< Voltar

Arquitetura com inspiração colonial

Conheça as características e origens desse estilo arquitetônico que ainda hoje é encontrado em imóveis charmosos, com ares de interior

 

A época dos impérios coloniais nas Américas, que se iniciou com as navegações de Portugal e Espanha e teve seu auge com a descoberta e a colonização de países como o Brasil, ocorreu aproximadamente entre os séculos XVI e XIX.

Nesse período, o estilo arquitetônico em voga no nosso país era marcadamente influenciado pela arquitetura portuguesa, com adaptações ao clima tropical.

Até os dias de hoje, é possível encontrar exemplares dessa arquitetura colonial brasileira (ou mesmo construções mais recentes, inspiradas por esse estilo). Igrejas e mosteiros de cidades antigas, instituições culturais, casas de campo, pousadas e restaurantes mantêm características que remetem a esse período.

As correntes estilísticas importadas da Europa, a partir do século XVI, não adaptaram apenas a funcionalidade dos ambientes, como também as técnicas e materiais construtivos, já que muitos dos recursos disponíveis em Portugal não eram encontrados no Brasil.

 

Casa com inspiração colonial, no Alto de Pinheiros

 

De acordo com estudiosos, os tipos de casas mais comuns ao período colonial brasileiro eram as térreas e os sobrados, com padronização de plantas. Geralmente a cobertura era o chamado telhado em duas águas, com telhas cerâmicas.

Os centros históricos de cidades como Salvador, Ouro Preto, Olinda, Diamantina e São Luís do Maranhão são alguns exemplos de locais com grande concentração, até os dias de hoje, de construções nesse estilo.

Por conta da falta de registros, os responsáveis pelos projetos arquitetônicos daquela época acabavam ficando, em sua maior parte, no anonimado. Muitos deles eram religiosos, engenheiros-militares, mestres de obras, pedreiros ou carpinteiros.

 

Casa com inspiração colonial no bairro Cidade Jardim

 

As técnicas utilizadas eram taipa-de-pilão e pau-a-pique, com materiais facilmente encontrados em nosso país, como barro e madeira, embora estruturas mais sofisticadas também fossem construídas em alvenaria de pedra ou tijolos de adobe, com madeiramento para pisos e tetos.

Nas cidades, as casas tinham planta estreita, com maior iluminação natural nos ambientes voltados para a rua e nos fundos, onde geralmente ficavam os quartos, com um corredor central ou lateral para circulação.

Já as áreas mais afastadas dos centros urbanos permitiam maior liberdade em relação à área construída, com ambientes mais amplos e a possibilidade de implantação de grandes janelas e portas abertas para varandas, que proporcionavam grande luminosidade.

 

Casa de campo em estilo colonial no condomínio Quinta da Baroneza

 

Nas construções com inspiração colonial, é possível encontrar traços arquitetônicos renascentistas, maneiristas, barrocos, rococós e neoclássicos. Já entre as características e elementos mais marcantes desse estilo, destacam-se:

  • Telhados com beirais esculpidos;
  • Varandas e alpendres, sacadas e balcões com gradis de ferro;
  • Esquadrias de madeira nas portas e janelas (em formato retangular ou em arco);
  • Pisos de ladrilhos, madeira, pedra ou mármore;
  • Decoração com azulejos portugueses;
  • Fachada simples, com ornamentos discretos.

 

Casa à venda, em estilo colonial, no Alto de Pinheiros

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Descubra algumas das melhores séries disponíveis na internet para quem gosta de arquitetura e decoração   Os serviços de streaming e plataformas de vídeos, hoje em dia, não oferecem apenas conteúdo de entretenimento. Além de relaxar com programas mais descontraídos, é possível aprender muita coisa – principalmente se você aprecia…

Entenda como a neurociência pode influenciar projetos arquitetônicos, explorando nossa atração por texturas, curvas e simetria nos espaços   Projetos que levam em consideração a influência exercida pelos ambientes sobre as emoções e os comportamentos humanos, para impactar de forma profunda a experiência dos usuários em determinados ambientes, já são…

Muitos imóveis trazem esses ícones do design como protagonistas da ambientação: poltronas, luminárias e móveis que transformam o espaço em expressão de arte e conforto. Pensando nisso, a Esquema Imóveis realizou uma seleção de cinco objetos de desejo que marcam presença em ambientes elegantes de forma inspiradora. 1. Poltrona Mole…

Casas de cinema procuradas por compradores   Para os amantes de cinema e de arquitetura, um dos elementos mais marcantes em um filme é o espaço em que se passa. É muito comum, inclusive, que o espectador estabeleça relações diretas entre os personagens – ou até mesmo o enredo –…

Conheça os benefícios de incorporar em sua casa elementos que permitam a entrada de luz natural   A maioria das pessoas passa cerca de 85% de seus dias em ambientes internos (casa, escritório, escola, lojas, restaurantes). Quais são os efeitos disso na saúde humana? A baixa exposição à luz solar…

Conheça as casas mais cobiçadas em condomínios de campo próximos à capital paulista, locais perfeitos para relaxar e fugir do agito da cidade   Se a pandemia do coronavírus trouxe algo de bom para os consumidores do mercado imobiliário, foi uma nova perspectiva a respeito da importância de morar bem….

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, explica a importância de um bom arquiteto na valorização imobiliária   O valor de um arquiteto, em uma construção, vai muito além da habilidade para desenhar projetos. Seu trabalho abrange criatividade e conhecimento, adotando soluções que promovam a funcionalidade, a sustentabilidade e…

A neuroarquitetura é definida pela relação entre a neurociência e a arquitetura. Essa área tem como principal objetivo impactar de forma positiva o dia a dia das pessoas, já que diversos estudos comprovam que os espaços físicos impactam o cérebro e, consequentemente, o comportamento humano. De acordo com a Academia…