< Voltar

Oeiras: o novo refúgio de Portugal

Qualidade de vida e localização privilegiada são alguns dos atrativos dessa pequena e próspera cidade portuguesa

 

Com clima ameno e ensolarado, que favorece as atividades ao ar livre, Oeiras é o destino ideal para quem procura tranquilidade e qualidade de vida em terras portuguesas. Localizada entre Lisboa e Cascais, a cerca de 20 minutos da capital, a cidade tem se mostrado também uma excelente opção de investimento para o público brasileiro que busca imóveis de alto padrão no exterior.

Com pouco mais de 170 mil habitantes, Oeiras é uma cidade pequena, porém densamente povoada. É também o município com maior número de habitantes com curso superior em todo o território de Portugal, o que resulta em salários mais altos do que no restante do país. Além disso, a administração pública tenta proporcionar aos cidadãos um ambiente urbano equilibrado e saudável, que inclui parques, jardins, piscinas e calçadão para caminhadas, completando a paisagem natural formada pelas praias da região. Oeiras também oferece boas opções de gastronomia e uma infraestrutura completa de transportes, além de excelentes escolas e hospitais.

A modernidade é o ponto forte da cidade. Além dos imóveis com vista para o mar, há muitas opções de prédios de luxo recém-inaugurados. Devido ao grande número de multinacionais instaladas na região, Oeiras é considerada o Vale do Silício europeu, o que atrai profissionais qualificados das mais diversas áreas – para atuar em empresas que incluem Google, Amazon, Samsung, LG, Ericsson, HP, General Electric, Cisco, Hewlett-Packard, Nestlé, Bayer, Johnson & Johnson e L’Oréal. As áreas de maior atuação das multinacionais sediadas na cidade são Tecnologia de Informação/Comunicação e Biotecnologia/Indústria Farmacêutica. Entre os parques empresariais de Oeiras, destacam-se o Arquiparque, Taguspark, Quinta da Fonte e Lagoas Park.

Por ter se tornado um verdadeiro centro econômico, a região é uma das mais ricas e desenvolvidas da Europa. Atualmente, Oeiras apresenta o maior rendimento per capita de Portugal, ocupando a segunda posição na arrecadação de impostos no país, além de ser o segundo município português com maior poder de compra. Também apresenta a menor taxa de desemprego em toda a área metropolitana de Lisboa. Trata-se de uma cidade rica, bonita e segura – certamente uma das melhores opções em terras portuguesas para investir ou morar, seja pela qualidade de vida, economia e empregos, estrutura viária, vantajosa posição geográfica ou por suas exuberantes paisagens naturais.

A cidade se destaca pelas atividades ao ar livre e à beira-mar

 

Os parques empresariais fazem com que Oeiras se destaque pelo desenvolvimento e qualidade de vida

 

Para relaxar

Há muitas coisas para fazer em Oeiras, principalmente se o objetivo é se divertir ou descansar. A Piscina Oceânica, por exemplo, é um local perfeito para curtir os dias quentes, em meio a duas gigantescas piscinas com água do mar, além de uma vista privilegiada para a marina. Outra opção na área costeira é o Aquário Vasco da Gama, um dos mais antigos do mundo, inaugurado em 1898. O Passeio Marítimo de Oeiras é mais um dos atrativos da cidade, permitindo caminhadas e corridas à beira-mar. Entre as praias mais procuradas estão a Praia de Santo Amaro, a Praia de Carcavelos, a Praia da Torre e a Praia das Fontainhas.

Para quem gosta de esportes, o Centro Desportivo Nacional do Jamor (CDNJ) é um complexo de infraestruturas desportivas públicas, localizado no vale do rio Jamor. O centro conta também com um parque urbano e uma extensa zona de mata. No que diz respeito a parques, a cidade está bem servida: o Parque dos Poetas, por exemplo, conta não somente com área verde, mas esculturas de poetas e escritores portugueses de renome. Destacam-se pela beleza natural também os Jardins da Cascata, localizados na Quinta Real de Caxias.

Entre os monumentos do patrimônio histórico na cidade está a Quinta do Marquês de Pombal (também Conde de Oeiras e fundador da municipalidade, em 1759, por doação do Rei José I). Sua antiga propriedade – totalmente restaurada – conta com palácio, jardim, adega e celeiro. Trata-se de um exemplar das casas senhoriais portuguesas do século 18, em estilo arquitetônico barroco e rococó.

 

O Palácio do Marquês de Pombal faz parte do rico patrimônio histórico de Oeiras

 

Se a ideia é conhecer um pouco da história industrial da cidade, vale visitar a Fábrica da Pólvora de Barcarena, que foi transformada em espaço cultural. Já no centro histórico Paço d’Arcos encontram-se os Fornos de Cal, abertos à visitação, cujas origens datam de 1582. Reminiscentes da ocupação romana na Península Ibérica, deixados pelos primeiros habitantes da região, também podem ser encontrados em diversos pontos pela cidade, principalmente em mosaicos e pontes.

No início do século 20, Oeiras se transformou em um ponto de lazer muito procurado pela elite portuguesa, que passou a ocupar as praias da região, principalmente por razões médicas (acreditava-se que o ar e as águas da cidade tinham propriedades terapêuticas). A construção de uma rodovia federal entre Lisboa e Cascais também favoreceu o desenvolvimento local, permitindo um grande fluxo de turistas e novos moradores.

Ao final dos anos 1980, Oeiras passou a constituir seu próprio polo industrial, concentrado em atividades ligadas à pesquisa científica, tecnologia da informação e comunicações. O desenvolvimento dos parques industriais fez com que a cidade deixasse de ser apenas mais um subúrbio de Lisboa para se tornar um local cobiçado, com alto padrão de vida e uma importante posição no cenário econômico português. Entre os prêmios recebidos pela municipalidade estão o de Melhor Concelho para Trabalhar, Município de Excelência, o European Enterprise Award e o ECOXXI Award.

 

Conheça alguns de nossos imóveis na região de Oeiras, Lisboa e Cascais, em Portugal.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

A experiência de viajar proporciona momentos incríveis, garante histórias únicas e momentos inesquecíveis. Por isso resolvemos compartilhar 4 lugares que certamente vale a pena visitar. Mas como eleger esses destinos? Qual é a medida da beleza? Recorre-se à estética, ao legado cultural, a história ou à população? Decidimos seguir com…

Após quatro anos de reformas, o histórico Hôtel de Crillon reabre no dia 5 de julho, em Paris, na Praça da Concórdia. Com 124 quartos, o empreendimento fica em um edifício datado de 1758, que foi adquirido pela Rosewood Hotels and Resorts em dezembro de 2013. O restauro do Crillon…

Era tanta demonstração de amor que foram retirados da ponte mais de 70 toneladas de cadeados Paris é conhecida como a cidade do amor e do romance. Não só os filmes e a música ajudam a criar esse clima de romance, a própria cidade traz à tona o cenário perfeito…

Pegue seu roupão e conheça 14 dos mais luxuosos spas do mundo, que se destacam por cenários deslumbrantes e serviços exclusivos   Existe melhor maneira de começar o ano do que relaxando em um spa? Muitas pessoas escolhem essa época justamente para fazer resoluções, que em geral incluem cuidar da…

Esquema imóveis faz seleção de 3 lugares incríveis para se visitar em 2023 De acordo com pesquisa realizada pela Phocuswright, nos EUA, existe uma base com fatores predeterminados responsável pela decisão do destino de viagem de muitas pessoas, como lugares com casas de veraneio ou em que se possa realizar…

Os parques de Orlando apresentam novidades e comemorações especiais este ano   Reconhecido como um mundo mágico, atraindo turistas das mais variadas idades, o complexo de entretenimento Walt Disney World traz uma série de novidades nos próximos meses. Sempre buscando inovar e surpreender, os parques de Orlando estão entre as…

Pensando em tirar umas férias? Selecionamos cenários paradisíacos e exclusivos, de encher os olhos. São 5 ilhas privadas que podem ser locadas por temporada, com serviços luxuosos e uma beleza natural exuberante. As paisagens variam de oceanos cor de turquesa, no Caribe, até um visual mais exótico, como as praias…

Conheça verdadeiros paraísos “escondidos” do Brasil, que talvez não estejam em todos os cartões-postais, mas certamente mereciam estar   Paz e sossego são coisas difíceis de conseguir nesta época do ano, principalmente para quem viaja rumo a destinos muito procurados pela maioria dos turistas. Na contracorrente do agito, o Brasil…