< Voltar

4 tendências de automação residencial

Com estimativa de crescimento de 79 bilhões de dólares até 2022, o mercado de casas e apartamentos inteligentes sofrerá mudanças ainda mais significativas nos próximos anos. Quem ganha é o consumidor, que pode contar com a chamada automação residencial em sua residência.

Esse instrumento oferece grandes benefícios aos moradores, incluindo maior segurança, mais comodidade e conforto. Além disso, a tecnologia garante a integração dos equipamentos da casa, para satisfazer a todas as necessidades de seus usuários.

Dados da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial) provam que, de 2014 a 2020, a expectativa de crescimento do mercado de automação residencial no Brasil é de 11,35% ao ano. Por aqui, 300 mil residências já contam com essa tecnologia.

Conheça abaixo 4 tendências desse segmento:

1. A chegada do multi-room

O chamado multi-room é usado para integrar os cômodos a partir de um mesmo sistema de áudio e vídeo, de forma que cada ambiente tenha uma programação independente do outro. Ou seja, enquanto na sala de estar, para a recepção de visitas, pode ser programado um show de jazz na televisão, ao mesmo tempo em que seu áudio toca pelo ambiente, na cozinha pode ser exibida uma programação totalmente diferente.

O diferencial desse sistema é, justamente, permitir que todas as pessoas que estejam na residência aproveitem cada cômodo da maneira como preferirem, sem a necessidade de cada ambiente contar com aparelhos diferentes.

2. O uso da iluminação pré-agendada

A tecnologia também auxilia (e muito) no quesito iluminação dos ambientes. Existem programações diferentes para cada evento, como festas, jantares ou sessões de cinema, além de esse dispositivo inteligente apagar, de forma automática, as luzes de cômodos que estejam vazios.

Cortinas e persianas também podem ser controladas pelo sistema de automação, a partir de pequenos controles móveis, aparelhos fixos nas paredes e, até mesmo, por meio dos celulares. Com a automação, tudo fica mais fácil.

3. A utilização de assistentes de voz

Os conhecidos sistemas de voz, como a Siri, da Apple, também passaram por uma ampliação e, hoje, podem ser utilizados nas residências brasileiras. Essa ferramenta é mais uma forma de modernizar os imóveis e, de quebra, oferecer inúmeras facilidades aos moradores.

Os assistentes de voz são fabricados de forma a responderem aos comandos de voz, surgindo como uma substituição aos equipamentos de controle da automação residencial: com eles, uma simples palavra ou pequena frase já são suficientes para alterar o som do quarto, a luminosidade do ambiente, ou ligar a ducha de água quente da banheira de hidromassagem.

4. Os aplicativos de celulares usados nesse contexto

O aparelho de celular não poderia ficar de fora nesse assunto, considerando tamanha diversidade de aplicativos existentes nos dias atuais. Por isso, uma tendência no quesito automação residencial é usufruir dessa facilidade para aumentar a segurança, a economia e a comodidade de casas e apartamentos.

Os aplicativos mais usados, nesse sentido, são o Alarm.com, CommandFusion e Crestron. Com um simples toque, diferentes comandos podem ser acionados. A novidade é conseguir gerenciar a automação residencial a distância. Afinal, quem não gostaria de chegar  em casa e já encontrar o quarto fresco, com o ar-condicionado ligado?

ARTIGOS
RELACIONADOS

Avenida Rebouças renasce valorizada Com metro quadrado a R$ 22 mil, esta via de trânsito de São Paulo ganha ar cosmopolita com novos empreendimentos imobiliários, comércio para pedestres e lazer sofisticado Por G.Lab 22/04/2022 00h05 · Atualizado há 3 dias   A Avenida Rebouças sempre teve tudo o que as…

 Web Summit: A maior conferência de tecnologia do mundo acontece este ano em Lisboa O pais vem crescendo constantemente economicamente. E em 2018, a capital portuguesa foi escolhida novamente para receber a Web Summit que irá reunir turistas de mais de 170 países e contribuir ainda mais para o setor…

O jornal Valor Econômico publicou um suplemento sobre mercado de luxo e mais uma vez a Esquema Imóveis se destacou no segmento imobiliário de alto padrão em São Paulo.    

Para nós, a Esquema Imóveis é uma imobiliária acima da média, mas receber um certificado que nos dá a chancela de uma das melhores empresas para se trabalhar é uma conquista sem tamanho. No ano em que comemoramos 50 anos de atuação no mercado imobiliário de alto padrão, recebermos de…

Uma casa extraordinária no Jardim Paulista, com projeto Bernardes Arquitetura e paisagismo que se integra ao living, assinado por Isabel Duprat, foi destaque recentemente na Casa Vogue. Com 507 m² de terreno e 507 m² de área construída, o imóvel possui ambientes amplos, com muita iluminação natural, e automação assinada…