< Voltar

Arquitetura e design de interiores: inspirações para o inverno

Como preparar a sua casa para os dias frios

 

As estações do ano designam quatro períodos com características distintas, cada qual com seus padrões ou variações climáticas. Junto a essas mudanças, vem também uma série de comportamentos e predileções específicas das pessoas que correspondem a essas diferentes estações.

Com a chegada do inverno, por exemplo, em que as temperaturas começam a despencar, nota-se uma forte inclinação para o recolhimento, bem como a alta busca pelo que remete o aconchego e o abrigo. Nesse sentido, vê-se uma tendência de as pessoas optarem por programas mais reclusos e caseiros, aproveitando a estação mais fria do ano em ambientes mais acolhedores, principalmente em seus respectivos lares.

E como os aspectos de uma casa podem contribuir para uma atmosfera mais agradável no inverno? É aí que a arquitetura e o design de interiores revelam as suas importâncias para não somente as questões estéticas, mas sim, também, para a experiência com o ambiente como um todo.

Como transformar os espaços de uma casa?

Em países como o Brasil, em que na maior parte do tempo convivemos com climas quentes, muitas vezes as construções não são preparadas para temperaturas mais baixas. É muito mais comum, por exemplo, estratégias que buscam garantir o resfriamento dos ambientes, devido às nossas características climáticas tropicais, do que o planejamento para as frentes frias.

Quanto a isso, nota-se que a calefação e o isolamento não se mostram sempre presentes nas casas, dificultando o conforto térmico interno. Quando uma construção responde ao clima de onde estão localizadas, as adaptações são mais simples.

No entanto, em lugares com variações mais abruptas, em que as temperaturas contam com oscilações mais intensas de frio acentuado e forte calor, é muito importante um preparo arquitetônico e de design de interiores mais minucioso, como a implantação de paredes isolantes, lareiras, pisos acarpetados, entre outros.

Arquitetura e design de interiores: estratégias para o inverno

Uma possibilidade que pode contribuir com a criação de espaçosos mais harmônicos com a chegada das baixas temperaturas é o equilíbrio entre materiais de revestimento interno. Aqui, alternar revestimentos frios, como cerâmicos, pedras polidas, porcelanatos e cimentados, com revestimentos quentes, como madeiras, vinílicos e laminados, pode ser uma solução.

Revestimentos frios costumam ser utilizados em áreas suscetíveis à umidade, mas costumam estar presentes, também, em ambientes internos, como em áreas de estar, quartos e salas. Isso porque a manutenção e a limpeza são mais simples. No entanto, da mesma forma que, no verão, esses materiais conferem aos espaços um ar de frescor, no inverno agravam a sensação de frio dentro da casa.

Os revestimentos quentes, por sua vez, quando utilizados nas áreas íntimas e nas áreas de estar, transformam a atmosfera dos ambientes, trazendo, durante os meses mais frios do ano, mais aconchego e conforto térmico para os moradores.

Soluções temporárias

Em lugares em que o clima é predominantemente mais quente, os pisos escolhidos costumam contribuir com o resfriamento dos ambientes. É natural, portanto, que no inverno se busque soluções temporárias para amenizar tal aspecto.

Nesse sentido, tapetes peludos, de sisal ou de outros materiais quentes, por exemplo, são excelentes alternativas para evitar o contato direto da pessoa com o chão frio. Colocá-los sob as camas, poltronas, mesas e sofás trará um maior conforto térmico para os ambientes internos.

Além disso, objetos de fácil deslocamento costumam ser alvos dessas soluções temporárias. Mantas, almofadas, cortinas e aquecedores de tomada são outras estratégias para tornar as áreas mais acolhedoras e confortáveis. Da mesma forma, as texturas desses objetos, que contribuem com a harmonização climática dos ambientes, como veludos, feltros e pelúcias.

Outro elemento para uma solução imediata é a iluminação secundária. Optar por luzes amareladas, como em lustres e abajures, confere ao espaço maior conforto e intervém diretamente na sensação climática do indivíduo. Ainda com o visual, pensar em cores mais fortes pode também trazer uma atmosfera mais calorosa aos ambientes. Aqui, investir em elementos em cores mais quentes e terrosas pode ser outra alternativa, como almofadas laranjas, mantas em vermelho queimado ou até mesmo um quadro com tons de caramelo e cobre.

Melhor do que fugir do frio é preparar a sua casa para ele!

Quer conhecer mais sobre espaços incríveis para o inverno? Conheça as vantagens de se ter uma sauna em casa e seus principais cuidados necessários em nossa matéria Sauna em casa: conforto e relaxamento

ARTIGOS
RELACIONADOS

Confira nossas dicas de decorações de Natal para o interior da sua casa e também para a área externa   Depois de um ano tão desafiador, no qual passamos muito tempo dentro de casa, uma ótima maneira de trazer um pouco de alegria e esperança pela chegada de um novo…

Com projetos clássicos e atemporais, a construtora teve um papel importante na verticalização de São Paulo   Há certos estilos que se tornam verdadeiras marcas registradas. No caso da Construtora Adolpho Lindenberg, a arquitetura de linhas clássicas e o padrão construtivo de alta qualidade fizeram com que a empresa se…

Explorar uma cidade por meio da sua arquitetura é utilizar um dos objeto de estudo mais importantes para a arquitetura. Fachadas, praças, museus e edifícios são marcas de tempo, cultura e escolhas urbanas e revelam como cada sociedade entende o viver e a arte. Para quem aprecia formas, história e…

As janelas do piso ao teto, que dão amplitude e luminosidade aos ambientes, são uma tendência na arquitetura contemporânea   Janelas grandes sempre estiveram em alta na arquitetura, mas elas têm sido cada vez mais utilizadas para substituir paredes. Principalmente em áreas sociais, as janelas do piso ao teto agregam…

A conscientização em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, impactando até mesmo as incorporadoras. Atualmente, o Brasil está entre os países que mais investem em construções sustentáveis com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no mundo, ocupando a…

Projetada pela escritório de arquitetura Studio Arc, a casa de veraneio localizada em Cornwall, Reino Unido, foge do convencional. Pequenina e funcional a casa é uma versão “moderna” de uma cabana no meio da floresta. Com revestimento de concreto envelhecido e decorada com peças rústicas, o projeto foi criado para…

Entenda como a neurociência pode influenciar projetos arquitetônicos, explorando nossa atração por texturas, curvas e simetria nos espaços   Projetos que levam em consideração a influência exercida pelos ambientes sobre as emoções e os comportamentos humanos, para impactar de forma profunda a experiência dos usuários em determinados ambientes, já são…

Técnica revitaliza empreendimentos sem descaracterizá-los Retrofit é uma tendência arquitetônica com uma proposta moderna para empreendimentos históricos. Com o objetivo de recuperar prédios antigos, o conceito surgiu em meados do século XX, com origem na Europa e nos Estados Unidos, quando a legislação local passou a proibir a demolição de…