< Voltar

O charme das lareiras

Com a chegada do frio, confira nossas dicas de lareiras para criar ambientes confortáveis e cheios de estilo

 

Quem descobre o prazer de ter uma lareira em casa geralmente não quer abrir mão disso nunca mais. Com as temperaturas caindo e o inverno se aproximando, este é o momento de pensar em como tornar sua sala de estar ou seus quartos mais agradáveis, aconchegantes e, ao mesmo tempo, sofisticados. Nesse sentido, as lareiras não são apenas itens que ampliam o conforto térmico, mas que dão estilo e elegância à decoração.

Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de lareiras, de acordo com o espaço e a necessidade de cada pessoa. Quer ela tenha um design mais tradicional, alimentada a lenha ou a gás, quer seja de um modelo moderno e elétrico, o importante é que se adeque perfeitamente à sua casa e dinâmica familiar. Isso vale até mesmo para quem já tem um sistema de aquecimento automatizado, porque a lareira acrescenta um calor extra e muito charme a qualquer ambiente.

 

A escolha da lareira tem a ver com o espaço e as necessidades de cada um

 

A lareira também pode ser um item que ajuda a reduzir os custos de eletricidade, aumentando a eficiência energética, já que produz um aquecimento de relativo baixo custo, que permanece nos ambientes por longos períodos de tempo.

Como elemento decorativo, ela torna qualquer local mais aconchegante e convidativo, fazendo com que as pessoas queiram ficar juntas em frente ao fogo. O calor e o estalar da madeira são extremamente relaxantes e remetem aos tempos em que os seres humanos se reuniam em volta das fogueiras para fazer suas refeições e compartilhar experiências. A descoberta do fogo, aliás, foi um dos fatores que permitiram nossa evolução como espécie.

Além das lareiras de uso interno, projetadas para living room ou dormitórios, que normalmente requerem estruturas como chaminés ou dutos para canalizar a fumaça, é interessante considerar modelos específicos para áreas externas, tanto fixos quanto portáteis, que permitam às pessoas permanecerem confortáveis mesmo em ambientes abertos, nos dias mais frios.

 

As lareiras transmitem aconchego e reúnem as pessoas ao redor do fogo

 

A manutenção de uma lareira tradicional, a lenha ou a gás, em geral deve ser feita regularmente e por uma empresa especializada. Isso evita que a fumaça se disperse de maneira indesejada ou que tenha um odor muito intenso. O sistema de isolamento da lareira também deve estar em perfeitas condições, não apenas para evitar transtornos como a dispersão das chamas, mas para que o aquecimento se realize de forma plena.

 

A constante manutenção da lareira é um dos principais cuidados a serem observados

 

Levando em consideração todos esses aspectos, na hora de escolher a lareira certa para sua casa, é importante considerar:

  • Estética da lareira, dos acabamentos, e sua adequação ao projeto arquitetônico e de interiores;
  • Local em ela será posicionada e cálculo do calor proporcionado, em relação à temperatura ideal para conforto dos usuários;
  • Quantidade de lareiras necessárias para a casa ou apartamento;
  • Material utilizado para o aquecimento e sua eficiência energética;
  • Como será realizada a manutenção e limpeza.

 

Uma lareira bem instalada pode ser um aspecto que valoriza seu imóvel

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Privilégios que imóveis com rooftops oferecem Rooftop é uma das principais tendências do mercado imobiliário de alto padrão. Com a tradução literal “telhado”, o conceito traz basicamente a ideia de um terraço moderno e sofisticado com o objetivo de promover um espaço para relaxamento, valorizando o lazer e aumentando a…

O arquiteto João Armentano e os sócios-diretores da Three, Francesco Rivetti e Carlos Tonanni, falam sobre o mais novo empreendimento da incorporadora   Os hábitos de consumo, principalmente no que diz respeito a imóveis, evoluem com o passar do tempo. Para o consumidor dos dias de hoje, a prioridade é…

Aprenda a explorar tons mais escuros nos acabamentos e na decoração, para criar ambientes bonitos e sofisticados   Considerado um verdadeiro coringa no design de interiores contemporâneo, o “pretinho básico” tem sido muito bem aproveitado em projetos que se destacam pela ousadia e sofisticação. A vantagem é que os tons…

As corretoras Renata Castro, Roseane Sanches e Katia Frazza falam sobre edifícios clássicos do bairro, que marcaram a história do modernismo   Higienópolis é um dos bairros paulistanos com maior tradição em arquitetura, abrigando edifícios icônicos do modernismo brasileiro. Sem perder suas características ao longo das décadas, a região possui…

A exclusividade da Esquema Imóveis desta semana é uma casa com projeto de João Armentano, no Jardim América. Possui ambientes integrados com muita luz natural, pé-direito duplo, piscina, paisagismo e academia no subsolo. 7 vagas de garagem. Conheça mais sobre ela na Esquema Imóveis.

Conheça esse estilo moderno e funcional, inspirado em apartamentos nova-iorquinos, que já se tornou tendência no mercado imobiliário   No Brasil, os lofts em estilo nova-iorquino têm se tornado itens cada vez mais desejados, principalmente por sua funcionalidade e possibilidades de personalização. Com planta aberta e pé-direito alto, eles transmitem…

Conheça algumas ideias de iluminação externa que podem ajudar a valorizar seu jardim ou área de lazer   Não há momento mais tranquilo para curtir a área externa de sua casa do que ao anoitecer. Quando a tarde encontra a noite, um bom projeto de iluminação pode transformar e valorizar…

Devido ao seu avanço constante, a tecnologia é a principal aliada dos profissionais. A arquitetura é definida pela evolução e por isso, os avanços tecnológicos estão ligados a essa área desde o início das obras até sua finalização, facilitando a criatividade e o processo de execução. Com as ferramentas avançadas…