< Voltar

Urban Forest: o futuro dos edifícios verdes

Um dos mais sustentáveis do mundo, o edifício criado por Koichi Takada eleva o conceito de floresta urbana a um novo patamar

 

O projeto mais recente do conceituado estúdio Koichi Takada Architects, concebido para o distrito cultural de Brisbane, na Austrália, prevê a construção de um edifício realmente excepcional. Mesclando uso residencial com atrações culturais, o Urban Forest foi planejado para ser o prédio residencial mais verde do mundo. Essa verdadeira “floresta urbana” já foi projetada com foco em estratégias de design sustentável, ostentando um jardim vertical densamente arborizado. Todos os detalhes promovem a integração entre arquitetura e natureza, favorecendo a iluminação e a ventilação naturais.

O edifício foi criado para o Aria Property Group e tem previsão de comportar 30 andares, com 382 apartamentos, mais um rooftop de dois andares com garden e amenidades, além de um parque público de 1.642 m² no térreo. O objetivo é “naturalizar” e ao mesmo tempo humanizar a arquitetura, já que o parque será aberto à circulação e totalmente integrado ao espaço da rua, com grandes colunas seguindo formas orgânicas, para simular troncos de árvores. A proposta é restaurar o espírito comunitário, por meio da interação social e da promoção do bem-estar coletivo, reduzindo a sensação de isolamento provocada pela maioria dos edifícios residenciais em grandes cidades.

 

 

Seguindo a tendência dos jardins verticais, o paisagismo do projeto irá abrigar 1.000 árvores e mais de 20 mil plantas, de 259 diferentes espécies nativas, para que as fachadas se tornem um elemento ativo da edificação. A ideia é que as plantas atuem para enriquecer a biodiversidade local, além de contribuírem para a redução das emissões de CO2 da cidade. De acordo com o criador, Koichi Takada, o projeto é o mais verde que pode ser realizado com as técnicas disponíveis na arquitetura contemporânea e dentro das regulamentações atuais. Concebido para ser um modelo de excelência em sustentabilidade, o objetivo do Urban Forest é a obtenção de 6 estrelas, que equivalem à categoria platina, na Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

O projeto também contempla um trabalho de conscientização da comunidade, com um centro turístico dedicado a educar os visitantes a respeito de temas como design sustentável, vegetação e biodiversidade. Para os criadores do Urban Forest, existe a necessidade de uma mudança de paradigmas, já que o foco da humanidade, desde a revolução industrial, tem sido na produção em massa, mas agora precisa se voltar para a recuperação em massa dos nossos recursos naturais.

Takada acredita que chegamos em um momento no qual é preciso repensar nossos métodos de construir, adaptando os projetos arquitetônicos à realidade em que vivemos. O concreto, o aço e o vidro são materiais essencialmente utilizados na indústria – que o arquiteto chama de “materialidade morta”. Para ele, é preciso abraçarmos a “materialidade viva”, a “arquitetura viva”, capaz de manter uma relação contínua e duradoura com seu entorno.

 

 

As plantas de cada uma das varandas, distribuídas de maneira escalonada no prédio, ajudarão a controlar a temperatura e a insolação das unidades. Além disso, os apartamentos terão pé-direito de 3 metros e os balcões externos serão três a cinco vezes maiores do que o normal para esse tipo de prédio (com uma média de 28 m² por terraço, metade desse espaço ocupado por plantas). Assim, será necessário ligar o ar-condicionado apenas nos dias mais quentes do ano.

A princípio, o projeto levantou questionamentos sobre seu custo de manutenção. Contudo, para que o prédio mantivesse suas características sustentáveis e ecológicas, o cliente (Aria Property Group) se comprometeu a manter a vegetação do Urban Forest mesmo após a entrega da edificação. O grupo também se propôs a adquirir uma área rural fora da cidade, para a plantação de árvores como forma de compensação ambiental e neutralização da pegada de carbono.

Desde que fundou o escritório Koichi Takada Architects, há 13 anos, Takada tem se destacado por seu trabalho extremamente sensível e focado na integração com o meio ambiente. Esse é um dos motivos pelos quais sua empresa foi vencedora do Architizer A+ Awards deste ano. A inspiração nos elementos naturais é uma prática recorrente no trabalho desse arquiteto que, depois de muito tempo utilizando referências visuais da natureza, percebeu que poderia fazer ainda mais: ajudar a restaurá-la e trazê-la de volta para os centros urbanos.

No Brasil, o conceito de edifício verde também está sendo muito bem explorado no projeto Cidade Matarazzo. A Torre Rosewood, do arquiteto Jean Nouvel, foi concebida para estabelecer uma conexão entre passado, presente e futuro, utilizando essencialmente materiais de origem brasileira. A torre contará com uma série de terraços, como jardins suspensos, onde serão plantadas as mesmas espécies de árvores do entorno. O projeto busca unir arte e natureza para transformar a paisagem urbana.

 

 

Conheça os apartamentos disponíveis no Cidade Matarazzo.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça os benefícios de incorporar em sua casa elementos que permitam a entrada de luz natural   A maioria das pessoas passa cerca de 85% de seus dias em ambientes internos (casa, escritório, escola, lojas, restaurantes). Quais são os efeitos disso na saúde humana? A baixa exposição à luz solar…

Confira nossas dicas para transformar o sótão da sua casa em uma área de lazer, tranquilidade e aconchego   Muitas pessoas veem o sótão como um local da casa pouco ou raramente utilizado. No Brasil, a maioria dos imóveis sequer conta com esse espaço; já na cultura norte-americana, o sótão…

Na arquitetura, a busca por otimização e fruição dos espaços tem levado, cada vez mais, ao aproveitamento dos telhados ou rooftops   A arquitetura está sempre buscando novas formas de utilizar e reinventar os espaços. Principalmente nas grandes cidades, essa busca pelo melhor aproveitamento dos ambientes se reflete em soluções…

Celebrando o Dia dos Pais, saiba como criar uma área especial na sua casa, dedicada ao lazer dessa pessoa tão importante na família   Com a chegada do Dia dos Pais, é comum uma busca pelo presente perfeito para esse homem tão importante na vida de tantas pessoas. Mas e…

Transforme a área externa de sua casa com estruturas cobertas, mas integradas à natureza, criando espaços de convivência, lazer e relaxamento   Se a ideia é dar um novo aspecto e revitalizar a área externa de sua casa, poucos elementos decorativos são tão interessantes e versáteis como um gazebo. Além…

Compartilhamos algumas dicas de jardinagem para tornar sua casa ou apartamento um lugar muito mais verde e agradável   Que tal aproveitar a quarentena e fazer aquele jardinzinho ou horta que você sempre deixou pra depois, ou mesmo revitalizar os espaços já existentes para as plantas em seu quintal ou…

No aniversário da capital paulista, conheça um pouco mais sobre a arquitetura residencial da cidade, com obras de Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi e Artacho Jurado   No dia 25 de janeiro de 2022, a cidade de São Paulo comemora seu aniversário de 468 anos. Ao…

Conheça as casas mais cobiçadas em condomínios de campo próximos à capital paulista, locais perfeitos para relaxar e fugir do agito da cidade   Se a pandemia do coronavírus trouxe algo de bom para os consumidores do mercado imobiliário, foi uma nova perspectiva a respeito da importância de morar bem….