pelo grande aporte da neurociência, esta a qual permite um entendimento mais profundo e completo das reações fisiológicas do organismo, bem como do cérebro, quando expostos aos estímulos de determinado ambiente. É por esse motivo que a NeuroArquitetura é colocada em um patamar mais amplo em termos de estudo, uma vez que alcança respostas sobre diferentes sistemas do ser humano, como o sistema nervoso, o sistema endócrino e o sistema imune.

Sobre esta ideia, reitera-se a sua dimensão se pensarmos nos níveis em que se aplica, desde o molecular e o celular até questões comportamentais, sem deixar de lado, no entanto, seu objetivo principal: a compreensão sobre o impacto dos ambientes físicos nos indivíduos. São alguns exemplos desses efeitos:

  • Liberação de substâncias químicas (hormônios e neurotransmissores, por exemplo);
  • Expressão genética;
  • Plasticidade cerebral;
  • Alteração dos estados mentais, percepção, emoções ou comportamentos.

Relação humano x espaço

Dessa forma, é possível entender que a NeuroArquitetura consiste em uma busca pela criação de ambientes capazes de estimular ou inibir determinados padrões. Profissionais arquitetos que utilizam a neurociência na hora de elaborar um projeto, por exemplo, conseguem alcançar um resultado diferenciado na relação humano/espaço.

Esses aspectos, no entanto, não excluem o fato de que as pessoas são únicas e influenciadas por uma série de fatores, como os genéticos, subjetivos e culturais. Aqui, o conceito deve ser utilizado com o princípio “eficiência com qualidade de vida e bem-estar pessoal”. Ainda com a importância dos espaços e da cidade para a sensação de pertencimento, Jacobs (2011) acrescenta como essa mesma sensação causa nos indivíduos a vontade de cuidar, e que sem esta, muito se pode observar situações de pior estado de conservação dos espaços.

Sensação de pertencimento e retorno ao espaço público

Nesse sentido, para além dos impactos positivos na relação dos moradores com suas respectivas residências e arredores, é de importante destaque a consequência deste efeito nos próprios espaços; ora, se há o senso de pertencimento, há o senso de responsabilidade advindo da conexão positiva entre o humano e a cidade. Aqui, à medida em que o indivíduo se sente cuidado, sentir-se-á, da mesma forma, responsável pela manutenção e preservação daquilo que o cuida.

Conheça a casa de alto padrão com projeto premiado do renomado arquiteto Isay Weinfeld, bela combinação de arquitetura sofisticada, inteligente e repleta de elementos naturais.

Casa de alto padrão com projeto premiado
ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça esse estilo moderno e funcional, inspirado em apartamentos nova-iorquinos, que já se tornou tendência no mercado imobiliário   No Brasil, os lofts em estilo nova-iorquino têm se tornado itens cada vez mais desejados, principalmente por sua funcionalidade e possibilidades de personalização. Com planta aberta e pé-direito alto, eles transmitem…

Para aproveitar o que há de melhor no verão, saiba como manter sua piscina sempre bonita e bem cuidada   Com as altas temperaturas, nada melhor do que aproveitar os momentos de lazer no frescor de uma piscina. Na época mais quente do ano, a área externa de casas e…

A neuroarquitetura é definida pela relação entre a neurociência e a arquitetura. Essa área tem como principal objetivo impactar de forma positiva o dia a dia das pessoas, já que diversos estudos comprovam que os espaços físicos impactam o cérebro e, consequentemente, o comportamento humano. De acordo com a Academia…

Como preparar a sua casa para os dias frios   As estações do ano designam quatro períodos com características distintas, cada qual com seus padrões ou variações climáticas. Junto a essas mudanças, vem também uma série de comportamentos e predileções específicas das pessoas que correspondem a essas diferentes estações. Com…

Clássicos, contemporâneos e comprometidos. Essas são as principais características que definem os projetos do paisagista Gilberto Elkis. O profissional atua há mais de 35 anos no mercado e busca sempre manter o alto padrão em seus trabalhos, superando as expectativas de seus clientes mais exigentes. Buscando referências modernas, Gilberto Elkis…

Selecionamos alguns dos designers que mais se destacaram nos nossos melhores imóveis em 2019, como os irmãos Campana, Sergio Rodrigues e José Zanine Caldas   O mobiliário brasileiro representa a diversidade do país. Tudo aqui é uma mistura: de sotaques, climas, pessoas e paisagens. Naturalmente, artistas e designers se enriquecem…

Confira algumas dicas para fazer com que os espaços verdes em edifícios transmitam uma sensação de bem-estar e conexão com a natureza   Criar ambientes agradáveis e ao mesmo tempo sustentáveis é um dos maiores desafios do paisagismo contemporâneo. Especialmente no caso de edifícios residenciais, os projetos de áreas verdes…