Confira nossas dicas para transformar o sótão da sua casa em uma área de lazer, tranquilidade e aconchego
Muitas pessoas veem o sótão como um local da casa pouco ou raramente utilizado. No Brasil, a maioria dos imóveis sequer conta com esse espaço; já na cultura norte-americana, o sótão é normalmente aquela área usada para guardar coisas, ou que acaba sendo transformada em um dormitório extra.
A ideia de ressignificar o espaço do sótão pode ser uma forma de ganhar um novo ambiente na casa, sem ter que realizar uma reforma muito grande. Converter essa área em um local agradável, como uma sala de jogos, uma sala de TV, um escritório ou quarto, muitas vezes requer apenas uma simples remodelação.
Diferentemente do porão, que tende a ser mais úmido e abrigar equipamentos (como geradores e sistemas de aquecimento ou de refrigeração), o sótão em geral é um lugar desocupado, com vista privilegiada e muita iluminação natural.

No entanto, antes de iniciar a conversão do sótão em um ambiente de lazer, é preciso atentar para o tamanho do pé-direito. Como esses locais normalmente contam com altura muito baixa, é necessário confirmar com engenheiros e arquitetos se o pé-direito (ou seja, a medida do piso até o teto) é suficiente para garantir o conforto e a segurança dos usuários. Embora possa haver uma variação de altura, já que muitos sótãos têm áreas mais rebaixadas nos cantos, recomenda-se pelo menos 2,2 m, para que a circulação não seja comprometida.

A base estrutural do ambiente também precisa ser verificada, para garantir que ela suporte o peso dos móveis e possa abrigar paredes de drywall, se necessário, além de ter infraestruturas hidráulicas e elétricas, sistema de aquecimento ou ar-condicionado.
Também vale a pena investir na troca das janelas, instalando a maior quantidade possível de superfícies transparentes ou que possam ser abertas, favorecendo a ventilação e a incidência de luz natural no sótão. As janelas também dão uma sensação de maior amplitude ao local.

Outro grande desafio, para tornar o sótão “habitável”, são as escadas para chegar até ele. Em algumas casas, se o espaço contar apenas com uma escada retrátil, será preciso realizar uma reforma que inclua degraus permanentes. No caso da inclusão de uma nova escada, ela será reta ou circular? Terá seu acesso pela lateral ou na parte central do ambiente? Essas questões devem ser consideradas no projeto de remodelação.

A conversão do sótão em uma área de convivência ou um quarto é uma excelente oportunidade de aumentar a área útil de um imóvel, sem precisar realizar alterações na área construída. No entanto, é importante buscar o auxílio de profissionais especializados, para garantir a viabilidade do projeto e sua perfeita execução.

Ambiente versátil e naturalmente aconchegante, o sótão pode ser uma das melhores formas de expandir as possibilidades de sua casa, sem custos exagerados. Com alguma criatividade e um bom design de interiores, é possível transformar esse espaço em um pequeno e charmoso refúgio, ideal para relaxar ou se divertir.
