< Voltar

Consumidor 4.0: novo público com novo perfil

A importância do conceito para as imobiliárias

 

Entender o perfil do público é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. No caso do consumidor 4.0, a tecnologia é vista como a maior aliada na busca de informações para garantir mais ferramentas na decisão de compra. Aqui, falamos sobre um cliente com nível de exigência mais alto.

Nesse sentido, é necessário que as empresas busquem conhecer as possíveis formas de se aproximarem dessa audiência, promovendo ações para se adequar às demandas e expectativas e oferecendo serviços e produtos distintos. No segmento imobiliário, essa realidade não é diferente.

Casa moderna com elementos que unem conforto, tecnologia e sustentabilidade

Evolução do consumidor

No início, logo quando as estratégias de marketing ganharam visibilidade, não havia ainda o entendimento dos clientes sobre o que de fato era uma marca. Isso porque, naquele contexto, o que interessava era a solução do produto, o que criava um cenário em que o cliente focava diretamente nas especificações do item. Nessa fase, as marcas não precisavam pensar na segmentação do público.

Em seguida, com o consumidor 2.0, notou-se uma fase de maior concorrência entre as corporações, o que promoveu ao público maior opção de escolha. Esse aspecto de competitividade criou uma realidade em que as marcas precisavam apresentar os seus diferenciais no mercado para atrair seus clientes.

O consumidor 3.0, por sua vez, já com um perfil mais próximo ao do cliente atual, buscava mais personalização. Tal aspecto criou o movimento da sensação de pertencimento, levando as marcas à criação de uma relação mais íntima e humanizada com o público.

Ainda com essa demanda de personalização, o consumidor 4.0 é resultado de toda a transformação digital dos últimos tempos. Com o mais rápido e fácil acesso às informações, as redes sociais seguem mostrando as suas importâncias, seus impactos e suas influências nas decisões de consumo.

Características do consumidor 4.0

Aliando o aspecto tecnológico à sensação de pertencimento, conseguimos traçar um perfil mais atual dos consumidores. O uso diário e constante da internet, o contato com as empresas em diversos canais, os feedbacks das marcas, a resolução eficiente de problemas, o alinhamento de valores pessoais com a organização e a priorização do atendimento humanizado e personalizado são fortes características do consumidor 4.0.

Consumidor 4.0 no mercado imobiliário

No mercado imobiliário, esse novo modelo de acesso às informações torna o cliente mais exigente. É por isso que é extremamente importante oferecer um serviço personalizado e alinhado às necessidades do público, desde as estratégias que garantem maior engajamento até a comunicação eficiente e a interação que promove o famoso relacionamento de qualidade.

De acordo com pesquisa sobre a influência da pandemia no Mercado Imobiliário Brasileiro, compradores e locatários afirmaram que as medidas mais utilizadas para encontrar um novo imóvel eram a visualização de fotos profissionais e o uso de filtros específicos.

No entanto, os dados revelaram que, mesmo naquele contexto em que as pessoas não saíam de casa, 57% dos respondentes disseram ter visitado presencialmente um imóvel. Aqui, percebe-se como conhecer uma casa ou um apartamento “ao vivo” é uma parte muito importante dos processos de compra, aspecto que se confirma até nos dias de hoje.

Saiba mais sobre os nossos diferentes projetos e como atendemos os nossos clientes!

ARTIGOS
RELACIONADOS

Aline Araújo, gerente de parcerias da Paes & Gregori, fala sobre as regiões de São Paulo mais buscadas para novos empreendimentos   Entre os aspectos considerados na hora de escolher um imóvel na cidade de São Paulo, seja para investir ou para morar, a localização certamente é o que faz…

Descubra os impactos da Copa do Mundo da FIFA™ no desenvolvimento imobiliário dos países que sediam esse evento   Mega eventos esportivos, como a Copa do Mundo da FIFA™, tendem a ser excelentes oportunidades de negócios, atraindo turistas e gerando lucros para os mais diversos setores. Um dos segmentos que,…

Em apresentação exclusiva para a Esquema Imóveis, a Fraiha Incorporadora apresentou seus mais recentes projetos do mercado de alto padrão no bairro do Alto de Pinheiros   A incorporadora Fraiha, referência no mercado imobiliário de alto padrão em São Paulo, possui mais de 49 anos de experiência e é reconhecida…

No mercado atual, já é possível realizar negociações totalmente online, mas o item essencial desses processos é a intermediação segura   Comprar uma casa, apartamento ou cobertura sem ao menos conhecê-la fisicamente, utilizando apenas ferramentas digitais, poder parece algo muito distante da realidade do mercado imobiliário brasileiro, mas a venda…

A área oferece algumas das melhores oportunidades no mercado de imóveis de alto padrão, principalmente para investidores   No ano passado, apesar do momento atípico que vivenciamos, as vendas de lançamentos imobiliários não foram significativamente impactadas –pelo contrário. Dados do Anuário de Mercado Imobiliário, elaborado e publicado pelo Secovi-SP, evidenciaram…

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, explica a importância de um bom arquiteto na valorização imobiliária   O valor de um arquiteto, em uma construção, vai muito além da habilidade para desenhar projetos. Seu trabalho abrange criatividade e conhecimento, adotando soluções que promovam a funcionalidade, a sustentabilidade e…

Reforma de imóveis usados surge como tendência do design e da arquitetura   No mercado imobiliário, é comum que imóveis precisando de reforma fiquem parados durante muito tempo, em busca de compradores. A dificuldade em vender casas e apartamentos usados pode gerar prejuízos enormes para os proprietários. Além disso, para…

A WEHO Residências apresenta um novo modelo de negócio focado no mercado de segundas residências no litoral paulistano   A WEHO traz para o Brasil o conceito de co-propriedade, focado em imóveis para segunda moradia. A proposta ainda é pouco conhecida no nosso país, porém muito utilizada nos Estados Unidos,…