< Voltar

Perspectivas para o mercado imobiliário em 2023

O CEO da Esquema Imóveis, Marco Túlio Vilela Lima, fala sobre os desafios e oportunidades deste novo ano para o mercado imobiliário

 

Quem não se surpreendeu com alguma coisa em 2022? Certamente foi um ano que trouxe alguns desafios para os mais variados segmentos, assim como oportunidades interessantes de realizar bons negócios.

No mercado imobiliário, especificamente, a expectativa era de um desempenho tranquilo. “Tivemos um ano muito forte e aquecido, em 2021, então imaginamos que haveria certa acomodação do mercado”, observa Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis.

No entanto, as negociações imobiliárias se mantiveram aquecidas, principalmente no primeiro semestre. Por conta dessa movimentação, a Esquema Imóveis não apenas atingiu sua meta anual, como a superou. “Na verdade, começamos a perceber uma certa redução do movimento de leads a partir do mês de outubro, por conta das eleições”, comenta Túlio.

De acordo com o CEO, essa redução na demanda, que chegou a 40%, provavelmente ocorreu por conta do cenário de incerteza no país. No entanto, já a partir do mês de novembro, o volume de leads voltou ao normal.

Outro evento importante para os brasileiros, que tende a tirar um pouco o foco de quem está buscando imóveis, é a Copa do Mundo. “Neste final de ano, apesar da Copa, que provoca essa divisão de assuntos de interesse na mente dos brasileiros, já voltamos a perceber um aumento na demanda. Com certeza este tem sido um ano melhor do que havíamos projetado”, afirma.

 

O ano de 2022 foi mais positivo do que havia sido previsto no ano passado

 

O que esperar para 2023?

Segundo o CEO da Esquema Imóveis, o Brasil ainda passa por um período de alguma incerteza. “Acredito que todos estamos na expectativa de saber como vai ser a condução da economia no país”, diz Túlio.

Contudo, ele acredita que seja possível obter, em 2023, uma performance semelhante à deste ano. “O governo eleito tem um histórico mais desenvolvimentista, inclusive com o estado um pouco mais ativo, então isso pode trazer, no curto prazo, uma recuperação da atividade econômica. Mas ainda não sabemos como isso irá impactar o alto padrão”, ressalta.

O valor do dólar e a variação das taxas de juros, como já tem ocorrido, devem continuar influenciando o mercado imobiliário. “As taxas de juros, quando aumentam, têm uma correlação na aquisição de imóveis”, aponta Túlio. “A política fiscal do governo também acaba impactando as decisões do Banco Central.”

No que diz respeito ao dólar, o CEO da Esquema observa algumas nuances. “Se houver um aumento muito grande no valor do dólar, isso pode provocar inflação, no mercado interno”, explica.

“Mas, no altíssimo padrão, também se faz muita compra nessa moeda”, completa Túlio. “Quando o dólar aumenta, é como se nossos imóveis ficassem mais ‘baratos’ para quem está dolarizado, o que pode ser encarando como uma oportunidade, já que faz crescer a demanda.”

 

Consumidores dolarizados podem fazer aumentar a demanda por imóveis no alto padrão

 

Desafios e recomendações

Para Túlio, em momentos nos quais não se tem muito controle, o desafio é olhar para dentro de seu próprio negócio. “Manter a Esquema Imóveis como referência no mercado de alto padrão é nosso maior desafio”, salienta. “Para isso, estamos sempre em um processo de mudanças e de evolução.”

O CEO destaca a importância de manter a presença e relevância da empresa no mundo digital, investindo pesado em atualizações e analisando constantemente o desempenho de anúncios nas redes sociais. “Isso demanda um acompanhamento muito próximo dos nossos especialistas, do nosso marketing, para que possamos nos manter sempre na vanguarda desse mercado.”

Outro ponto essencial é estreitar os laços com parceiros de negócios. “Nesses últimos 3 anos, o aquecimento do mercado imobiliário trouxe novos players, e estamos muito atentos a isso”, observa Túlio. Com a eventual estabilização, o mercado tende a se tornar mais competitivo, o que tornará necessário investir mais em nosso marketing. Isso é algo que podemos controlar: nossa própria empresa.”

Outra constatação que tem se mostrado bastante verdadeira é que, em momentos de incerteza econômica no país, investir em imóveis pode ser uma segurança, uma proteção do seu patrimônio. “Isso faz parte, inclusive, da cultura do brasileiro. É uma forma ficar mais tranquilo, já que um imóvel sempre foi considerado uma ‘apólice de seguro’, porque não costuma perder valor – pelo contrário, sua tendência é valorizar”, conclui o CEO.

 

Investir em um imóvel pode ser uma forma de proteger seu patrimônio em 2023

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Com o aquecimento do mercado de casas em condomínios, a região do Morumbi, Jardim Guedala e Cidade Jardim ganha cada vez mais atrativos para esse tipo de empreendimento   Com o aumento da procura por casas de condomínio, especialmente desde o início da pandemia, a macrorregião do Morumbi (que abrange…

O arquiteto Márcio Mazza explica como o trabalho de retrofit revitaliza imóveis em localizações privilegiadas, mantendo a sustentabilidade   Projetos sustentáveis, com energia solar e mais econômica, além de caixas de retenção de água pluvial, que podem ser usadas no jardim – esse é o padrão das casas construídas pelo…

O mercado imobiliário português vem se destacando no cenário mundial diante das diversas vantagens que começou a oferecer nos últimos anos. Há, até mesmo, a possibilidade de obtenção do Golden Visa, visto para residentes investidores de imóveis no país. Além disso, a demanda crescente por acomodações temporárias nas principais cidades…

Desde a prospecção de áreas e a elaboração do projeto até a conclusão das obras, é possível adquirir um lançamento em qualquer uma de suas etapas   Uma das grandes vantagens de comprar um lançamento imobiliário está na possibilidade de investir nele logo no início, em um momento no qual…

Nesta fase positiva do mercado, o desenvolvimento imobiliário tem ganhado espaço, com boas oportunidades para vendedores e investidores   Já faz algum tempo que o desenvolvimento imobiliário tem, literalmente, conquistado terreno no mercado, em especial no que diz respeito ao alto padrão. “Essa área já vinha em ascensão antes da…

A WEHO Residências apresenta um novo modelo de negócio focado no mercado de segundas residências no litoral paulistano   A WEHO traz para o Brasil o conceito de co-propriedade, focado em imóveis para segunda moradia. A proposta ainda é pouco conhecida no nosso país, porém muito utilizada nos Estados Unidos,…

A futurista Sabina Deweik e o diretor de inovação e expansão da Esquema Imóveis, Marcelo Alcântara, falam sobre o que torna uma empresa e seus profissionais inovadores   Vivemos em um contexto imprevisível, hiperconectado e dominado pela ansiedade, no qual percebemos, cada vez mais, uma aceleração da vida e dos…

No mercado atual, já é possível realizar negociações totalmente online, mas o item essencial desses processos é a intermediação segura   Comprar uma casa, apartamento ou cobertura sem ao menos conhecê-la fisicamente, utilizando apenas ferramentas digitais, poder parece algo muito distante da realidade do mercado imobiliário brasileiro, mas a venda…