< Voltar

Cidades Globais: São Paulo é destaque em ranking internacional

Lista com as principais cidades em termos de investimento, desenvolvimento e expansão

 

O ranking internacional elaborado pela consultoria fDi Intelligence, “Global Cities of the Future 2021/2022”, contou com a participação da cidade de São Paulo, que ocupou o quarto lugar na lista das dez “Megacidades do Futuro” com melhores estratégias para atração de Investimento Estrangeiro Direto (IED). O município garantiu, da mesma forma, seu décimo lugar na perspectiva “Capital Humano e Estilo de Vida”.

A pesquisa considerou, também, o potencial paulistano no que diz respeito às soluções inovadoras, à localização estratégica, à oferta de serviços e à mão de obra qualificada, bem como à qualidade de vida dos moradores. O ranking confere aos municípios participantes reconhecimento internacional de suas ações em temas diversos relacionados ao desenvolvimento econômico.

Desenvolvimento e valorização

Do mesmo modo, há o fortalecimento das ações da Prefeitura e a valorização da preocupação da administração municipal com o desenvolvimento sustentável da cidade, este não somente com foco no processo econômico isolado, mas também nos outros constituintes de seu tripé (social e ambiental).

Cidade brasileira integrante da lista, a capital paulista é responsável por mais de 10% do PIB nacional e conta com investimentos e interesses empresariais variados devido à sua forte infraestrutura, além de seu capital social, potencial econômico e ambiente de negócios.

Para se ter uma ideia da importância deste ranking, encontram-se nele, também, grandes cidades como Singapura (Singapura), Dubai (Emirados Árabes), Londres (Reino Unido), Nova Iorque (Estados Unidos), Xangai (China) e Buenos Aires (Argentina).

A importância do ranking

Em termos de projeção internacional, a participação de São Paulo neste ranqueamento garante maior reconhecimento no que diz respeito ao seu potencial de desenvolvimento e negócios, além de sua infraestrutura técnica e profissional para receber investimentos externos.

De acordo com a Secretaria Especial de Comunicação, “O desempenho do município nesta seleção também contribui para incentivar a atração de investimentos estrangeiros diretos e para fortalecer a geração de emprego e renda na capital. Além da presença de multinacionais em território paulistano, este dado – que é validado pelo grupo Financial Times – se torna mais um indicador de que São Paulo possui condições de abrigar empresas internacionais e é um polo estratégico para investimentos”.

Ser reconhecida como uma cidade global é também ser reconhecida como uma localidade com intenso avanço econômico, urbano e social, em que as transformações ocorreram de forma intensa e as levaram à forte transformação em centros decisórios do poder político e comercial mundial.

Principais características das cidades globais

Segundo o Politize, são as principais características de cidades globais:

  • Ocupam uma grande extensão territorial com uma densidade populacional intensa e são o centro de uma conurbação de cidades e possuem população maior que 10 milhões de habitantes;
  • Tem importância turística e são centros de grandes eventos internacionais (Copa do Mundo, Olimpíadas, Convenções, etc.);
  • Instituições de ensino de alta qualidade, incluindo universidades renomadas, atendimento de estudantes internacionais e centros de pesquisa;
  • São hiper conectadas, com aeroportos com as principais rotas comerciais do mundo e possuem um sistema massivo de transporte terrestre;
  • Possuem um sistema de telecomunicação avançado;
  • Possuem uma diversidade cultural que lhes dão uma identidade própria;
  • Participam efetivamente da economia mundial e são grandes centros financeiros globais de negociações e produção de inovações tecnológicas;
  • São atores políticos engajados tanto na política nacional e internacional.

Quer saber mais sobre importantes fatores contribuintes para o desenvolvimento de São Paulo? Leia a nossa matéria sobre a Companhia City, empresa responsável pela urbanização de quase 50 bairros da cidade, e conheça este imóvel incrível no Jardim América, primeiro bairro cuidado pela Cia. City!

Casa com projeto contemporâneo
ARTIGOS
RELACIONADOS

Especialistas da CrediPronto explicam as vantagens de financiar imóveis, principalmente no alto padrão, e falam sobre as expectativas do mercado   Em bate-papo recente na Esquema Imóveis, os especialistas da CrediPronto (joint venture do Itaú) Eduardo Finoti, Érika Campos e Eduardo de Bem traçaram um panorama das perspectivas do mercado…

Após o carnaval, a economia permanece aquecida, com otimismo no segmento por conta da queda na taxa de juros e previsão de crescimento do mercado imobiliário entre 10 e 15%   A hora de comprar um imóvel é agora. O setor imobiliário é um dos que mais tem crescido desde…

A cidade portuguesa é mais procurada do que Lisboa, sendo a região com o maior número de investimentos no país   Nos últimos anos, Porto vem se destacando e crescendo, principalmente nos setores imobiliário, de bens de consumo, construção e indústria de transportes. Com isso, a cidade tem assumido um…

As maiores diferenças entre os dois mercados estão no foco em exclusividades e na valorização dos profissionais   O mercado imobiliário brasileiro, que tem passado por um período de aquecimento neste segundo semestre, traz diversas características semelhantes ao mercado imobiliário (ou real estate) norte-americano. Muitas das práticas de trabalho utilizadas…

O Parque Ibirapuera é a orla da praia paulistana   A Avenida da Praia é um novo conceito de bairro em um dos pontos mais importantes de São Paulo, a Avenida República do Líbano. A Lei de Zoneamento, com a mudança do Plano Diretor, em 2014, trouxe novidades sobre as…

O segundo semestre de 2020 mostra um aquecimento no mercado de alto padrão, com boas oportunidades para compra de imóveis   O ano de 2020 tem sido atípico para a maioria dos segmentos, mas o segundo semestre já traz números que indicam uma retomada. Entre os motivos que impediram uma…

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, explica a variação entre valores anunciados e vendas efetivadas no mercado imobiliário de alto padrão   No mercado imobiliário, tem se verificado uma diferença entre o preço que é anunciado para um imóvel e o valor efetivamente pago por ele, na hora…

O CEO da Esquema Imóveis, Marco Túlio Vilela Lima, fala sobre os desafios e oportunidades deste novo ano para o mercado imobiliário   Quem não se surpreendeu com alguma coisa em 2022? Certamente foi um ano que trouxe alguns desafios para os mais variados segmentos, assim como oportunidades interessantes de…