< Voltar

ZOOM | O comportamento cíclico das locações no mercado de alto padrão

A gerente de locações Gloria Mota fala sobre o boom do mercado e os cuidados que se deve ter ao locar um imóvel

 

No início deste ano, notamos um aumento no volume de locações. Isso ocorre com frequência, são processos cíclicos. Quando o mercado começa a se movimentar, seja por conta de crises ou de expectativas econômicas, os clientes tendem a esperar que a situação se estabilize e, por isso, quem está no momento de compra de um imóvel prefere segurar seus investimentos. A reforma da previdência é um exemplo disso. As pessoas trabalham, têm filhos e precisam se mudar, mas acreditam que a situação do país talvez não seja ideal para a compra. Nesse caso, acabam optando por uma locação, dentro de um budget que normalmente já inclui condomínio e IPTU.

No segmento residencial, quando melhora a procura de imóveis para compra, acaba diminuindo um pouco o volume de locações. O mesmo não ocorre com imóveis comerciais, em que é mais comum locar, porque a maioria das empresas prefere fazer girar seu capital e dificilmente investe em adquirir um imóvel. O que verificamos foi que o mercado de locações esteve inflacionado até 2013, mas houve uma acomodação nos últimos anos e esses valores caíram em quase 50%, chegando a um patamar realista e mantendo-se desde então – principalmente no que diz respeito a imóveis comerciais. Este ano, o volume de locações permanece muito positivo, até melhor do que no ano passado, devido ao bom senso dos proprietários, que mantiveram valores compatíveis com o mercado. Ou seja, os clientes possuem imóveis em que se pode investir, já que a oferta e a procura estão mais ou menos iguais.

No segmento de locação de imóveis comerciais de alto padrão, normalmente nossos clientes são empresas grandes, que buscam ocupar os principais corredores comerciais de São Paulo – Avenida Europa, Gabriel Monteiro da Silva, Groenlândia, Cidade Jardim. Já no caso de imóveis residenciais, a procura maior para locação é da classe média alta, composta por investidores de mercado, que não querem colocar seu dinheiro em um imóvel. Então, alugam em uma faixa a partir de 15 mil reais pelo pacote. Estão entre os bairros mais procurados: Jardins, Itaim e Vila Nova Conceição.

 

Cuidados ao locar seu imóvel

O primeiro cuidado que o proprietário precisa ter na hora de locar seu imóvel é confiança no corretor. Um bom corretor deve ter conhecimento sobre o estado do imóvel e seu funcionamento, o bairro onde se encontra e os valores de mercado. Por exemplo, é sempre melhor locar um imóvel para um cliente que ofereça segurança jurídica, mesmo se o retorno financeiro para o locador for um pouco abaixo do esperado.

No processo de locação, existem vários tipos de garantias que podem ser exigidas pelo proprietário: o fiador, que é o mais tradicional e também o mais difícil de conseguir, atualmente; a caução financeira, que é uma garantia de até três aluguéis; o título de capitalização, que geralmente varia entre cinco e oito aluguéis, dependendo do valor do imóvel; ou mesmo caucionar um imóvel do inquilino. Trabalhamos para que a opção escolhida seja conveniente para todas as partes, considerando o perfil tanto do proprietário quanto do locatário.

 

O futuro da locação

O diferencial de uma imobiliária, com relação aos aplicativos que oferecem soluções digitais, é garantir confiança e credibilidade. Tudo o que eles têm, nós também oferecemos, mas além disso contamos com os recursos de uma empresa consolidada, com serviços tailor made – assessoria jurídica, vistoria, marketing especializado e administração do imóvel. Como esses sites são fiadores apenas até um limite de valor, eles restringem as locações e não sustentam imóveis de alto padrão. Para alugar um imóvel como esse, é preciso de um departamento jurídico que elabore um bom contrato e de um gerente que faça a interface entre as duas partes, para que ambas se sintam confortáveis com a locação. São imóveis nos quais tanto os locadores quanto os locatários são muito exigentes.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Elisete Koller, uma das corretoras mais bem-sucedidas do mercado imobiliário de alto padrão, fala sobre sua paixão pela profissão e conta por que escolheu essa carreira   Formada em Psicologia e Branding, com MBA em Gestão de Negócios, atuei no ambiente corporativo de uma multinacional no segmento de cosméticos por…

O gerente de desenvolvimento imobiliário Vinicius Nageishi explica os processos envolvidos na incorporação de imóveis   A última década tem apontado um crescimento vertiginoso do mercado imobiliário nacional, devido a diversos fatores, entre eles a maior oferta de crédito para o setor e o aumento do poder aquisitivo das famílias…

As corretoras Ieda Potomati e Wania Zanirato atuam no mercado imobiliário há mais de 30 anos e falam sobre as transformações que marcaram a profissão ao longo das últimas décadas   Na época em que começamos a trabalhar com a corretagem, o mercado de alto padrão era muito diferente. Temos…

O corretor de imóveis Jeferson Batah explica os benefícios de contar com os serviços exclusivos de uma imobiliária de alto padrão   Números do mercado imobiliário brasileiro indicam que, em média, um cliente costuma ser atendido ao mesmo tempo por até cinco corretores ou imobiliárias. Tudo indica que esse comportamento…

A corretora de imóveis Ana Helena Ratto Avallone explica o que motiva a escolha de um segundo imóvel, geralmente em condomínios mais afastados da cidade e em contato direto com a natureza   A busca por uma segunda moradia é muito comum no mercado de alto padrão. O primeiro ponto…

O diretor jurídico da Esquema Imóveis, Rafael Antal, fala sobre o papel do advogado no processo de compra e venda de imóveis   Não há dúvidas quanto ao crescimento do mercado imobiliário nos primeiros meses de 2019. Como bem apontado por meu amigo Túlio, em seu último artigo na nossa…

A gerente comercial Telma Gavenas fala sobre a história das casas de vila em São Paulo e a busca por moradias em ruas fechadas para escapar do ambiente de metrópole   Em uma das cidades mais cosmopolitas do Brasil, a busca por segurança, lifestyle e tranquilidade é um dos fatores…

O corretor de imóveis Alex Scartezini de Rezende explica como funciona o processo de avaliação de um imóvel   Como determinar o custo de um imóvel? Essa é uma pergunta feita por muitos proprietários e corretores. Em geral, o valor de um imóvel é baseado no real valor da venda…