< Voltar

Os impactos da inflação no mercado imobiliário

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, avalia os impactos do cenário econômico atual no mercado imobiliário

 

O panorama econômico do país tende a provocar impactos e desdobramentos nos mais variados segmentos, e essa afirmação também se aplica ao mercado imobiliário. Embora o segmento de alto padrão sofra menos oscilações do que os demais, é importante compreender a maneira como a economia influencia o mercado de imóveis, para realizar bons negócios.

De acordo com Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, este ano foi possível verificar uma manutenção do VGV (Valor Geral de Vendas), com faturamento muito semelhante ao desse mesmo período, no ano passado. “A expectativa é de continuarmos com o mercado aquecido. Mas esse aquecimento é algo que se percebe com mais força no segmento de alto padrão”, observa.

O ano de 2021, para a Esquema Imóveis, foi de grandes realizações, com a superação das metas estipuladas e o dobro do faturamento de 2020. “É difícil prever o que irá acontecer no decorrer do ano, por conta de algumas incertezas políticas (como as eleições e a guerra na Ucrânia), mas, por enquanto, ainda estamos acima do que havíamos projetado como meta e mantendo o nível de aquecimento que vinha ocorrendo no ano passado”, ressalta Túlio.

Segundo o CEO, o perfil de imóveis mais procurados, atualmente, está pendendo mais para casas (de rua ou de condomínio) e coberturas. “Este ano, nossas principais vendas, em termos de valores, vieram basicamente de casas. Também vendemos coberturas grandes, com cerca de 500 metros quadrados”, destaca.

 

Impactos da inflação

A grande questão, para quem busca um imóvel para morar ou investir, continua sendo se a inflação alta irá impactar os preços dos imóveis. “Há impacto da inflação no mercado da construção. Principalmente no ano passado, algumas commodities (como aço, por exemplo, que é determinante para a definição do custo de uma construção) tiveram significativo aumento de preço. Hoje, construir está mais caro”, afirma Túlio. “Isso se reflete no preço final dos lançamentos, dos imóveis novos.”

Do mesmo modo, os valores para reforma de um imóvel (especialmente reforma total) também aumentaram. Nesse contexto, o CEO vê uma movimentação dos consumidores em busca de imóveis prontos. “Neste momento econômico, imóveis já construídos e em bom estado podem se tornar interessantes oportunidades de negócios”, explica. “Nossos clientes já estão de olho em imóveis seminovos e posso perceber isso claramente. Eles se tornam atraentes, no atual contexto, porque o custo de reposição de imóveis em bom estado de conservação aumentou demais.”

Mas o que exatamente motiva a busca por esse tipo de imóvel, mesmo em um momento de alta de juros? “O imóvel já construído é mais buscado principalmente em bairros maduros, que têm pouco espaço para lançamentos – os Jardins, por exemplo, no caso de prédios. O comprador quer morar em um bairro cobiçado, mas ele já sabe que, para que isso seja possível, provavelmente precisará buscar um imóvel de terceiros (ou seja, já pronto) e terá poucas opções de imóveis novos, que sejam lançamentos na planta”, completa Túlio.

O principal aspecto que movimenta o mercado imobiliário de alto padrão, conforme aponta o CEO da Esquema Imóveis, ainda é a localização. “Isso também ocorre, por exemplo, com as casas que trabalhamos em regiões como Jardim Europa e Jardim América. São raras as que estão completamente prontas para morar, então os compradores já sabem que precisarão encontrar uma casa usada, para reformar, ou seminova. Outra possibilidade é demolirem o imóvel existente e construírem uma nova casa no lugar. Mas a questão que mais pesa, realmente, é a localização. Esse é o fator fundamental, é o que chama o comprador até determinado lugar, muitas vezes mais do que o próprio imóvel”, conclui.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Vinicius Nageishi, da área de desenvolvimento imobiliário da Esquema Imóveis, fala sobre a solução para adquirir e incorporar terrenos   Os fundos de investimento imobiliário (FIIs), modalidade já conhecida pela maioria das pessoas que tem algum contato com o mercado financeiro, são conjuntos de investidores que reúnem recursos para ativos…

O administrador de empresas Bruno Franciulli fala sobre a relação entre a taxa de juros e os fundos de investimento imobiliários   Quando se fala em investir no mercado imobiliário, os fundos de investimento imobiliários (FII) geralmente são uma opção interessante e também rentável. Mas o que irá acontecer com…

Lista com as principais cidades em termos de investimento, desenvolvimento e expansão   O ranking internacional elaborado pela consultoria fDi Intelligence, “Global Cities of the Future 2021/2022”, contou com a participação da cidade de São Paulo, que ocupou o quarto lugar na lista das dez “Megacidades do Futuro” com melhores…

Imóveis em locais elevados, com vista aberta ou de frente para parques, têm se tornado uma ótima opção de investimento   Uma vista aberta, fugindo do concreto dos prédios e cercada por muito verde, é o sonho da maioria das pessoas que moram em grandes centros urbanos. Mas você sabia…

Entenda o impacto positivo que a variação da taxa Selic deve provocar no mercado imobiliário em 2024   Ficar de olho no cenário econômico é sempre interessante para quem quer fazer bons investimentos. Nesse sentido, o início de um novo ano sempre traz algumas variáveis, sendo a taxa Selic uma…

Alexandre Carola, sócio fundador da Next Realty, fala sobre as vantagens de empreendimentos com metragem mais compacta e grande liquidez   Estamos passando por um momento muito interessante no mercado imobiliário, principalmente no que diz respeito a lançamentos. No alto padrão, conceitos alinhados com as demandas contemporâneas têm sido extremamente…

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, explica a variação entre valores anunciados e vendas efetivadas no mercado imobiliário de alto padrão   No mercado imobiliário, tem se verificado uma diferença entre o preço que é anunciado para um imóvel e o valor efetivamente pago por ele, na hora…

As maiores diferenças entre os dois mercados estão no foco em exclusividades e na valorização dos profissionais   O mercado imobiliário brasileiro, que tem passado por um período de aquecimento neste segundo semestre, traz diversas características semelhantes ao mercado imobiliário (ou real estate) norte-americano. Muitas das práticas de trabalho utilizadas…