< Voltar

Coworking: forte tendência que veio para ficar

Espaço valoriza condomínios residenciais

 

O trabalho remoto e o trabalho híbrido não se enquadram somente como uma tendência, mas sim como uma nova realidade. A adoção desses modelos faz parte de uma nova cultura, tanto de empresas de diferentes segmentos como das pessoas que enxergam nesses formatos uma grande oportunidade de melhor qualidade de vida.

Com essa crescente inclinação, espaços adequados para home office vêm se tornando cada vez mais presentes nas exigências de quem busca uma moradia. Aqui, esses ambientes se mostram vantajosos não apenas aos condôminos, que além de contarem com um local mais apropriado para seus trabalhos também desfrutam do benefício do networking, mas também às administradoras de condomínio que, por sua vez, conseguem acompanhar de forma mais próxima as necessidades dos moradores.

Infraestrutura de valorização

De forma geral, a ideia do coworking é a criação de uma infraestrutura em que vários profissionais com variadas funções e que atuam em empresas diferentes possam compartilhar e trabalhar no seu espaço. Geralmente, as pessoas procuram essa modalidade por meio de aluguéis, o que reforça como oferecer um coworking no condomínio valoriza significativamente o empreendimento.

Para além da valorização, outra vantagem aparece em alguns condomínios que adotam a ideia de oferecer o espaço para não moradores. Esses, por sua vez, deverão arcar com uma taxa maior do que a cobrada aos condôminos, de acordo com o mercado e compatível com o que o local oferece. Afinal, trata-se de uma estrutura com energia, internet e outras particularidades inclusas.

Criação do espaço

Em novos empreendimentos, o espaço deverá estar previsto na planta e as regras para a sua utilização farão parte do regimento interno. Já no caso de condomínios que não planejaram o local, é necessário a realização de uma assembleia com os condôminos para o alinhamento do espaço, bem como de suas regras e investimentos.

Nesse caso, de acordo com o artigo 1.342 do Código Civil:

“A realização de obras, em partes comuns, em acréscimo às já existentes, a fim de lhes facilitar ou aumentar a utilização, depende da aprovação de dois terços dos votos dos condôminos”.

Com a proposta aprovada, deve-se elaborar um projeto, abrir uma cotação, fazer um fundo de benfeitorias e, por fim, dar início à construção.

Regras de uso

Assim como outros espaços oferecidos pelos condomínios, o coworking funciona como uma área comum. Nesse sentido, é fundamental a elaboração de regras que garantam um bom funcionamento do ambiente, como a definição do horário de funcionamento, tanto para os moradores como para os colaboradores do empreendimento, a descrição de como se fazer a reserva, evitando uma superlotação, o silêncio, para promover um espaço de trabalho adequado em termos de concentração, e a limpeza.

Vantagens do coworking

Ainda que haja um investimento do condomínio para a manutenção do ambiente, o espaço consegue fidelizar os moradores e garantir a sua boa reputação no mercado e a valorização do empreendimento.

Isso porque o coworking possibilita a economia desde tempo a custos diversos. Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, o tempo que se perde no deslocamento devido ao trânsito é cada vez maior, além do gasto com combustível e transportes de forma geral.

Além da infraestrutura, economia e facilidade, o local é pensado de forma a possibilitar um ambiente para um trabalho sem distrações, com todos os instrumentos necessários, desde internet até mobílias adequadas, e com a vantagem ainda do networking pela variedade de profissionais e vida social.

No fim, é por isso que as pessoas estão cada vez mais instigadas à busca por condomínios que ofereçam esse espaço. Afinal, além das facilidades diversas, garante-se, também, mais qualidade de vida.

Conheça um apartamento na Vila Nova Conceição em ótimo condomínio com espaço de coworking!

Apartamento próximo ao Parque Ibirapuera
ARTIGOS
RELACIONADOS

O ícone da moda Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel e Fendi, faleceu no dia 19 de fevereiro de 2019, deixando um legado de criações e tendências, além de milhares de admiradores em luto. Nascido em Hamburgo, na Alemanha, “Kaiser Karl” (como era conhecido) trabalhou por 20 anos para a…

Em busca de tranquilidade e pé na areia? Conheça algumas das mais exuberantes casas de praia do litoral brasileiro   Cada vez mais as pessoas têm refletido sobre sua relação com a qualidade de vida, o bem-estar e o lazer. Com as temperaturas subindo, um dos principais desejos de quem…

Conheça esta megamansão de 9.750 metros quadrados, em Los Angeles, que chegou a ser anunciada por 500 milhões de dólares   Uma imponente e gigantesca mansão, instalada no topo de um monte verdejante na cidade de Los Angeles, na Califórnia, The One Bel Air é considerada a maior casa moderna…

Casas de cinema procuradas por compradores   Para os amantes de cinema e de arquitetura, um dos elementos mais marcantes em um filme é o espaço em que se passa. É muito comum, inclusive, que o espectador estabeleça relações diretas entre os personagens – ou até mesmo o enredo –…

Transforme a área externa de sua casa com estruturas cobertas, mas integradas à natureza, criando espaços de convivência, lazer e relaxamento   Se a ideia é dar um novo aspecto e revitalizar a área externa de sua casa, poucos elementos decorativos são tão interessantes e versáteis como um gazebo. Além…