Horácio Tornic, gerente de parcerias da Helbor Empreendimentos, fala sobre as novas demandas para o mercado de lançamentos imobiliários
O foco do mercado imobiliário de alto padrão, principalmente quando se trata de lançamentos, é oferecer plantas flexíveis e cômodos mais amplos, atendendo ao público familiar. Nesse sentido, a escolha de bons terrenos, com excelente localização e metragem, é um fator fundamental.
“Costumo dizer que terreno é uma matéria que não se renova. Uma vez estabelecido um projeto, temos que buscar outro. Essa busca é constante e a escolha, em geral, é realizada em regiões que mostram algum indicador ou fomento (presente ou futuro)”, explica Horácio Tornic, gerente de parcerias da Helbor Empreendimentos.
De acordo com Horácio, alguns dos grandes motivadores para aquisições de áreas, para incorporações da Helbor, são a fácil locomoção, a oferta de serviços e a proximidade de parques. Esses são itens que costumam interessar os potenciais compradores ou investidores.
A compra de imóveis para investimento, aliás, tem sido algo cada vez mais recorrente, no mercado de lançamentos. “Há algum tempo observamos uma tendência de investidores e ‘poupadores’ na busca de imóveis do tipo studio e 1 dormitório, em regiões onde existe a questão de mobilidade bem definida (principalmente metrô)”, observa.
Segundo o gerente de parcerias da Helbor, a facilidade para deslocamento é um ponto muito importante, que pesa em qualquer momento da escolha. “Outros fatores que influenciam são a localização, a oferta de serviços e a proximidade de regiões onde existam empresas, centros voltados a eventos e convenções, etc.”
Nesse caso específico, Horácio explica que a “popularização” de empresas que oferecem serviços de gestão dessas unidades acaba tornando possível uma rentabilidade média, para o investidor, de 0,8% a até 1% ao mês.
Outra tendência muito forte, hoje, no mercado imobiliário de lançamentos, é oferecer projetos que possam ser “customizados”, conforme as necessidades do comprador. “Na Helbor, temos um setor que se chama Personalize, para atender a essas demandas, em diferentes estágios da obra, até o momento da entrega”, conta Horácio. “Apostamos que, tendo a possibilidade de flexibilizar os acabamentos nos espaços, teremos uma escolha mais rápida e satisfatória do cliente para a aquisição.”
A incorporadora também tem investido no segmento de condomínios horizontais. “Os últimos 2 anos trouxeram ao nosso mercado uma série de novas possibilidades, no que diz respeito a tipos de moradia. As casas em condomínios voltaram com força total”, observa.
O gerente de parcerias completa que esses projetos horizontais oferecem, para o cliente, segurança e um pouco mais de liberdade na concepção de espaços. “A Helbor está preparando um lançamento na região do Morumbi, para o próximo ano, justamente com essas qualidades.”
Em um mercado que se mostra tão competitivo, o destaque fica com empresas consolidadas, que possam oferecer empreendimentos de alto padrão construtivo, com parcerias diferenciadas.
“Além de mais de 40 anos de atuação no mercado imobiliário, a Helbor tem como parceiros o W Residences (bandeira da cadeia Marriot) e a Artefacto (em seu primeiro projeto branded em São Paulo), que fortalecem nossa marca e nos colocam em uma posição de destaque dentro desse mercado”, conclui Horácio.