< Voltar

Por que investir em imóveis?

São muitas as vantagens em investir em imóveis no cenário econômico brasileiro. Seja pela segurança ou pela alta rentabilidade, a aquisição de casas, apartamentos, escritórios e estabelecimentos para locação ou revenda é um atrativo, há muito, explorado no mercado investidor.

De acordo com os índices IGMI-C e IGMI-R divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em meados de 2017, a modalidade despertou interesse moderado aos mais conservadores em consequência do leve decréscimo valorativo desses ativos reais no país.

Ainda assim, desde o início de 2018, esse nicho vem se reconsolidando, conforme constatado no aumento contínuo desses mesmos índices de precificação média de imóveis comerciais e residenciais, respectivamente, nas principais capitais brasileiras.

Além desse reaquecimento imobiliário nos últimos semestres, essa modalidade de investimento também confere muitas vantagens quando comparada, por exemplo, ao Tesouro Direto e ao Certificado de Depósito Bancário (CDB).

Alguns motivos que podemos listar para considerar o investimento como oportunidade:

Segurança

Passados alguns anos após a crise mundial de 2008, os preços dos imóveis, gradativamente, retomaram seus postos de melhores investimentos a médio e longo prazo. Isso porque, como a demanda por imóveis sempre esteve acima dos índices de oferta no mercado imobiliário, de modo geral, a valorização desses ativos se mantém constante.

Além disso, investidores desse ramo estão isentos de arcar com os riscos decorrentes da falência ou liquidação das instituições bancárias, responsáveis pela aplicação de muitos dos títulos privados, como poupanças, LCIs e LCAs. Isso, igualmente, concede maior segurança a esse tipo de investimento.

Alta rentabilidade

A revenda de imóveis a longo prazo é uma opção capaz de gerar margens impressionantes de lucro. Porém, essa não é a única forma de se obter retornos mais atrativos. Isso porque a locação de imóveis é também outra excelente alternativa de se investir em imóveis, na medida em que garante a manutenção mensal de rendas fixas.

Esses retornos são ainda mais interessantes às pessoas físicas, visto que, geralmente, os rendimentos com alugueis são tributados a índices mais baixos. Afinal, o abatimento dessa receita no Imposto de Renda está fixado pelo governo em 14,53% contra os 27,5% devidos pelas pessoas jurídicas.

Proteção contra a inflação

As receitas advindas de aluguéis ou de investimentos em incorporação imobiliária, igualmente, sofrem influências das oscilações inflacionárias do mercado brasileiro.

Por esse motivo, para acompanhar a alteração dos preços no setor de imóveis, existem alguns índices como: o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) e o IGPM que reajusta contratos de locação, quanto na comercialização de imóveis não finalizados. Dessa forma, ainda que inevitáveis, as inflações conseguem ser corrigidas mediante a utilização desse índice.

Diversificação do portfólio de investimentos

Investidores de imóveis no mercado devem ter como velha máxima a incorporação da maior variedade possível de investimentos rentáveis em suas carteiras. Isso para que, por exemplo, aplicadores na bolsa de valores não arrisquem todo o seu crédito em cenários notoriamente volúveis.

Por isso, a compra, locação e revenda desses bens viabiliza a minimização dos riscos inerentes a mercados investidores mais agressivos e, ao mesmo tempo, aumenta a receita mensal obtida pela diversificação dos portfólios.

Portanto, embora o mercado imobiliário tenha sofrido uma significativa queda em 2017, os investimentos nesse setor já se confirmaram bastante otimistas desde o início de 2018, conforme apurações semestrais pelos índices de valorização de imóveis residenciais e comerciais nos principais centros urbanísticos do país.

Além disso, a segurança, a alta rentabilidade e a proteção contra as oscilações inflacionárias também são atrativos dessa modalidade de investimento, visto que ampliam a previsibilidade de rendimentos a curto, médio e/ou longo prazo, conforme as estratégias de cada investidor.

A Esquema Imóveis pensando no perfil de clientes que buscam investir no mercado imobiliário, oferece a Oportunidade da Semana. Além disso, para quem busca investimentos internacionais, temos opções em Portugal e Flórida.

Confira os nossos destaques abaixo:

 

Magic by Pininfarina em Orlando

Ideal para investidores que buscam exclusividade, o condomínio oferece suporte em todas as etapas, desde a compra do seu imóvel até a locação. Dispõe de serviços de hotelaria 5 estrelas e área de lazer completa. Saiba mais.

 

 

 

Calçada do Combro, Bairro Alto – Lisboa

Na zona do Bairro Alto e Santa Catarina, a Calçada do Combro possui localização com forte procura pelo mercado internacional, fazendo este imóvel um excelente investimento para quem deseja viver lá ou explorar a locação “short-term”.  Saiba mais.

 

 

 

 

Emenda, Chiado – Lisboa

Apartamento localizado em região privilegiada e permite fácil acesso à zona comercial e de negócios de Lisboa, a Avenida Liberdade. A construção e qualidade da acomodação atrairão compradores portugueses e estrangeiros. Saiba mais.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Abrir as portas de um imóvel pode torná-lo mais atrativo para o mercado e potencializar sua venda   No mercado imobiliário norte-americano, a prática de open house é uma estratégia muito utilizada. No Brasil, isso não é tão comum, mas pode ser um grande diferencial quando se trata de casas…

Entenda o impacto positivo que a variação da taxa Selic deve provocar no mercado imobiliário em 2024   Ficar de olho no cenário econômico é sempre interessante para quem quer fazer bons investimentos. Nesse sentido, o início de um novo ano sempre traz algumas variáveis, sendo a taxa Selic uma…

Conheça a história de uma das avenidas mais importantes de São Paulo, onde se concentra o maior polo financeiro da cidade   Um dos mais relevantes centros comerciais e financeiros da capital paulista, a região da Avenida Brigadeiro Faria Lima tem passado por um verdadeiro boom no que diz respeitos…

Um dos principais destinos da América Latina sendo reconhecido no mundo inteiro devido à sua gastronomia, arquitetura e pontos turísticos. Localizada a 138 km da capital uruguaia – Montevideo, a cidade recebe ao ano aproximadamente um milhão de turistas e tem um crescimento populacional de 2% ao ano. Com maior…

O CEO da Esquema Imóveis, Marco Túlio Vilela Lima, falou à Casa Vogue sobre o comportamento de consumo dos millennials no mercado imobiliário de alto padrão  

Reforma de imóveis usados surge como tendência do design e da arquitetura   No mercado imobiliário, é comum que imóveis precisando de reforma fiquem parados durante muito tempo, em busca de compradores. A dificuldade em vender casas e apartamentos usados pode gerar prejuízos enormes para os proprietários. Além disso, para…

O segundo semestre de 2020 mostra um aquecimento no mercado de alto padrão, com boas oportunidades para compra de imóveis   O ano de 2020 tem sido atípico para a maioria dos segmentos, mas o segundo semestre já traz números que indicam uma retomada. Entre os motivos que impediram uma…

Como evitar problemas na hora de fechar uma negociação, tomando todos os cuidados quanto aos documentos de seu imóvel   A situação é mais comum do que deveria ser: tudo está praticamente certo para fechar um negócio imobiliário, quando de repente aparece algum entrave relacionado à documentação – seja do…