< Voltar

Arquitetura multissensorial

Conheça um conceito arquitetônico que prioriza os sentidos e vai além dos aspectos estéticos, para estimular também a audição, o tato e o olfato

 

A prática arquitetônica tem como sentido fundamental a visão. Afinal, um projeto precisa, primeiramente, agradar aos olhos. No entanto, tem se tornado mais difundida uma linha conceitual chamada de arquitetura multissensorial, que leva em consideração outros sentidos humanos, como o som, o toque e o cheiro.

Esse movimento vem de pesquisas em neurociência cognitiva e nasce da compreensão de que a mente e a percepção do ser humano têm uma natureza multissensorial. Portanto, os sentidos possuem papel importante na criação arquitetônica.

A proposta é criar uma atmosfera de percepções interconectadas, fazendo com que os aspectos interajam entre si. Por exemplo, trabalhar de forma conjunta a cor da iluminação e a sensação térmica, o som ambiente e a espacialidade. Ou seja, os estímulos aos sentidos podem atuar em sinergia para ampliar a impressão de conforto e bem-estar de um local.

 

 

Esse tipo de arquitetura também pode ajudar a incluir pessoas com deficiências ou limitações visuais, por exemplo. A maioria dos projetos arquitetônicos tende a priorizar a parte estética, de certa forma negligenciando as pessoas que não contam com esse sentido.

Outra questão, que vem com a falta de reflexão sobre os demais sentidos (principalmente audição, toque e olfato), diz respeito a problemas de saúde causados por longos períodos passados em prédios “pouco amigáveis” sensorialmente. Podemos tomar como exemplo uma obra arquitetônica que não leva em consideração a poluição sonora, que deixa de proteger seus ambientes com isolamento acústico, o que pode acabar causando transtornos a seus usuários, como estresse e insônia.

Para que um projeto arquitetônico seja realmente multissensorial, é preciso conhecer os fatores que estimulam os sentidos humanos. Pesquisas sobre percepção sensorial indicam como os sentidos atuam integrados, na captação de informações externas e acontecimentos. Por isso, parte da maneira como percebemos um ambiente ou uma atmosfera depende de como interpretamos cognitivamente esses dados.

 

 

O poder dos estímulos

Novas experiências são fatores cruciais para a vida e a evolução humana. Isso tem se mostrado ainda mais verdadeiro após a pandemia. Levando em consideração as demandas dos dias atuais, um dos aspectos mais fascinantes da arquitetura é que ela proporciona essas experiências para as pessoas. Arquitetos não apenas projetam espaços, mas são capazes de direcionar as ações dos usuários, dentro deles.

Existe uma relação direta entre as ideias de um arquiteto e a fruição de uma obra arquitetônica. Nesse sentido, são diversas as ferramentas que podem ser usadas, no processo criativo, para desenvolver projetos multissensoriais – desde a escolha dos materiais até o uso da luz, as interações entre os espaços e a presença de elementos naturais. Todos esses aspectos são complementados pelo design de interiores, que entra como o toque final para experiências verdadeiramente imersivas.

 

 

O uso inteligente da vegetação e da iluminação natural, combinado a superfícies com materiais pouco convencionais, além de texturas e cores inusitadas, que estimulem os sentidos, são algumas das possibilidades da arquitetura multissensorial. Ambientes com fragrâncias também podem trazer novas dimensões para a experiência de um espaço. O limite é a imaginação, embora seja interessante pensar sobre a harmonização desses elementos com o edifício em si.

Olhando para o futuro, a expectativa dos estudiosos da arquitetura multissensorial é que os projetos e as práticas arquitetônicas incluam uma maior compreensão dos sentidos humanos e de sua influência sobre as percepções de um ambiente. Esse tipo de entendimento pode levar à criação de casas, prédios e espaços urbanos verdadeiramente inovadores, que atendam de forma completa às necessidades sociais, cognitivas e emocionais das pessoas.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

 Projetadas para trazer charme e funcionalidade, as escadas podem se tornar verdadeiros destaques em uma casa ou apartamento   Quando paramos para observar a arquitetura de um imóvel, é raro prestarmos muita atenção em escadas. No entanto, esse é um elemento da construção que pode fazer uma enorme diferença –…

Conheça alguns projetos criados por arquitetos para sua própria residência, como a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi e a Casa das Canoas de Niemeyer   Quando arquitetos constroem casas para si mesmos, será que eles trabalham de maneira diferente, talvez com mais liberdade para experimentações? No Brasil, temos…

Um resumo do que aconteceu no maior evento de design e decoração, que trouxe destaques incríveis em suas diversas criações   O Salão do Móvel de Milão é um evento referência do setor mobiliário, de design e de decoração. A feira, que teve seu início em 1961, ocorreu neste ano…

Conversamos com o manager da Steinway na América do Sul sobre o valor do piano na composição de um ambiente e os cuidados que ele requer   Mais do que um instrumento musical, o piano pode ser considerado uma verdadeira obra de arte. Com suas origens na Itália renascentista, ele…

Novos materiais, cores, móveis e soluções que refletem os desejos atuais para morar bem e viver com mais autenticidade.   A CASACOR é considerada a principal mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Na edição deste ano, em São Paulo, o evento traz o tema “Semear Sonhos”,…

Comemore o início da primavera com nossas dicas sobre como utilizar arranjos e vasos de flores no design de interiores   Cada casa ou apartamento tem suas particularidades e exige um diferente estilo de decoração, mas há um item decorativo que combina com praticamente todos os gostos: flores. Um vaso…

A neuroarquitetura é definida pela relação entre a neurociência e a arquitetura. Essa área tem como principal objetivo impactar de forma positiva o dia a dia das pessoas, já que diversos estudos comprovam que os espaços físicos impactam o cérebro e, consequentemente, o comportamento humano. De acordo com a Academia…

Seja para fazer um upgrade no seu atual closet ou para projetar um novo espaço, selecionamos algumas ideias para inspirar mudanças   Remodelar a área do closet, para ganhar mais espaço de armazenamento ou simplesmente torná-lo mais bonito, é uma tarefa que requer alguma inspiração – e, se possível, um…