< Voltar

Adaptando prédios para pessoas idosas

Novas propostas de empreendimentos trazem adaptações que levam em consideração a qualidade de vida da população idosa

 

A arquitetura residencial, principalmente quando se trata de condomínios de apartamentos, precisa sempre levar em conta as necessidades coletivas dos moradores.

No Brasil, um levantamento recente do IBGE apontou que pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população, somando um total de 31,23 milhões de idosos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a expectativa é de que, em duas décadas, a população acima de 65 anos irá ultrapassar a de jovens abaixo de 18 anos. Com o aumento crescente da expectativa de vida e a redução das taxas de natalidade, esses números tendem a se tornar cada vez mais significativos.

Pensando nas demandas desse público, muitos novos empreendimentos do mercado imobiliário têm considerado em seus projetos aspectos como o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida da população idosa. Outros prédios, já existentes, têm realizado renovações e adaptações em sua estrutura, para atender a essas pessoas.

 

 

Um imóvel que respeita e leva em conta a população sênior deve ser inclusivo e acessível, valorizando aparatos que contribuam para a vida saudável e a socialização do morador idoso.

Alguns pilares precisam ser considerados, na realização de um projeto com foco em inclusão de pessoas idosas, para que elas se mantenham ativas: saúde, aprendizado contínuo, participação social e segurança/proteção.

 

 

Adaptações nos imóveis

No que diz respeito à estrutura física de uma construção acessível para a população idosa, é importante observar os seguintes itens:

  • As áreas comuns precisam ser agradáveis e bem iluminadas.
  • A quantidade de móveis e tapetes deve estar de acordo com a fácil mobilidade e circulação dos usuários.
  • Barras de apoio devem ser instaladas, principalmente nos banheiros e áreas molhadas, como piscina, sauna e vestiário.
  • É preciso pensar em espaços para sentar que sejam seguros, confortáveis e cercados por áreas verdes.
  • Os pisos devem ser antiderrapantes, com rampas, corredores e elevadores largos o suficiente para cadeiras de rodas.
  • Os espaços precisam conter sinalizações/comunicações adequadas, tanto visuais quanto sonoras.

 

 

 

Nos projetos inclusivos, tanto a segurança física quanto emocional dos moradores idosos é contemplada. Há muitos prédios em que, além da estrutura adaptada, funcionários especializados são contratados para atender a essas pessoas.

Outros empreendimentos oferecem serviços como fisioterapia, massagem ou hidroginástica. Há também condomínios que disponibilizam ambulâncias e enfermeiros, para atendimento emergencial.

Opções mais avançadas de cuidado aos moradores idosos ou com mobilidade reduzida incluem automação (comandos de voz para controle de iluminação e temperatura, por exemplo) e até mesmo robôs, que auxiliam nas atividades dentro de casa.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Entenda a importância de um projeto de iluminação para acrescentar estilo e personalidade ao design de interiores   Um projeto de design de interiores que não considera a iluminação como elemento a ser explorado deixa de aproveitar uma das peças-chave na decoração de uma casa ou apartamento. Luzes bem escolhidas…

Como os espaços podem influenciar a sensação de pertencimento   A NeuroArquitetura e o NeuroUrbanismo são conceitos que dependem da aplicação da neurociência para a compreensão dos impactos da arquitetura tanto no cérebro como nos comportamentos humanos. É a partir de seu caráter interdisciplinar, por exemplo, que a NeuroArquitetura institui…

Um dos mais sustentáveis do mundo, o edifício criado por Koichi Takada eleva o conceito de floresta urbana a um novo patamar   O projeto mais recente do conceituado estúdio Koichi Takada Architects, concebido para o distrito cultural de Brisbane, na Austrália, prevê a construção de um edifício realmente excepcional….

Novidades na automação mostram que o futuro é agora   Casas que parecem saídas de filmes de ficção científica estão mais perto da nossa realidade do que imaginamos. Recentemente, o Facebook divulgou diversas novidades que podem revolucionar os sistemas de automação residencial. Essas novas tecnologias foram alguns dos temas abordados…

Projetada pela escritório de arquitetura Studio Arc, a casa de veraneio localizada em Cornwall, Reino Unido, foge do convencional. Pequenina e funcional a casa é uma versão “moderna” de uma cabana no meio da floresta. Com revestimento de concreto envelhecido e decorada com peças rústicas, o projeto foi criado para…

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, arquiteta conta quais são as tendências em acabamentos em entrevista para a Esquema Imóveis   Simone Mantovani criou seu próprio escritório de arquitetura e design de interiores em 2001, com o intuito de integrar suas experiências profissionais nos setores comercial, residencial…

Em entrevista para a Esquema Imóveis, Casa Unique conta como funciona o processo de reformas A Casa Unique é uma empresa que realiza reformas de propriedades antigas, utilizando técnicas de arquitetura e design de interiores contemporâneos. O serviço é realizado apenas em apartamentos localizados em ruas e bairros nobres de…

As estações do ano influenciam diretamente a forma como pensamos os ambientes e, em regiões tropicais, essa relação se torna ainda mais evidente. Na arquitetura, soluções para melhorar o conforto térmico e a eficiência energética ganham destaque. Mas como essa lógica se estende à decoração e ao design de interiores?…