< Voltar

Drones: a evolução do mercado imobiliário

Entenda como a tecnologia de drones está revolucionando a forma de anunciar imóveis para venda ou locação

 

Bill Gates, um dos maiores nomes da tecnologia mundial, afirmou que “os drones serão mais impactantes do que as pessoas imaginam, pelo modo positivo como podem ajudar a sociedade”.

Esse potencial já está sendo explorado nas mais diversas áreas, desde a indústria cinematográfica até o monitoramento de regiões para segurança. Sempre na vanguarda, o mercado imobiliário não poderia ficar para trás nessa evolução.

Os avanços na tecnologia de drones abrem inúmeras possibilidades no que diz respeito à venda e locação de imóveis, já que permitem a visualização de produtos de forma extremamente detalhada.

A possibilidade de gravar imagens aéreas (tanto fotos quanto vídeos) e explorar ângulos inusitados, com maior precisão e menor custo do que helicópteros e aviões, ampliou-se de maneira surpreendente com o uso desses dispositivos.

 

Na Esquema Imóveis, as gravações com drones são usadas para destacar alguns dos nossos imóveis mais especiais

 

 

 

 

A localização é um dos itens mais importantes, no momento da decisão de compra. Nesse sentido, as tomadas feitas com drones ajudam os potenciais compradores a analisarem as propriedades mais a fundo, oferecendo uma visão geral do imóvel e de sua vizinhança.

Por meio das gravações realizadas com essa tecnologia, os clientes podem observar se a região é arborizada, se existem outros imóveis bloqueando a vista, se há parques ou escolas nas redondezas, entre outros aspectos relevantes para a compra ou locação de uma propriedade.

 

Diferenciação e exclusividade

Para o proprietário de um imóvel, em um mercado tão competitivo, diferenciar seu produto dos outros é fundamental. No segmento de alto padrão, em que o uso de imagens de altíssima resolução é indispensável, essa diferenciação se torna ainda mais necessária.

Imagens feitas com drone fazem com que um imóvel se destaque nas buscas, de forma atraente e dinâmica, aumentando o interesse de compradores e possibilitando a visualização de detalhes. Além disso, a tecnologia permite que o cliente economize tempo e dinheiro; por exemplo, quando está impossibilitado de ir fisicamente até o local.

Contudo, é importante que as gravações por drone sejam realizadas por equipes profissionais, já que alguns aspectos relativos à segurança e privacidade devem ser observados (certas regiões requerem permissão para o voo de drones ou têm limitações de altura). Também é preciso levar em consideração as condições climáticas e a distância máxima alcançada pelo equipamento.

 

Clique para assistir ao vídeo de um imóvel com imagens captadas por drone

 

Evolução dos drones

Desde seus primeiros protótipos, na metade do século XIX, veículos aéreos autônomos (não tripulados) têm sido utilizados para gravações de fotos e vídeos – principalmente com aplicações militares.

O primeiro drone de que se tem registro voou em 1849, controlado pela marinha austríaca. Desde então, muitos avanços levaram à popularização dessa tecnologia, tornando cada vez mais impressionantes a qualidade e a resolução das imagens.

Apenas no ano passado, mais de 900.000 drones (ou UAVs, sigla para Unmanned Aerial Vehicles) foram registrados nos Estados Unidos. Em pesquisa com profissionais do mercado imobiliário norte-americano, realizada pela National Association of Realtors, 37% dos entrevistados afirmaram que essa foi a tecnologia mais impactante já utilizada em seu trabalho.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Entenda as oportunidades e os riscos do mercado imobiliário que começa a se expandir no Metaverso   A expansão do Metaverso já se tornou uma constante, no mundo conectado em que vivemos. Mas como esse ambiente online imersivo pode impactar os negócios, em especial no mercado imobiliário? Primeiramente, é preciso…

Novidades na automação mostram que o futuro é agora   Casas que parecem saídas de filmes de ficção científica estão mais perto da nossa realidade do que imaginamos. Recentemente, o Facebook divulgou diversas novidades que podem revolucionar os sistemas de automação residencial. Essas novas tecnologias foram alguns dos temas abordados…

Descubra as tendências que estão transformando a automação residencial   Nos últimos anos, o mercado de automação para imóveis têm apresentado diversas novidades e avanços tecnológicos, transformando a forma como interagimos e controlamos os elementos de uma casa. Com a crescente demanda por soluções mais eficientes e inteligentes, as empresas…

Tecnologias de realidade virtual e aumentada possibilitam experiências impressionantes sem sair do lugar   Imagine estar sentado em uma sala, observando tubarões no fundo do mar, como se estivesse em um mergulho. Ou então viajar para qualquer país do mundo que você quiser e ver as paisagens mais incríveis com…

Conheça os prós e contras dos veículos elétricos e veja como os prédios estão se preparando para essa tendência   O futuro, pelo menos no que diz respeito à mobilidade urbana, já chegou. Os carros elétricos, representados por marcas como a norte-americana Tesla e a chinesa BYD, têm se tornado…

PropTech, inteligência artificial, smart homes e foco em millennials são alguns dos pontos que merecem atenção nesse mercado   Não faz tanto tempo assim que o mercado imobiliário passou a utilizar de forma consistente as ferramentas digitais, mas esse segmento certamente tem compensado a entrada tardia no universo tecnológico com…

Do sistema de iluminação até o controle de som, a casa inteligente promove conforto e praticidade aos moradores A automação residencial se utiliza de dispositivos tecnológicos para controlar os sistemas elétricos da casa, facilitando tarefas rotineiras, como ligar as luzes, fechar as cortinas ou aquecer o piso.  As smart homes,…

Inovações tecnológicas trazem soluções criativas para o mercado imobiliário   Morar bem é uma questão de investimento. Para garantir cada vez mais conforto, eficiência e segurança em casas e apartamentos, a indústria da construção civil tem incorporado novas tecnologias em seus processos. A ideia é tornar os imóveis cada vez…