< Voltar

4 tendências de automação residencial

Com estimativa de crescimento de 79 bilhões de dólares até 2022, o mercado de casas e apartamentos inteligentes sofrerá mudanças ainda mais significativas nos próximos anos. Quem ganha é o consumidor, que pode contar com a chamada automação residencial em sua residência.

Esse instrumento oferece grandes benefícios aos moradores, incluindo maior segurança, mais comodidade e conforto. Além disso, a tecnologia garante a integração dos equipamentos da casa, para satisfazer a todas as necessidades de seus usuários.

Dados da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial) provam que, de 2014 a 2020, a expectativa de crescimento do mercado de automação residencial no Brasil é de 11,35% ao ano. Por aqui, 300 mil residências já contam com essa tecnologia.

Conheça abaixo 4 tendências desse segmento:

1. A chegada do multi-room

O chamado multi-room é usado para integrar os cômodos a partir de um mesmo sistema de áudio e vídeo, de forma que cada ambiente tenha uma programação independente do outro. Ou seja, enquanto na sala de estar, para a recepção de visitas, pode ser programado um show de jazz na televisão, ao mesmo tempo em que seu áudio toca pelo ambiente, na cozinha pode ser exibida uma programação totalmente diferente.

O diferencial desse sistema é, justamente, permitir que todas as pessoas que estejam na residência aproveitem cada cômodo da maneira como preferirem, sem a necessidade de cada ambiente contar com aparelhos diferentes.

2. O uso da iluminação pré-agendada

A tecnologia também auxilia (e muito) no quesito iluminação dos ambientes. Existem programações diferentes para cada evento, como festas, jantares ou sessões de cinema, além de esse dispositivo inteligente apagar, de forma automática, as luzes de cômodos que estejam vazios.

Cortinas e persianas também podem ser controladas pelo sistema de automação, a partir de pequenos controles móveis, aparelhos fixos nas paredes e, até mesmo, por meio dos celulares. Com a automação, tudo fica mais fácil.

3. A utilização de assistentes de voz

Os conhecidos sistemas de voz, como a Siri, da Apple, também passaram por uma ampliação e, hoje, podem ser utilizados nas residências brasileiras. Essa ferramenta é mais uma forma de modernizar os imóveis e, de quebra, oferecer inúmeras facilidades aos moradores.

Os assistentes de voz são fabricados de forma a responderem aos comandos de voz, surgindo como uma substituição aos equipamentos de controle da automação residencial: com eles, uma simples palavra ou pequena frase já são suficientes para alterar o som do quarto, a luminosidade do ambiente, ou ligar a ducha de água quente da banheira de hidromassagem.

4. Os aplicativos de celulares usados nesse contexto

O aparelho de celular não poderia ficar de fora nesse assunto, considerando tamanha diversidade de aplicativos existentes nos dias atuais. Por isso, uma tendência no quesito automação residencial é usufruir dessa facilidade para aumentar a segurança, a economia e a comodidade de casas e apartamentos.

Os aplicativos mais usados, nesse sentido, são o Alarm.com, CommandFusion e Crestron. Com um simples toque, diferentes comandos podem ser acionados. A novidade é conseguir gerenciar a automação residencial a distância. Afinal, quem não gostaria de chegar  em casa e já encontrar o quarto fresco, com o ar-condicionado ligado?

ARTIGOS
RELACIONADOS

 Web Summit: A maior conferência de tecnologia do mundo acontece este ano em Lisboa O pais vem crescendo constantemente economicamente. E em 2018, a capital portuguesa foi escolhida novamente para receber a Web Summit que irá reunir turistas de mais de 170 países e contribuir ainda mais para o setor…

A Esquema Imóveis, que está no mercado imobiliário de alto padrão há quase 50 anos, inaugurou o conceito boutique imobiliária em São Paulo, unindo tradição e inovação como suas diretrizes. Atuando nos principais bairros paulistanos, a empresa tem mais de 6 mil imóveis no portfólio, com valores que variam de…

A revista Forbes Brasil publicou uma reportagem que faz um panorama do mercado de imóveis de alto padrão. A matéria destaca o boom imobiliário e o retorno financeiro surpreendente observado por todos os players durante a pandemia. Também aponta as tendências de comportamento dos clientes, que buscam maior qualidade de…

Marco Túlio, CEO da Esquema Imóveis, em entrevista para o Imóveis de Valor, comenta sobre o bairro do Jardins, uma localização nobre e extremamente valorizada no mercado imobiliário de alto padrão.   “Os Jardins são para São Paulo o que Manhattan é para Nova York: um lugar onde tudo acontece…

Pelo segundo ano consecutivo, a Esquema Imóveis conquistou o selo GPTW – Great Place to Work, com aumento de quase 10% no índice de satisfação dos colaboradores em relação ao ano passado. O certificado não representa apenas a chancela de que somos uma das melhores empresas para trabalhar no segmento…

Marco Túlio, CEO da Esquema Imóveis, em entrevista para o Imóveis de Valor, comenta sobre a variação entre valor anunciado e de venda, e a margem de desconto para imóveis de alto padrão na cidade de São Paulo, com média de 8%.   Confira a entrevista completa aqui