< Voltar

Perspectivas para o mercado imobiliário em 2023

O CEO da Esquema Imóveis, Marco Túlio Vilela Lima, fala sobre os desafios e oportunidades deste novo ano para o mercado imobiliário

 

Quem não se surpreendeu com alguma coisa em 2022? Certamente foi um ano que trouxe alguns desafios para os mais variados segmentos, assim como oportunidades interessantes de realizar bons negócios.

No mercado imobiliário, especificamente, a expectativa era de um desempenho tranquilo. “Tivemos um ano muito forte e aquecido, em 2021, então imaginamos que haveria certa acomodação do mercado”, observa Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis.

No entanto, as negociações imobiliárias se mantiveram aquecidas, principalmente no primeiro semestre. Por conta dessa movimentação, a Esquema Imóveis não apenas atingiu sua meta anual, como a superou. “Na verdade, começamos a perceber uma certa redução do movimento de leads a partir do mês de outubro, por conta das eleições”, comenta Túlio.

De acordo com o CEO, essa redução na demanda, que chegou a 40%, provavelmente ocorreu por conta do cenário de incerteza no país. No entanto, já a partir do mês de novembro, o volume de leads voltou ao normal.

Outro evento importante para os brasileiros, que tende a tirar um pouco o foco de quem está buscando imóveis, é a Copa do Mundo. “Neste final de ano, apesar da Copa, que provoca essa divisão de assuntos de interesse na mente dos brasileiros, já voltamos a perceber um aumento na demanda. Com certeza este tem sido um ano melhor do que havíamos projetado”, afirma.

 

O ano de 2022 foi mais positivo do que havia sido previsto no ano passado

 

O que esperar para 2023?

Segundo o CEO da Esquema Imóveis, o Brasil ainda passa por um período de alguma incerteza. “Acredito que todos estamos na expectativa de saber como vai ser a condução da economia no país”, diz Túlio.

Contudo, ele acredita que seja possível obter, em 2023, uma performance semelhante à deste ano. “O governo eleito tem um histórico mais desenvolvimentista, inclusive com o estado um pouco mais ativo, então isso pode trazer, no curto prazo, uma recuperação da atividade econômica. Mas ainda não sabemos como isso irá impactar o alto padrão”, ressalta.

O valor do dólar e a variação das taxas de juros, como já tem ocorrido, devem continuar influenciando o mercado imobiliário. “As taxas de juros, quando aumentam, têm uma correlação na aquisição de imóveis”, aponta Túlio. “A política fiscal do governo também acaba impactando as decisões do Banco Central.”

No que diz respeito ao dólar, o CEO da Esquema observa algumas nuances. “Se houver um aumento muito grande no valor do dólar, isso pode provocar inflação, no mercado interno”, explica.

“Mas, no altíssimo padrão, também se faz muita compra nessa moeda”, completa Túlio. “Quando o dólar aumenta, é como se nossos imóveis ficassem mais ‘baratos’ para quem está dolarizado, o que pode ser encarando como uma oportunidade, já que faz crescer a demanda.”

 

Consumidores dolarizados podem fazer aumentar a demanda por imóveis no alto padrão

 

Desafios e recomendações

Para Túlio, em momentos nos quais não se tem muito controle, o desafio é olhar para dentro de seu próprio negócio. “Manter a Esquema Imóveis como referência no mercado de alto padrão é nosso maior desafio”, salienta. “Para isso, estamos sempre em um processo de mudanças e de evolução.”

O CEO destaca a importância de manter a presença e relevância da empresa no mundo digital, investindo pesado em atualizações e analisando constantemente o desempenho de anúncios nas redes sociais. “Isso demanda um acompanhamento muito próximo dos nossos especialistas, do nosso marketing, para que possamos nos manter sempre na vanguarda desse mercado.”

Outro ponto essencial é estreitar os laços com parceiros de negócios. “Nesses últimos 3 anos, o aquecimento do mercado imobiliário trouxe novos players, e estamos muito atentos a isso”, observa Túlio. Com a eventual estabilização, o mercado tende a se tornar mais competitivo, o que tornará necessário investir mais em nosso marketing. Isso é algo que podemos controlar: nossa própria empresa.”

Outra constatação que tem se mostrado bastante verdadeira é que, em momentos de incerteza econômica no país, investir em imóveis pode ser uma segurança, uma proteção do seu patrimônio. “Isso faz parte, inclusive, da cultura do brasileiro. É uma forma ficar mais tranquilo, já que um imóvel sempre foi considerado uma ‘apólice de seguro’, porque não costuma perder valor – pelo contrário, sua tendência é valorizar”, conclui o CEO.

 

Investir em um imóvel pode ser uma forma de proteger seu patrimônio em 2023

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conhecido por suas casas e ruas arborizadas, o bairro está passando por um boom de novos projetos sendo entregues como há muito tempo não era percebido   Uma das regiões mais nobres da cidade está passando por um momento especial: os bairros Jardim Europa, Jardim América, Jardim Paulista e Jardim…

Como evitar problemas na hora de fechar uma negociação, tomando todos os cuidados quanto aos documentos de seu imóvel   A situação é mais comum do que deveria ser: tudo está praticamente certo para fechar um negócio imobiliário, quando de repente aparece algum entrave relacionado à documentação – seja do…

Entre os maiores benefícios dos contratos digitais estão a segurança e a praticidade para agilização dos processos   O mundo está em constante transformação. No início deste ano, sequer podíamos imaginar que passaríamos por uma pandemia global, que nos colocaria em quarentena. Nos meses que se seguiram, aprendemos que a…

O mercado imobiliário português vem se destacando no cenário mundial diante das diversas vantagens que começou a oferecer nos últimos anos. Há, até mesmo, a possibilidade de obtenção do Golden Visa, visto para residentes investidores de imóveis no país. Além disso, a demanda crescente por acomodações temporárias nas principais cidades…

Plinio Di Giaimo, diretor do empreendimento Tiê Campinas, explica as vantagens de investir em um condomínio de campo nessa localização   Quando se pensa em condomínios de campo, talvez as primeiras cidades que venham à cabeça, próximas a São Paulo, sejam Porto Feliz, Itupeva e Bragança Paulista. Fora desse eixo…

David Farah e Vinicius Nageishi, da Esquema Imóveis, falam sobre os fatores que determinam a vocação de um terreno para incorporação   A escolha de um terreno para incorporar e construir um novo empreendimento, na cidade de São Paulo, precisa levar em conta diversos fatores. O principal aspecto a ser…

Aline Araújo, gerente de parcerias da Paes & Gregori, fala sobre as regiões de São Paulo mais buscadas para novos empreendimentos   Entre os aspectos considerados na hora de escolher um imóvel na cidade de São Paulo, seja para investir ou para morar, a localização certamente é o que faz…

O último trimestre de 2024 chegou e, por mais que ainda não seja o momento de fechar as malas para as viagens de final de ano, é a hora de “bater o martelo” acerca do destino. Caso você ainda não saiba para onde ir nessas férias, pode ficar tranquilo pois…