Confira nossas dicas sobre como repaginar a área externa de sua casa, destacando elementos como o paisagismo e o lazer
A revitalização da área externa de uma casa não apenas acrescenta charme e conforto ao espaço, valorizando o imóvel, como também possibilita mais opções de lazer e relaxamento para os moradores. Além da sensação de ampliação do espaço, uma repaginação da área externa pode dar funcionalidade a áreas pouco aproveitadas.
Tanto a frente quanto as laterais e os fundos do terreno são importantes e devem ser considerados no planejamento de uma modernização, se possível incluindo no orçamento os projetos de paisagismo e decoração, realizados por profissionais capazes de encontrar as melhores soluções para cada espaço.
No caso da área frontal, vale apostar em um jardim que seja ao mesmo tempo acolhedor e convidativo. A fachada também merece atenção, uma vez que faz parte da área externa da casa e tende a ser a primeira coisa notada por quem entra na propriedade – especialmente potenciais compradores.
Já na área dos fundos, é interessante criar um espaço ao ar livre que seja ao mesmo tempo agradável e versátil, podendo ser utilizado para o entretenimento dos moradores em qualquer época do ano.
Qualquer tipo de renovação dos elementos que se encontram na área externa (arquitetura, vegetação, móveis e objetos) deve levar em conta o estilo do imóvel, para que o espaço se torne uma estrutura complementar, tanto funcional quanto decorativa, sem entrar em conflito com o restante da casa.
Reformando
Uma simples pintura já é capaz de transformar o aspecto de sua área externa. Incluir alguns itens em cores vivas (como uma porta de cor diferente ou almofadas coloridas em sofás ou cadeiras) também pode ajudar a dar mais contraste ao ambiente.
No caso da área frontal, ao renovar o jardim, espaços maiores pedem plantas grandes e até mesmo árvores, enquanto áreas mais reduzidas ficam muito agradáveis com arbustos e flores. Ao selecionar as espécies, o paisagista ou jardineiro precisa se atentar à localização ideal para as necessidades de cada planta. A manutenção também é importantíssima, já que um jardim mal cuidado pode acabar depreciando sua área externa.
A iluminação externa é outro aspecto que deve ser levado em consideração, já que essa parte da casa também pode ser aproveitada durante a noite. Luzes bem posicionadas são capazes de tornar o ambiente mais acolhedor, guiando o olhar das pessoas aos elementos decorativos mais importantes e acrescentando dramaticidade ao espaço.
Na área dos fundos, a dica é pensar em tudo o que pode ser utilizado para o lazer dos moradores. Além da piscina ou ofurô, decks, gazebos e lounges com sofás e chaises, ou até mesmo lareiras externas, tornam qualquer quintal mais acolhedor. Uma mesa de jogos ou um espaço gourmet também são excelentes adições à área externa.
Outras formas de melhorar a aparência dessa área de sua casa incluem:
- Modificar as proporções – construir uma edícula ou ampliar a cobertura de um deck são maneiras de modificar e revitalizar o espaço externo, sem precisar mexer na estrutura principal da casa.
- Atenção aos detalhes – Novos revestimentos, pequenos reparos e repinturas ajudam muito a valorizar a área externa. Pedras e tijolos aparentes também são ótimas opções para esse tipo de ambiente.
- Substituição do telhado, portas ou janelas – Muitas vezes, uma simples renovação de elementos arquitetônicos pode transformar consideravelmente o aspecto exterior da casa. Modificações no telhado (incluindo isolamento acústico e térmico, por exemplo), também podem ajudar a tornar a casa mais sustentável e eficiente.
- Novo mobiliário – Para repaginar a área externa e dar uma nova “cara” a esse espaço, trocar os móveis ou comprar novos itens é uma excelente solução. Lembrando que o mobiliário da área externa deve ser resistente às mais diversas condições climáticas.