< Voltar

Quotidiano – Dia 30

Bom dia, diário!

Domingo sempre foi aquele dia da semana em que podíamos dormir um pouquinho a mais, ficar na cama de preguiça, sem pressa ou compromissos… Oras, continua sendo assim na quarentena!

Para quem migrou pro home office e tem seguido uma rotina bem disciplinada durante a semana, acordando cedo e trabalhando em horário comercial, como se nada tivesse mudado, o final de semana é a oportunidade perfeita para se permitir aquele merecido descanso.

No entanto, muitas pessoas estão sofrendo com distúrbios de sono, durante este período de isolamento. O estresse, a ansiedade e a incerteza gerados pela situação que estamos vivendo podem provocar insônia ou um sono mais agitado, que não deixa aquela sensação de relaxamento profundo, tão necessária para recarregarmos as energias. Além disso, uma noite mal dormida geralmente provoca um estado de mal humor e dificuldade de concentração.

 

 

Por isso, hoje trazemos algumas dicas para melhorar a qualidade de seu sono:

  • Procure estabelecer horários regrados para dormir e acordar, e não tire cochilos fora de hora, para que seu organismo não fique desregulado.
  • Tente fazer refeições mais leves no período da noite, preferencialmente saladas (o talo da alface, por exemplo, tem lactucina, uma substância que possui efeito calmante).
  • Evite usar celulares ou outros dispositivos eletrônicos perto da hora de ir para a cama. A luminosidade das telas afeta a produção do hormônio que induz o sono. Fique em ambientes com uma iluminação mais suave e leia um livro, por exemplo.
  • Tente não consumir alimentos ou bebidas com cafeína no período da noite (como café, refrigerante ou chocolate).
  • Observe se o local onde você dorme tem as condições apropriadas: o ideal é que seu quarto esteja escuro, silencioso, com uma temperatura amena e que tenha um colchão agradável.
  • Exercícios de respiração, práticas de auto relaxamento e meditação podem ajudar a pegar no sono com mais facilidade. Há diversos aplicativos que funcionam muito bem nesse sentido, com técnicas para aprender a relaxar, como o Medite.Se, Headspace e Calm – Meditate, Sleep, Relax.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Querido diário, A dica do dia, hoje, vem da nossa redatora Katia Kreutz: “No final de semana passado, meus enteados estavam em casa. Para distraí-los, resolvemos fazer uma pequena horta, com pimenta, cebolinha, salsinha e coentro. Compramos as sementes e a terra no mercado, mas também dá pra comprar facilmente…

Olá, diário. Nesta quinta-feira pré-feriado, concluímos o mês de abril com os ânimos renovados e a esperança de que maio seja melhor, que possamos começar a retomar as atividades presenciais e reencontrar as pessoas queridas. Para começar com boas notícias: ontem foi realizada a venda de uma casa no Jardim…

Criatividade e inovação foram as soluções da Esquema para manter os colaboradores e o público próximos durante a quarentena   Quando o coronavírus chegou ao Brasil e foram tomadas medidas para conter a pandemia, a principal questão para a maioria das empresas provavelmente foi: como manter a produtividade e os…

É, diário… Oficialmente, já faz mais de um mês que estamos em quarentena. E pra começar a semana com o pé direito, nesta segunda-feira pré-feriado, tivemos uma live inspiradora com a arquiteta Sabrina Salles, do escritório Spaço Interior, sobre a importância de morar bem.      E a agenda…

Olá, diário. Estamos em um momento de escolhas. Podemos nos afundar em uma crise, ou usar a criatividade para navegar nestas águas turbulentas. Optamos por ser criativos, claro! Sabemos que o mundo já não será mais o mesmo. Sabemos que as pessoas vão mudar, os negócios vão mudar. Teremos que…

Dois meses de quarentena, diário! Se olharmos para o lado positivo disso, quer dizer que estamos há todo esse tempo sobrevivendo e trabalhando, tendo ideias e aprendendo coisas novas, realmente “nos virando” pra superar as dificuldades que o momento colocou na nossa frente. Então, parabéns pra gente, não é mesmo?…

Diário querido, hoje o dia trouxe algumas resoluções e a principal delas foi encarar as coisas de maneira mais positiva – ou seja, ver o copo “metade cheio”. Claro que uma pandemia e dois meses de isolamento não parecem lá muito bons, de nenhum ângulo que se encare isso tudo….

Oi, diário. E aqui vamos nós para mais um dia em quarentena, tentando manter os ânimos lá em cima e a esperança de que coisas muito boas resultarão do momento que estamos vivendo agora. Afinal, como disse o revolucionário sul-africano Nelson Mandela: “A maior glória de viver não está em…