A diretora do escritório Anastassiadis Arquitetos se destaca por seus projetos sofisticados, com apurado senso estético e precisão técnica
Especializada tanto em arquitetura quanto em design de interiores e design de produtos, Patricia Anastassiadis é um dos maiores nomes do cenário arquitetônico contemporâneo.
Ela se destaca por criar projetos atemporais, que proporcionam experiências e emoções únicas, mas sempre com um toque de sofisticação. Seus trabalhos, com extrema atenção aos detalhes e influências da arte, história e antropologia, podem ser encontrados em diversas cidades do Brasil e dos Estados Unidos, Grécia, França, Portugal e Caribe.
Ao longo de sua carreira, a arquiteta e designer tem desenvolvido projetos com influência contemporânea, buscando revelar a verdadeira essência de cada local e utilizando elementos artesanais. Seu estilo é, ao mesmo tempo, autêntico e delicado.
O escritório de Patricia, Anastassiadis Arquitetos, em São Paulo, foi fundado em 1993, no mesmo ano em que ela se formou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Esse primeiro escritório foi instalado na varanda de sua casa, mas trouxe realizações que moldaram a trajetória profissional de Patricia, como o restaurante Filomena, em 1994.
Além de atender marcas importantes no mercado corporativo, como Nestlé, Sony, Adidas e Valisere, a arquiteta passou a se especializar no ramo de hotelaria, com projetos para as redes Hilton, Ritz-Carlton, Tivoli, Intercontinental, Grand Hyatt, Four Seasons, Fairmont, Oetker Collection, Transamérica e Txai Resorts. Ela também assinou o projeto de interiores do Palácio Tangará, primeiro hotel 6 estrelas do Brasil.
Sob a direção de Patricia Anastassiadis e de uma equipe de sócios, o escritório já realizou mais de 700 projetos e conta, hoje, com dezenas de profissionais, que conquistaram renome por suas soluções técnicas e funcionais, mas com apuradíssimo senso estético.
Um fato curioso é que, em sua juventude, Patricia considerou estudar moda, influenciada pela empresa de confecções de seus pais, no Bom Retiro, em São Paulo. Mas, como na época as faculdades de moda ficavam no Japão, Londres ou Paris, a condição da família foi que ela obtivesse primeiro um diploma no Brasil.
Durante seus estudos, a arquiteta acabou percebendo a relação direta entre os ambientes projetados e os seres humanos. “De certa forma, a arquitetura tem um lado simbólico, um lado extremamente importante, e eu consegui vivenciar isso”, contou ela, em entrevista ao Construcast.
“O que me inspira é sempre o comportamento das pessoas, os lugares, os aromas, a perspectiva do olhar” – Patricia Anastassiadis
Além dos projetos em arquitetura e design de interiores, Patricia já desenvolveu uma série de produtos exclusivos, incluindo três coleções autorais de mobiliário.