< Voltar

Quotidiano – Dia 30

Bom dia, diário!

Domingo sempre foi aquele dia da semana em que podíamos dormir um pouquinho a mais, ficar na cama de preguiça, sem pressa ou compromissos… Oras, continua sendo assim na quarentena!

Para quem migrou pro home office e tem seguido uma rotina bem disciplinada durante a semana, acordando cedo e trabalhando em horário comercial, como se nada tivesse mudado, o final de semana é a oportunidade perfeita para se permitir aquele merecido descanso.

No entanto, muitas pessoas estão sofrendo com distúrbios de sono, durante este período de isolamento. O estresse, a ansiedade e a incerteza gerados pela situação que estamos vivendo podem provocar insônia ou um sono mais agitado, que não deixa aquela sensação de relaxamento profundo, tão necessária para recarregarmos as energias. Além disso, uma noite mal dormida geralmente provoca um estado de mal humor e dificuldade de concentração.

 

 

Por isso, hoje trazemos algumas dicas para melhorar a qualidade de seu sono:

  • Procure estabelecer horários regrados para dormir e acordar, e não tire cochilos fora de hora, para que seu organismo não fique desregulado.
  • Tente fazer refeições mais leves no período da noite, preferencialmente saladas (o talo da alface, por exemplo, tem lactucina, uma substância que possui efeito calmante).
  • Evite usar celulares ou outros dispositivos eletrônicos perto da hora de ir para a cama. A luminosidade das telas afeta a produção do hormônio que induz o sono. Fique em ambientes com uma iluminação mais suave e leia um livro, por exemplo.
  • Tente não consumir alimentos ou bebidas com cafeína no período da noite (como café, refrigerante ou chocolate).
  • Observe se o local onde você dorme tem as condições apropriadas: o ideal é que seu quarto esteja escuro, silencioso, com uma temperatura amena e que tenha um colchão agradável.
  • Exercícios de respiração, práticas de auto relaxamento e meditação podem ajudar a pegar no sono com mais facilidade. Há diversos aplicativos que funcionam muito bem nesse sentido, com técnicas para aprender a relaxar, como o Medite.Se, Headspace e Calm – Meditate, Sleep, Relax.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Oi, diário! Continuamos em isolamento e, para muitos de nós, a companhia dos pets tem sido fundamental para manter os ânimos lá em cima. Afinal, o carinho de um gato, cachorro, hamster, tartaruga, peixe, passarinho… qualquer animalzinho é capaz de tornar nossos dias um pouco melhores, não é mesmo? Por…

“Todas as suas ideias podem ser sólidas e até mesmo muito boas, mas você precisa colocá-las em prática para que elas importem.” – Gary Vaynerchuk, escritor e empreendedor Ao longo desses 70 dias, colocamos em prática nossa ideia de escrever o diário da Esquema. O Quotidiano se tornou uma espécie…

Hoje é sábado, diário! Pra muita gente, é também dia de faxina ou de dar aquela organizada em casa. Nossa primeira recomendação é começar pelo guarda-roupa. Se você tem uma peça que não usa há mais de um ano, é hora de se desfazer dela. Uma dica da designer de…

Oi, diário. Hoje, tendo recém-completado nossos 50 anos, estamos um pouco reflexivos. “Qual é o sentido de estar vivo se você nem ao menos tenta fazer algo notável?” A frase de John Green, escritor norte-americano, compartilhada recentemente pela @Forbes, traz à tona uma série de questões importantes. De que maneira…

Vamos nos encaminhando para o final de mais uma semaninha, diário. Para nós, particularmente, foi uma semana super especial, cheia de comemorações e aprendizados – inclusive com o aniversário de 50 anos da Esquema. Ontem, na conversa sobre inteligência emocional com Pedro Penido, o convidado e nosso CEO Marco Túlio…

Querido diário… Hoje é feriado, mas no home office temos a impressão de que todos os dias são meio parecidos, não é? De todo modo, estamos passando só para postar a live de ontem, com a autora e estudiosa de yoga e meditação Márcia de Luca, e deixar registrada nossa…

E não é que sextou de novo, diário? Pela segunda vez nesta quarentena, recebemos o final de semana de braços abertos… É quando sobra um tempinho pra dar aquela geral na casa, ler um livro, fazer exercícios, testar uma receita nova, ver um bom filme ou simplesmente curtir a presença…

E lá vamos nós para mais uma semana de isolamento… Hoje, sentindo que já estamos bastante adaptados ao trabalho em home office, mas com a necessidade diária de inventar e reinventar estratégias, abraçar novos projetos, fazer com que as coisas continuem sempre em movimento. Simplesmente não podemos ficar parados. Entre…