< Voltar

NeuroArquitetura: a relação do ser humano com a cidade

Como os espaços podem influenciar a sensação de pertencimento

 

A NeuroArquitetura e o NeuroUrbanismo são conceitos que dependem da aplicação da neurociência para a compreensão dos impactos da arquitetura tanto no cérebro como nos comportamentos humanos. É a partir de seu caráter interdisciplinar, por exemplo, que a NeuroArquitetura institui diferentes interfaces com outros campos de conhecimento.

Nesse sentido, há um aumento significativo do campo de pesquisas sobre a relação entre o ser humano e os espaços construídos, isto é, entre o ambiente e o usuário. Aqui, potencializa-se, inclusive, a compreensão de mensagens transmitidas por esses espaços em níveis menos conscientes de percepção.

Neurociência como aporte

Comumente confundido com a Psicologia Ambiental, o conceito diferencia-se pelo grande aporte da neurociência, esta a qual permite um entendimento mais profundo e completo das reações fisiológicas do organismo, bem como do cérebro, quando expostos aos estímulos de determinado ambiente. É por esse motivo que a NeuroArquitetura é colocada em um patamar mais amplo em termos de estudo, uma vez que alcança respostas sobre diferentes sistemas do ser humano, como o sistema nervoso, o sistema endócrino e o sistema imune.

Sobre esta ideia, reitera-se a sua dimensão se pensarmos nos níveis em que se aplica, desde o molecular e o celular até questões comportamentais, sem deixar de lado, no entanto, seu objetivo principal: a compreensão sobre o impacto dos ambientes físicos nos indivíduos. São alguns exemplos desses efeitos:

  • Liberação de substâncias químicas (hormônios e neurotransmissores, por exemplo);
  • Expressão genética;
  • Plasticidade cerebral;
  • Alteração dos estados mentais, percepção, emoções ou comportamentos.

Relação humano x espaço

Dessa forma, é possível entender que a NeuroArquitetura consiste em uma busca pela criação de ambientes capazes de estimular ou inibir determinados padrões. Profissionais arquitetos que utilizam a neurociência na hora de elaborar um projeto, por exemplo, conseguem alcançar um resultado diferenciado na relação humano/espaço.

Esses aspectos, no entanto, não excluem o fato de que as pessoas são únicas e influenciadas por uma série de fatores, como os genéticos, subjetivos e culturais. Aqui, o conceito deve ser utilizado com o princípio “eficiência com qualidade de vida e bem-estar pessoal”. Ainda com a importância dos espaços e da cidade para a sensação de pertencimento, Jacobs (2011) acrescenta como essa mesma sensação causa nos indivíduos a vontade de cuidar, e que sem esta, muito se pode observar situações de pior estado de conservação dos espaços.

Sensação de pertencimento e retorno ao espaço público

Nesse sentido, para além dos impactos positivos na relação dos moradores com suas respectivas residências e arredores, é de importante destaque a consequência deste efeito nos próprios espaços; ora, se há o senso de pertencimento, há o senso de responsabilidade advindo da conexão positiva entre o humano e a cidade. Aqui, à medida em que o indivíduo se sente cuidado, sentir-se-á, da mesma forma, responsável pela manutenção e preservação daquilo que o cuida.

Conheça a casa de alto padrão com projeto premiado do renomado arquiteto Isay Weinfeld, bela combinação de arquitetura sofisticada, inteligente e repleta de elementos naturais.

Casa de alto padrão com projeto premiado
ARTIGOS
RELACIONADOS

Em tempos de isolamento social, nunca foi tão evidente a necessidade de morar em casas ou apartamentos que ofereçam conforto e bem-estar   Com a pandemia do Covid-19, a recomendação de que todos ficassem em suas casas provocou uma mudança comportamental profunda no mundo inteiro. Afinal, mesmo aqueles que não…

Entenda como a neurociência pode influenciar projetos arquitetônicos, explorando nossa atração por texturas, curvas e simetria nos espaços   Projetos que levam em consideração a influência exercida pelos ambientes sobre as emoções e os comportamentos humanos, para impactar de forma profunda a experiência dos usuários em determinados ambientes, já são…

Transforme a área externa de sua casa com estruturas cobertas, mas integradas à natureza, criando espaços de convivência, lazer e relaxamento   Se a ideia é dar um novo aspecto e revitalizar a área externa de sua casa, poucos elementos decorativos são tão interessantes e versáteis como um gazebo. Além…

Descubra como paredes e detalhes arquitetônicos em pedra podem acrescentar charme e sofisticação à sua casa   As pedras estão entre os materiais de construção mais antigos utilizados pelo ser humano. Geralmente, elas são associadas a ambientes mais rústicos, como imóveis de campo. É muito comum ver pedras aplicadas em…

Confira nossas dicas para criar uma decoração natalina com a cara do verão brasileiro, cheia de frescor e criatividade   A decoração de Natal tem diversos elementos que remetem aos países do hemisfério norte, onde é inverno no mês de dezembro. O Papai Noel com roupas aconchegantes, as renas e…

Com mais de 40 anos de carreira, arquiteto brasileiro atua também como cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta   Nascido no ano de 1952, o arquiteto Isay Weinfeld é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e ficou reconhecido no Brasil pelos seus grandes projetos de arquitetura. O profissional mantém seu escritório…

Em projetos contemporâneos, o design de interiores tem apostado no uso de texturas orgânicas, com materiais naturais e formas curvas   Os materiais orgânicos sempre foram os “queridinhos” de designers e arquitetos, mas essa tendência tem ganhado cada vez mais adeptos. Em projetos contemporâneos de arquitetura e decoração, a capacidade…

Confira nossas dicas e transforme um espaço de casa em estúdio musical, para tocar com sua garage band   Para quem gosta de música, não há nada mais satisfatório do que poder reservar um canto da casa para guardar seus instrumentos musicais, onde você possa também tocar sem incomodar ninguém…