< Voltar

Por que investir em imóveis?

São muitas as vantagens em investir em imóveis no cenário econômico brasileiro. Seja pela segurança ou pela alta rentabilidade, a aquisição de casas, apartamentos, escritórios e estabelecimentos para locação ou revenda é um atrativo, há muito, explorado no mercado investidor.

De acordo com os índices IGMI-C e IGMI-R divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em meados de 2017, a modalidade despertou interesse moderado aos mais conservadores em consequência do leve decréscimo valorativo desses ativos reais no país.

Ainda assim, desde o início de 2018, esse nicho vem se reconsolidando, conforme constatado no aumento contínuo desses mesmos índices de precificação média de imóveis comerciais e residenciais, respectivamente, nas principais capitais brasileiras.

Além desse reaquecimento imobiliário nos últimos semestres, essa modalidade de investimento também confere muitas vantagens quando comparada, por exemplo, ao Tesouro Direto e ao Certificado de Depósito Bancário (CDB).

Alguns motivos que podemos listar para considerar o investimento como oportunidade:

Segurança

Passados alguns anos após a crise mundial de 2008, os preços dos imóveis, gradativamente, retomaram seus postos de melhores investimentos a médio e longo prazo. Isso porque, como a demanda por imóveis sempre esteve acima dos índices de oferta no mercado imobiliário, de modo geral, a valorização desses ativos se mantém constante.

Além disso, investidores desse ramo estão isentos de arcar com os riscos decorrentes da falência ou liquidação das instituições bancárias, responsáveis pela aplicação de muitos dos títulos privados, como poupanças, LCIs e LCAs. Isso, igualmente, concede maior segurança a esse tipo de investimento.

Alta rentabilidade

A revenda de imóveis a longo prazo é uma opção capaz de gerar margens impressionantes de lucro. Porém, essa não é a única forma de se obter retornos mais atrativos. Isso porque a locação de imóveis é também outra excelente alternativa de se investir em imóveis, na medida em que garante a manutenção mensal de rendas fixas.

Esses retornos são ainda mais interessantes às pessoas físicas, visto que, geralmente, os rendimentos com alugueis são tributados a índices mais baixos. Afinal, o abatimento dessa receita no Imposto de Renda está fixado pelo governo em 14,53% contra os 27,5% devidos pelas pessoas jurídicas.

Proteção contra a inflação

As receitas advindas de aluguéis ou de investimentos em incorporação imobiliária, igualmente, sofrem influências das oscilações inflacionárias do mercado brasileiro.

Por esse motivo, para acompanhar a alteração dos preços no setor de imóveis, existem alguns índices como: o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) e o IGPM que reajusta contratos de locação, quanto na comercialização de imóveis não finalizados. Dessa forma, ainda que inevitáveis, as inflações conseguem ser corrigidas mediante a utilização desse índice.

Diversificação do portfólio de investimentos

Investidores de imóveis no mercado devem ter como velha máxima a incorporação da maior variedade possível de investimentos rentáveis em suas carteiras. Isso para que, por exemplo, aplicadores na bolsa de valores não arrisquem todo o seu crédito em cenários notoriamente volúveis.

Por isso, a compra, locação e revenda desses bens viabiliza a minimização dos riscos inerentes a mercados investidores mais agressivos e, ao mesmo tempo, aumenta a receita mensal obtida pela diversificação dos portfólios.

Portanto, embora o mercado imobiliário tenha sofrido uma significativa queda em 2017, os investimentos nesse setor já se confirmaram bastante otimistas desde o início de 2018, conforme apurações semestrais pelos índices de valorização de imóveis residenciais e comerciais nos principais centros urbanísticos do país.

Além disso, a segurança, a alta rentabilidade e a proteção contra as oscilações inflacionárias também são atrativos dessa modalidade de investimento, visto que ampliam a previsibilidade de rendimentos a curto, médio e/ou longo prazo, conforme as estratégias de cada investidor.

A Esquema Imóveis pensando no perfil de clientes que buscam investir no mercado imobiliário, oferece a Oportunidade da Semana. Além disso, para quem busca investimentos internacionais, temos opções em Portugal e Flórida.

Confira os nossos destaques abaixo:

 

Magic by Pininfarina em Orlando

Ideal para investidores que buscam exclusividade, o condomínio oferece suporte em todas as etapas, desde a compra do seu imóvel até a locação. Dispõe de serviços de hotelaria 5 estrelas e área de lazer completa. Saiba mais.

 

 

 

Calçada do Combro, Bairro Alto – Lisboa

Na zona do Bairro Alto e Santa Catarina, a Calçada do Combro possui localização com forte procura pelo mercado internacional, fazendo este imóvel um excelente investimento para quem deseja viver lá ou explorar a locação “short-term”.  Saiba mais.

 

 

 

 

Emenda, Chiado – Lisboa

Apartamento localizado em região privilegiada e permite fácil acesso à zona comercial e de negócios de Lisboa, a Avenida Liberdade. A construção e qualidade da acomodação atrairão compradores portugueses e estrangeiros. Saiba mais.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, avalia os impactos do cenário econômico atual no mercado imobiliário   O panorama econômico do país tende a provocar impactos e desdobramentos nos mais variados segmentos, e essa afirmação também se aplica ao mercado imobiliário. Embora o segmento de alto padrão sofra…

A importância do conceito para as imobiliárias   Entender o perfil do público é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. No caso do consumidor 4.0, a tecnologia é vista como a maior aliada na busca de informações para garantir mais ferramentas na decisão de compra. Aqui, falamos sobre um…

Vinicius Nageishi, da área de desenvolvimento imobiliário da Esquema Imóveis, fala sobre as vantagens e perfis de imóveis em cada zoneamento   A escolha de um imóvel para morar ou investir, seja ele pronto ou em fase de lançamento, precisa levar em consideração um aspecto muitas vezes deixado de lado:…

Em apresentação exclusiva para a Esquema Imóveis, a Fraiha Incorporadora apresentou seus mais recentes projetos do mercado de alto padrão no bairro do Alto de Pinheiros   A incorporadora Fraiha, referência no mercado imobiliário de alto padrão em São Paulo, possui mais de 49 anos de experiência e é reconhecida…

A WEHO Residências apresenta um novo modelo de negócio focado no mercado de segundas residências no litoral paulistano   A WEHO traz para o Brasil o conceito de co-propriedade, focado em imóveis para segunda moradia. A proposta ainda é pouco conhecida no nosso país, porém muito utilizada nos Estados Unidos,…

Fundos imobiliários ou compra de imóveis? Descubra quais são as melhores oportunidades de investimento no mercado imobiliário atual   A pandemia do coronavírus impactou os mais diversos setores da economia, principalmente em sua primeira fase. Com o mercado imobiliário, não foi diferente. Contudo, no momento em que nos encontramos, de…

Conheça a ferramenta de marketing que transforma seu imóvel em um verdadeiro cenário de revista   Para quem não atua no mercado imobiliário, talvez o termo home staging não tenha muito significado. Em inglês, a palavra stage diz respeito à cena teatral, o palco onde se apresenta um espetáculo. Como…

A área oferece algumas das melhores oportunidades no mercado de imóveis de alto padrão, principalmente para investidores   No ano passado, apesar do momento atípico que vivenciamos, as vendas de lançamentos imobiliários não foram significativamente impactadas –pelo contrário. Dados do Anuário de Mercado Imobiliário, elaborado e publicado pelo Secovi-SP, evidenciaram…