O arquiteto francês, conhecido por seu estilo único e provocativo, é um dos criadores do projeto Cidade Matarazzo
O sonho dos pais de Jean Nouvel, nascido em Fumel, na França, no ano de 1945, era de que o filho buscasse uma formação nas áreas de educação ou engenharia, mas desde muito jovem ele demonstrou interesse pelas artes. A família acabou chegando a um consenso de que o menino poderia estudar arquitetura, já que seria algo um pouco menos arriscado do que a carreira artística. Felizmente, esse acordo permitiu que o mundo conhecesse o gênio de um ousado e provocativo arquiteto.
Na juventude, Nouvel tinha planos de ingressar na École des Beaux-Arts, em Bordeaux, mas acabou sendo o primeiro colocado no exame de seleção para a École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, em Paris, onde se graduou. Após atuar como assistente do renomado arquiteto Claude Parent e do urbanista Paul Virilio, nos quais se inspirou, ele abriu seu próprio escritório de arquitetura, em 1970. Algum tempo depois, tornou-se um dos fundadores do movimento “Mars 1976” e, posteriormente, do Syndicat de l’Architecture, que tinham como propósito debater os rumos da profissão. Também fundou a primeira Bienal de Arquitetura de Paris, em 1980.
Suas opiniões fortes e polêmicas sobre a arquitetura contemporânea no contexto urbano, assim como a habilidade para trazer criatividade e originalidade a seus trabalhos, projetaram a imagem de Jean Nouvel internacionalmente. Os projetos do arquiteto se destacam por uma sincronia entre os usuários, o período em cada obra foi criada e o local onde estão inseridas. Com seu estilo único, ele cria edifícios que praticamente transformam seu entorno, destacando-se em meio à paisagem urbana.
Entre as principais obras de Jean Nouvel estão:
- Arab World Institute, Paris (França);
- Fondation Cartier e Musée du quai Branly – Jacques Chirac, Paris (França);
- Opera House de Lyon (França);
- Culture and Convention Centre – KKL, Lucerna (Suíça);
- Torre Agbar, Barcelona (Espanha);
- Museu Reina Sofia, Madrid (Espanha);
- Guthrie Theater, Minneapolis (Estados Unidos);
- Edifício 40 Mercer, Nova York (Estados Unidos);
- Doha High Rise Office Building (Qatar);
- National Museum of Qatar, Doha (Qatar);
- One Central Park, Sydney (Austrália);
- White Walls, Nicosia (Chipre);
- DR Concert Hall, Copenhagen (Dinamarca);
- Louvre Abu Dhabi (Emirados Árabes).
Entre os inúmeros prêmios recebidos por Jean Nouvel está o Aga-Khan Prize, por ter ajudado a construir uma “ponte” entre as culturas árabe e francesa. O arquiteto também recebeu o Leão de Ouro na Bienal de Veneza, além de três dos mais importantes prêmios de arquitetura do mundo: a Royal Gold Medal, do Royal Institute of British Architects (RIBA), o Praemium Imperial of Japan’s Fine Arts Association e o Borromini Prize, do Culture and Convention Centre de Lucerna. Também foi nomeado Docteur Honoris Causa pelo Royal College of Art de Londres e Officier da Légion d’honneur da França, entre diversas outras honras recebidas. Em 2008, foi vencedor do conceituado Pritzker Prize.
Sempre muito envolvido nas questões intelectuais e conceituais da arquitetura contemporânea, Nouvel tem como características o olhar inovador e a vontade de criar obras desafiadoras, exuberantes e imaginativas, vibrantes em experimentação e até mesmo excêntricas – verdadeiras “viagens ao desconhecido”. O júri do prêmio Pritzker elogiou sua “corajosa determinação em perseguir novas ideias e desafiar normas aceitas, para ampliar os limites de sua área de atuação.”
Conheça os apartamentos disponíveis no Cidade Matarazzo.